Por que não colonizaram a ÁFRICA antes da AMÉRICA?

preview_player
Показать описание


No vídeo de hoje dissertamos um pouco sobre uma pergunta pouco feita na historiografia: por que a África foi repartida com o neocolonialismo do século 19 e não no colonialismo do século 16?

Descubra neste vídeo a fascinante razão por trás da aparente disparidade na colonização entre a África e a América. Neste mergulho profundo na história, exploramos as complexidades geopolíticas, culturais e econômicas que moldaram o curso da colonização em diferentes regiões do mundo.

🌍 Entenda os fatores-chave que influenciaram a colonização tardia da África.
🤔 Descubra por que as potências coloniais preferiram focar inicialmente nas Américas.
💡 Aprenda como as condições geográficas, sociais e tecnológicas desempenharam papéis cruciais nesse processo histórico.

Junte-se a nós enquanto desvendamos os mistérios por trás da expansão colonial europeia e descobrimos por que a África permaneceu fora do radar por tanto tempo. Se você é um entusiasta da história ou simplesmente busca compreender melhor os eventos que moldaram nosso mundo, este vídeo é para você!

Algumas fontes utilizadas na nossa pesquisa:

Agradecimentos aos nossos membros que tornaram esse vídeo possível:
⚔️Vinicius Menetti
🗡 Márcio Araújo
🗡Daniel Sepulvida
🗡A Campos
🗡Vinicius Almeida
🗡Isidorio Rocha
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito intrigante que quase não falam das conquistas islâmicas na África, não falam sobre a escravidão que os Árabes faziam tanto com africanos e com europeus, sempre colocam os Europeus como único malvado da história, a verdade que não existe santo pois todos buscavam riquezas e poder e busca do desconhecido.

hegbertomarques
Автор

Eu tive uma ideia semelhante durante a disciplina História da África na universidade e fui elogiado pela orientadora.
Mas não desenvolvi tão bem como você fez.

kurtdussander
Автор

Resumindo a ópera, os europeus não colonizaram o interior africano antes do século XIX por uma questão de custo-benefício. Tanto que a única colônia europeia na África com alguma penetração para o interior anterior a 1800 era a colônia do Cabo na atual África do Sul. Que é uma área com um clima mais parecido com o da Europa inclusive.

eduardoconsolodossantos
Автор

Um livro com base científica, que corrobora em quase tudo isso é: armas, germes e aço - o destino das sociedades humanas. Excelente para quem quer entender melhor o porquê de cada povo estar onde e como está. Feliz ano novo a todos.👍🏽

luizfernandolessa
Автор

Portugal já tinha pequenos territórios na angola, moçambique, guiné-bissau e as ilhas de são tomé principe e Cavo Verde desde o século XVI E XVII.

brunoleal
Автор

Muito bom para todas as postagens históricas e culturais.

eltomcordeiro
Автор

Ótimo vídeo, muito bom ver material discutindo história com base em estudo histórico de fato e não meramente discussão política e ideológica. Parabéns

juravei
Автор

O que possibilitou a colonização da África foi a produção de quinino cuja planta foi cultivada em larga escala a partir de meados do século XlX. Eram toneladas de quinino utilizadas pelos colonizadores e também na guerra civil americana principalmente pelo exército da União.

gauchogaucho
Автор

Há outros motivos como o uso do ferro e fato de que os africanos terem armas bem desenvolvidas. Além do mais os africanos frequentemente são apresentados como pobres não desenvolvidos o que está longe da realidade uma vez que o continente teve reinos poderosos e não só tribos como muitos imaginam.

rodineivanderdeoliveira
Автор

Parabéns pelo canal! Continue fazendo este trabalho tão honesto e necessário para nossa história e identidade! Gosto mt deste canal! ❤❤

mateusdeslima
Автор

Entender a colonização da África no século XIX é preciso citar as necessidades de matéria prima e mercado consumidor na 2° Revolução Industrial.

angelamariavieira
Автор

👏👏👏
Que em 2024 este canal prospere tanto quanto em 2023, espero ansioso por novos videos, parabéns.

pedroppdantas
Автор

Excelente trabalho. Parabéns a toda a equipe que produziu este documentário.

robertoravazi
Автор

Muito obrigada. Recentemente estou aprendendo mais profundamente sobre a história da Africa. O que aprendemos na escola faz parecer que foi bem tranquila a escravidão e que por lá não tinha uma história.

flaviaisabella
Автор

Parabéns, um vídeo inteligente gera perguntas e respostas no mesmo nível

bereniceviveirosfusco
Автор

seria até legal você fazer um vídeo sobre a escravidão de brancos no norte da África que durou até o século 19 e no mar negro que durou até o século 20, apesar que o ultimo não tem muito haver com história ibérica kkk

genteboa
Автор

Interessante. Nunca tinha me surgido essa dúvida, mas quando li o título fiquei extremamente curiosa. Obrigada!

karolsantana
Автор

Antes de assistir ao vídeo imagino o seguinte: os europeus só conheciam bem o norte da África, havendo uma barreira natural que impedia enxergar além: deserto do Saara. Sendo assim, era incipiente trilhar um caminho do norte ao sul do continente africano. Já o sul africano era digamos assim mais colonizável, mas o acesso era só por navegações que era muito perigoso. E se fosse para navegar, era melhor ir até às Índias que trariam especiarias que valiam mais que ouro. Já nas Américas acharam logo muita prata, criaram engenhos de açúcar, depois acharam ouro e não acharam resistência dos nativos no sentido de terem armas e as doenças que dizimaram os ameríndios. E a única coisa que a África dispunha aos europeus era o comércio de escravos. Só depois que as colônias na América proclamaram independência é que as potências europeias se lançaram ao resto do mundo em busca de colônias, explorando-as e assim manter a opulência das metrópoles. Assim se lançaram até a Ásia como a Índia, Paquistão e China por exemplo tendo como base a rota da seda. Acredito que a África só foi se tornar atrativa quando já não havia mais o que colonizar no mundo, e aí começou a corrida para sua partilha. Talvez após acharem minas de diamantes e outras coisas de valor.

washingtoncostasilva
Автор

Bastante esclarecedores os comentários. Parabéns.

marcellodantedealmeidanune
Автор

Um dia num ataque de sinceridade o cinema europeu pode revelar quão terrível foram esse exércitos de mosquitos que anulavam fragatas enormes ainda na costa. Sem chance.

dunas