PODCAST SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR: Lutz Podcast

preview_player
Показать описание
Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
CRMMG 54.154/RQE 39.620

AVISO LEGAL
As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
Procure seu médico, em caso de dúvidas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tive meu primeiro surto por volta dos 14 anos, mas não diagnosticada. Tive um tipo de estafa por excesso de estudos que na época era um tipo de refúgio e também ia muito à igreja que também era um lugar onde me sentia bem, pois havia muitos conflitos em casa.
Tinha alucinações, via vultos, tinha efeito sanfona onde ficava 6 meses magra e depois 6 meses gorda. Gorda estava deprimida, mais magra eufórica, onde estava muito falante, dormia pouco, estudava exageradamente, ia com muito mais intensidade na igreja, onde rezava mais e achava que tinha sonhos de previsão e tinha visões, pelo menos eu achava que via. Passei por um médico, tomei remédio por 9 meses e depois tive vários problemas hormonais.
Por volta dos 25 anos até 30 anos passei por um período muito mais intenso. Onde trabalhei e pedi pra sair devido à problemas de saúde.
Somente depois aos 31 anos diagnosticada com Esclerose Múltipla, onde iniciei o tratamento e acabei engravidando sem planejamento no início do tratamento da EM. Após a o nascimento da minha filha, quando ela tinha uns 4 pra 5meses eu tive um surto. Não sei dizer se foi depressão pós parto ou depressão de Bipolaridade. Mas graças à Deus procurei um profissional na época e desde já iniciei o tratamento com Lítio pois eu já usava Topiramato para enxaqueca e também antes de descobrir a EM eu havia desmaiado umas 4 vezes.
Após 10 anos usando o Lítio e o Topiramato para Bipolaridade, eu percebi que estava tendo uma piora.
Conversei com o meu psiquiatra e hoje há 6 meses faço uso do Lítio em dosagem menor pela manhã e uso o Quetiapina à noite juntamente com o Topiramato em dosagem menor também.
Graças à Deus com mudanças de hábitos alimentares, cortei o açúcar e adoçante em geral, farinha branca, cafeína, industrializados em geral, embutidos, condimentos e enlatados. Comecei a fazer atividade física e estou tentando dormir melhor e controlar mais minha ansiedade e extress.
Percebi que depois que comecei a seguir o Sr. Dr. Renato e tentar seguir suas dicas e tentar conhecer melhor sobre o Transtorno Bipolar, minha vida melhorou bastante.
Graças à Deus também agora a medicação está mais adequada ao meu tratamento.
Muito obrigada por tudo. Por nos transmitir conhecimentos.
Através dos seus conhecimentos e vídeos postados, podemos salvar vidas.
Que Deus te abençoe imensamente e derrame muitas graças sobre sua vida e de sua família. Continue com esse seu trabalho maravilhoso.
PARABÉNS!!!!

liviasantosdeoliveira
Автор

Como ser humano e como psiquiatra esse homem é FABULOSO!
Entrevistador excelente não interrompeu quase o médico parabéns tb.

anafauaz
Автор

Sou Psiquiatra. Em geral os portadores desse transtorno são pessoas muito inteligentes ( vejam com descrevem bem seus sintoma s! Parabéns ao colega brilhante e muitos momentos de verdadeira felicidade e sabedoria a todos aqui

mariaceliacoutoteixeira
Автор

Esse podcast é top!!! Esse médico é um amor, educado, inteligente, amoroso, etc. e o entrevistador super elegante, respeita as pessoas, nao interrompe e é muito educado

claudiamartins
Автор

Se eu tivesse sido diagnosticada antes não teria tido um surto e pedido para sair em um PDV de empresa publica mista e gastado todo meu dinheiro suado de trabalho. O que me fez conhecer a patologia foi ter ido ao fundo do poço literalmente. Hoje, medicada pq eu busquei estudar o assunto e me autoconhecer estou estudando novamente para concurso público e voltar de onde não deveria ter saido. Estou aprendendo a usar minha euforia e energia monofocada para horas de estudo.
Estou aprendendo a utilizar a meu favor essas situaçoes da psiquê. Amo quem sou e amo minha história, bem dolorosa por sinal. Mas aprendi que a vida nem sempre será uma estrada retilínia e que está tudo bem. Essa sou EU. Em fases mais 'depressivas' compreendo que é para refletir, vislumbrar minha companhia. Em momentos mais dinâmicos que é o me encontro no momento estou tirando proveito e estudando, trabalhando em um novo emprego, me comunicando como posso, vivendo o momento e dando limites, como ajo e como sou tratada. Encontrar um meio termo e tirar proveito de nossa condição é um poder precioso. Quem encontrou a si mesmo, abraçou suas sombras, fez a paz com seus erros, de certo acessou o verdeiro "ouro". VITROL

lorenabraganca
Автор

Queria que os psiquiatras com quem me consultei por anos fossem assim. Perdi anos de minha vida, perdi tempo precioso, perdi dinheiro com tratamento errado. A maioria dos psiquiatras parecem não estar preparados para cogitar este diagnóstico. E nisso passam medicação que pioram o caso ou não funcionam.

brunnowolf
Автор

Estou encantada com a capacidade de falar de coisas complexas em algo compreensível. Gratidão pela riqueza dos ensinamentos.

psicologaanadecnop
Автор

Eu fui diagnosticada em 10 min. Pelo psiquiatra, só ouvindo o q eu falei. É muito importante vc se conhecer, e prestar atenção aos sintomas! Mas levei 44 anos pra encontrar um médico pra fazer isso. Fora o medo q eu tinha do diagnóstico, chorei muito.

rosangelacruz
Автор

Se eu tivesse ouvido isso há 30 anos atrás, minha vida séria diferente d+.
Tenho 46.
Fui diagnósticado há 2 meses.

Tudo que foi dito aqui parece um livro da minha vida.

celsohenrique
Автор

Esse médico foi um divisor de água em minha vida! Só agradeço

carlaoliveira
Автор

Como eu queria poder ter uma consulta com esse médico. Ele é muito bom!
Impressionante, cheguei a chorar!
Ouvir alguém falando tão claramente tudo o que você vive e sente é único, porque ninguém me entende.

luanaalves
Автор

Meu Deus . longos anos estou depressiva nunca entrei em vidio assim porque nunca aceitei que eu sou depressiva.varias atitudes vou tomar de hoje em diante .estou sem palavras vou me cuidar melhor daqui pra frente quarenta anos sofrendo com depressão. Sempre trabalhei muito na minha vida. Sempre acelerada até demais. . Deus obrigado por ter chegado em minhas mãos esse vídeo. Gratidão meu Deus.❤❤❤

neidecandidadecarvalho
Автор

Ótima palestra 👏🏼👏🏼 Fui diagnosticada com transtorno bipolar tipo I com 21 anos, tive um surto de mania que chegou a psicose, estou tomando lítio e desde então melhorei muito!

mariathayspeixoto
Автор

Graças a Deus, tratei com psiquiatra sério, estudioso, humano , que me ajudou muito em minha recuperação
Obrigada Dr Paulo Vecchi Abdalla

vandamarianodealmeida
Автор

Tomo Carbollitium desde os meu 32 anos, em algum momento a uma consulta com outro médico, pois havia sido mudado o médico e ele achava que a evolução do meu tratamento c o lítio estava muito lento, então ele mudou para fluoxicetina, então dois meses depois tive um surto em que fiquei três dias sem comer, sem beber, sem dormir, eu chorava e gritava o tempo todo, minha familia teve que me internar. Na clinica durante a internação o medica que acompanhava a minha internação que eu não deveria ter trocado a minha medicação, isso fez com que eu fui parar na clínica.
Praticamente é isso tudo que acontece com agente mesmo, , ótimo podcast.

rosilcarosinha
Автор

O maior problema da doença ou doenças mentais. Fazem as pessoas se afastar, e julgar, e maltratar pessoas por se tratarem na psiquiatria. Há pessoas querem o mal de pessoas por causa do diagnóstico. Pessoas e da família, isolamento, maltrata pessoas com doenças vez de apoiar na melhoria dos individuos

jeanesantos
Автор

Dr. Renato é muito claro, calmo, didático, objetivo, educado e passa muita credibilidade. Adorei! Muito obrigada! 🙏

robertaviolla
Автор

Conteudo incrível!
Fui diagnóstica com Transtorno Bipolar Tipo 1, há 5 anos. Meu dianostico demorou quase 2 anos contando a partir da minha primeira consulta com o psiquiatra, mas desde muito nova tentava entender as oscilações de energia e humor que eu sentia, então sempre pesquisei muito a respeito e o acesso ao conhecimento me ajudou a entender e abordar os sintomas que eu tinha de forma muito mais assertiva com meu médico o que ajudou o rápido diagnóstico.

Meus períodos em manias começaram muito antes que os picos de depressão, a primeira vez que eu precisei ser internada tinha 14 anos, com sintomas de esgotamento físico mas não conseguia dormir ou ficar parada por muito tempo, muito TOC desde essa epoca, irritabilidade, sensação de sempre ter alguém me observando ou que eu fosse capaz de fazer coisas absurdas com facilidade, só depois de 2 anos que o período de depressão comecou a parecer com força pela primeira vez.

É muito importante além do acompanhamento médico, de terapia e atividades fisicas, o autoconhecimento. Apesar do tema ser melhor abordado hoje do que antigamente é importante nos conhecermos e entendermos que a maneira que o outro reage ao tratamento, ao diagnóstico e principalmente os sintomas, são diferentes de pessoa para pessoa, apesar de ter muitas semelhanças principalmente no tipo I.

Conheço pessoas que o quadro de mania dura no máximo duas semanas, mas meus picos de mania duram muito mais, já cheguei a estar em mania por 8 meses seguidos. É horrível, no início não, é muito bom até, você tem disposição para tudo e mais um pouco, você se sente feliz realizado, mas os dias passam e as coisas começam a sair de controle, totalmente fora da caixinha.


Não é facil, mas hoje sou muito grata por conteudos como esse que me ajudam a entender sempre um pouco mais sobre mim mesma e ajudar outras pessoas e terem também esse conhecimento.

amandarocha
Автор

Eu sofro pelo transtorno bipolar desde criança. Um inferno, nada é pior do que uma depressão agitada. Só agora, com 26 anos, estou entendendo o assunto e tentando oportunidade de corrigir meus padrões conscientemente. Por isso, não conseguiria por em palavras o tamanho da gratidão por toda essa explicação desse vídeo, não saberia dizer o quão importante está sendo pra mim. O diagnóstico é muito complicado, e quando conseguimos, ainda tem um longo caminho pela frente. Para quem sofre com transtorno é também essencial entender mais profundamente o que ele envolve.

marialeticiaferrazborges
Автор

Passei minha infância inteira por psicólogos, meus vinte e poucos anos por vários psiquiatras que até debocharam de mim.
Depois de uma infância sofrida, hoje com 40 anos faço tratamento há mais de 10 com a mesma psiquiatra. Um alivio. Medicação e controle mental.

Excelente explicação! Obrigada!!

Aline_Dz