Fiat 180, 210, 190, 190H #fnm #iveco #caminhãoantigo #caminhaoantigo #ivecostralis #ivecodaily #d60

preview_player
Показать описание
A saga dos FNM e Fiat pesados dos anos 70 e 80 você conhece em detalhes neste vídeo, que inclui os modelos 180 e 210, além dos Fiat 190, 190E, 190H e 190 Turbo.

A história traz os detalhes de como os lendários FNM D-11000 entraram no ocaso e foram substituídos inicialmente pelos FNM 180 e 210, com a nova cabine Alfa Romeo Mille, a partir de 1972.

Ambos se moviam por conta do tradicional motor Alfa Romeo de 11 litros, herdado do antecessor, porém mais eficiente, redendo 180 cv. Seus principais concorrentes eram os Mercedes semipesados (L-1513, L-2013 e L-2213) e os Scania L76 e L110.

Você também vai descobrir como a Fábrica Nacional de Motores, a FNM, foi gradualmente substituída pela Fiat Diesel, mantendo a sua icônica base produtiva na planta de Xerém, em Duque de Caxias-RJ.

Ao longo desse processo de transformação, surgiram novos modelos como o Fiat 190, o primeiro pesado da marca com o robusto motor Fiat 8210, de 13,8 litros, uma lenda viva tanto na Europa, quanto na África e no Oriente Médio, e o mais potente engenho de aspiração natural de seu tempo, com 270 cv.

O modelo tinha um desempenho invejável com a transmissão Eaton Fuller de 9 velocidades com sobremarcha, que brindava ao mesmo tempo excepcional capacidade de subida com o PBTC de 40 toneladas e uma velocidade máxima decente.

Um modelo pouco conhecido foi o Fiat 190E, com o mesmo motor 8210, porém com caixa ZF de 12 marchas.

Em 1980, uma grande novidade: chegava ao mercado o novo Fiat 190H, com cabine totalmente nova, a chamada cabine H, lançada em 1975 na Europa. De linhas retas e parabrisa único com 3 limpadores, a cabine oferecia amplo espaço e leito de série. O trem de força era similar ao do antecessor 190.

Já em seus anos finais, a novidade ficou por conta do Fiat 190 Turbo, com 306 cv, e cabina carregada de amenidades. Infelizmente apenas pouco mais de 300 unidades foram produzidas, quando a produção foi encerrada em meados de 1985.

Chegava ao final a trajetória de um dos fabricantes mais carismáticos do mercado brasileiro, cujo legado começara na década de 1950, com o adorado FêNêMê.

Espero que você goste.

Saudações caminhonísticas!

Conteúdo do vídeo:
00:00 - Abertura
00:27 - O cenário: crise da FNM
01:52 - Novos FNM 180 e 210 (Fase Fiat)
05:30 - Aquisição pela Fiat e formação da Iveco
06:30 - Novos Fiat 70, 130 e 190
07:50 - Fiat 190E
08:34 - Fiat 190H
09:54 - Fiat 80 e 140
10:29 - Fiat 190 Turbo
10:50 - O fim da Fiat Diesel
11:44 - O retorno da Iveco

Trilhas sonoras: The Missing 11th | Artista: DJ Williams
The Gentlemen | Artista: DivKid

Agradecimentos: ao final do vídeo.

Observações:

O objetivo central deste canal é resgatar e preservar a memória do caminhão e dos transportes no Brasil, criando uma referência histórica para nossa geração, bem como para as futuras.

O canal não tem vínculo ou viés político, nem religioso, mantendo-se, portanto, neutro nesta área. Da mesma forma, é independente e não tem ligação com qualquer fabricante de veículos, autopeças ou equipamentos automotivos.

O canal expressa única e exclusivamente a opinião do autor, Evandro Fullin, e fatos com registros históricos relevantes.

O conteúdo aqui apresentado não tem a pretensão de exaurir o tema, sendo apenas uma breve referência histórica de alguns dos principais modelos de caminhões Fiat pesados que marcaram época.

Agradecimentos estão listados ao final do vídeo.

Link do canal:
@SuperFullin

Link de um canal top sobre carros antigos:
@rogerclassic

Outros vídeos legais do canal:

História dos caminhões Kenworth no Brasil:

História dos caminhões Ford Europeus no Brasil:

História dos caminhões Mercedes torpedo no Brasil:

História dos caminhões Fargo no Brasil:

História dos caminhões Chevrolet no Brasil, anos 20 a 40:

Sobre o autor: Evandro Fullin é aficionado por caminhões antigos e é formado em Engenharia Mecânica Automobilística, tendo trabalhado como executivo na Ford Caminhões, Navistar International e Cummins, por mais de 25 anos.

#caminhãoantigo #caminhaoantigo #caminhão #fnm #ivecostralis #ivecodaily #scaniabrasil #scania #iveco #caminhãomercedesbenz #caminhaominhapaixao #d60 #1113 #fordcargo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como fã absoluto da linha FêNêMê, fico muito feliz e satisfeito pelo excelente trabalho. Apesar de ter os D11000 no coração como primeiro amor entre os caminhões, não descarto os 190, com o excelente 8210 e sua caixa Fuller e o 210 com o último grito em desenvolvimento do AR 1610. Uma pena que não existiu o AR 1610 equipado originalmente com turbo intercooller.

paulocaminha
Автор

Gostaria de agradecer ao amigo Edmir Barbosa, por ceder alguns dos caminhões ilustrados no video. E também ao Rogério de Simone, do canal Roger Classic, por algumas das belas imagens que você vê no vídeo de hoje.

Aliás, amigo do canal, se você gosta de FNM e Fiat Diesel, não perca o livro que escrevi junto com o Rogério sobre o tema. Chama-se: Caminhões FNM, a força nas estradas brasileiras. Foi publicado em 2017 pela Editoria Alaúde e se encontra a venda on-line e nas boas livrarias e sebos do país. Saudações caminhonísticas ❤

SuperFullin
Автор

Esses caminhões sempre serão lembrados. Os Mercedes AGL traçados merecem também uma história à ser contada aqui principalmente os modelos que não tivemos aqui no Brasil!! Os traçadões com cabina do 1924. Saudações camionisticas y forte abraço!!

manoelgid
Автор

Belo caminhão linda máquina gostei passeiro tamo junto gostei do vídeo parabéns belo trabalho gostei do caminhão Belo caminhão linda máquina gostei passeiro tamo junto valeu

franciscobenedito
Автор

UM ABRACO SEU EVANDRO TUDO DE BOM SUSSESSO PARA O SENHOR...

antoniomoreira
Автор

Tive um 180 azul puxava farinha de trigo de Santos para todo interior de Sao Paulo era so alegria hoje e so saudade.

JoseAlcione-jt
Автор

Show de de vídeo, adorei esse 180 vermelho 😊

leonardodiegodesousacorrea
Автор

Excelente livro, com belas imagens, texto leve e com ótimas informações, super recomendo! Um dos melhores sobre a indústria automotiva nacional, foi um presente de Natal que está aqui na estante, vale muito a pena ler.

Mrdouglasantunes
Автор

Tenho viva memória das viagens de ônibus da extinta CMTC com modelo FNM/Alfa entre 1973/74, a linha se chamava V.Medeiros_Cid.Leonor e descíamos no Jabaquara para visitar minha avó materna.

AirtonCosta-bk
Автор

Aqui em Pernambuco até 1985 se via muito 210 cavalo carreta 3 eixos

joseivooliveira
Автор

Mais um vídeo de qualidade!
Parabéns Evandro!

rogerclassic
Автор

O que é essas " varetas" que o caminhão FNM tem dos lados ? 🤔🤔🤔

SLASILVA
Автор

Meu tio, tinha um.180 ano 79 trocado .caçamba . Ficou 5 anos com ele, aí caiu na besteira de vender, pra comprar um Fiat 130 . Semi novo . Uma porcaria, esquentava, baixava óleo. Não tinha retentor de vira brequim que aguentava . Só foi resolvido p problema quando ele trocou a mecânica do Mb 1113 . Ele falava onde eu tava com a cabeça de vender meu alfa ora comprar esse caminhão. Bem mais novo mas não ia nem com bomba .

josewsabedra-eqju
Автор

Achei estranha a potência dos modelos 190, nos anos 90 eu tinha um 1519 puxando container em Santos e o 190E de um colega andava e subia menos que meu 1519, carregavamos juntos e eu sempre ultrapassava ele nas subidas, nas retas então nem se fala.

sergiopedroso
Автор

Parabéns, por todos os fatos relatados, sou apaixonado da marca e tenho um 190, se quiser veja o video no meu canal!

jucabalapiloto
Автор

A Fiat teve suas razões mas aparentemente ela errou/não leu o mercado mas seus motores turbo demoraram demais pra chegar no mercado brasileiro visto que o Scania 110 super já era tudo desde 1969/70 se não me engano

joseivooliveira
Автор

Excelente vídeo. Os diferencias tinham bloqueio?

Guga-semnumeros
Автор

Muita gente chama de fnm mais o nome verdadeiro é alfa Romeo até porque à fnm fabricante de motores pra aviões depois ela foi fabricar caminhão mais o motor eram da alfa Romeo então o motor já era da alfa eu chamo de Alfa Romeo

fabionascimento
Автор

Saudações grande Evandro! Parabéns pelo vídeo!

Andersonify
Автор

Bem controvérsio sempre com estas atitudes, sempre entregando de mãos beijadas para estrangeiros, estes corruptos sempre atrasando o progresso do Brasil

cleyton