Agora destravou a Homologação - O que fast track tem a ver com a inversão de fluxo

preview_player
Показать описание
- Ferramenta SOLAR

- Comece a lucrar com o Mercado Livre agora!
Agende um horário comigo

Um dos assuntos mais quentes no mercado de energia solar no momento é a questão da "inversão de fluxo". Algumas concessionárias têm
apresentado reprova de alguns projetos alegando que haveria inversão de fluxo de energia, sobrecarregando o sistema de distribuição.
Mas o que é fisicamente a inversão de fluxo? Isso pode realmente causar um problema? E vamos falar também de como se blindar desse problema, fast track zero grid, e tudo mais.
Vamos falar de energia de solar?

A inversão de fluxo é um fenômeno que acontece sempre que o seu sistema gerador de energia solar fotovoltaica produz mais energia, e nesse caso podemos dizer potência mesmo, do que a potência demandada naquele mesmo instante. Ou seja, isso sempre acontece em qualquer minigerador ou microgerador que acumula qualquer credito de energia
dentro do SCEE (sistema de compensação de energia elétrica). E por que agora as concessionárias estão vendo problema nisso então?

A inversão de fluxo, em proporções muito grandes, podem de fato causar sobrecargas na rede ou até desequilíbrio de tensão, podendo levar a interrupções no fornecimento.
Mas reparem, eu disse em proporções muito grandes, ou seja, não estamos falando do sistema da sua casa danificar o tranformador da sua rua. Isso seria o caso de muitas unidades consumidoras, incluindo muitas com potências instaladas bem altas, chegando a atingir o posto de trasnformação ou no disjuntor do alimentador.

Mas se a geração distribuída está regulamentada desde 2012, por que só agora estamos falando nisso?

A base legal utilizada pelas concessionárias para a alegação da inversão de fluxo é o Parágrafo 1º do artigo 73 da REN 1000, incluído somente em 07/02/2023.

§ 1º Caso a conexão nova ou o aumento de potência injetada de microgeração ou minigeração distribuída implique inversão do fluxo de potência no posto de transformação
da distribuidora ou no disjuntor do alimentador, a distribuidora deve realizar estudos para identificar as opções viáveis que eliminem tal inversão, a exemplo de:

I - reconfiguração dos circuitos e remanejamento da carga;
II - definição de outro circuito elétrico para conexão da geração distribuída;
III - conexão em nível de tensão superior ao disposto no inciso I do caput do art. 23;
IV - redução da potência injetável de forma permanente;
V - redução da potência injetável em dias e horários pré-estabelecidos ou de forma dinâmica;

Acontece, porém que as concessionárias, em alguns casos têm apenas negado o acesso, alegando que nenhuma dessas alternativas são válidas.

Esse posição gerou muita reação das empresas integradoras, e da ABSOLAR que buscou uma discussão para reverter esse tema. Entre indas e vindas, em 23/07/2024 a ANEEL
deu uma disposição sobre o artigo 73 da REN 1000, flixibilizando ou "livrando" da questão da inversão de fluxo os clientes enquadrados nessas três situações:

- grid zero
- geração equivalente ao consumo simultâneo (potência)
- fast track para consumidor de até 7,5kWp, assinando um termo em que o cliente se compromete a não compartilhar os créditos de energia, ou seja, somente auto consumo
local

Além disso a ANEEL também exigiu uma Padronização dos estudos por parte das concessionárias.

Fiquem atentos tambpem com o PL 624/23, que hoje é o caminho mais viável para eliminarmos de vez essa Inversão de Fluxo de potência.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente vídeo, estou tendo bastante projeto reprovado por alegação de inversão de fluxo. Alagoas

aldofguimaraes
Автор

AQUI EM BAIA FORMOSA RN JA TIVE, MUITO BOM SEU VIDEO .

renivaldopereira
Автор

Bastante técnico, com simplicidade, direto e lúdico.
Professor, ficou legal esse cenário!!

mauricioelg
Автор

Boa noite, Marcel! Muito bom esse conteúdo! Valeu pela explicação

marianabueno
Автор

Ótima didática, parabéns pelo conteúdo!

camiladuarte
Автор

RGE está negando muitos projetos, se a analise técnica é aprovada eles prendem na analise comercial

arthuralmeida
Автор

Onde tenho acesso ao termo fast track ?

azzonenergialtda
Автор

Qual o FA (fator de ajuste regulatorio de simultaneidade) para cada categoria de atendimento? Comercial, residencial, rural e industrial? A Aneel determina essas porcentagens em qual documento?

highor
Автор

Para instalação de um sistema Grid Zero, é necessário a homologação junto à concessionária?

luizlicomoreira
Автор

boa tarde, eu tive parecer de acesso com obras autorizando apenas 2, 9kw mes, ao invés dos 8kw mes solicitados. A alegação da CEMIG foi inversão de fluxo na Região de Santa Luzia/MG

morelromanodasilvafilho
Автор

Boa tarde !!! Fiquei com uma dúvida. No "fast track" só pode ser autor consumo local e que não posso compartilhar a energia. Mas no meu caso, que tenho duas residencias na mesma cidade e contas no mesmo CPF. Posso compartilhar energia excedente na segunda residência?

KleberDamianceJunior
Автор

conteúdo muito bom, mas a musica de fundo incomoda...

joaopaulo-jjfh
Автор

Muito boa explicação. Poderia informar o que devo fazer com um projeto refugado pela Cemig, onde foi pedido 4.2kwp e eles só aprovaram 1.5kw de injeção ou injetar tudo das 19hs ate as 5hs. Optei pela primeira e so pude instalar duas placas de 575wp. Isso aconteceu 1 mes antes de sair essa nova resolução. E agora, psso aumentar a potencia do sistema sem informar a eles? Nao compartilho energia.

andreluizsantos
Автор

A verdade é que ninguém quer perder receita, ninguém vai investir sem garantia de retorno, inclusive quem vende sistemas fotovoltaico.

cablocoloco
Автор

O Fast-Track deve ser feito antes de entra com o projto? Os projetos que ja deram inversao de fluxo devem ser cancelados e entrar com novoprojeto com ete Fast-Track?

marcusviniciusmirandatavar
Автор

Bom dia! Minha dúvida é, se vamos precisar enviar projetos de GRID-ZERO para apreciação da concessionária?

enersolar-df
Автор

Recentemente, me interessei bastante pelo tema de energia solar e tive a oportunidade de visitar a feira Intersolar 2024. Durante o evento, notei que as baterias estavam presentes em grande parte das empresas, o que reforça minha percepção de que o futuro do setor de energia solar está fortemente ligado à evolução e adoção dessas tecnologias de armazenamento.

julianoguimaraes
Автор

Concessionária CPFL EM CAMPO LIMPO PAULISTA SP , ESTA REPROVANDO TODOS OS PROJETOS, ALEGANDO INVERSAO DE FLUXO .

RafaelOliveiraFranco
Автор

Tenho meu sistema de 414 instalado desde 20 de fevereiro a consecionaria reprovou, Carazinho RS, alegando inversão de fluxo!

arlindodagostin
Автор

Uma dúvida, na Fast track o gerador acumula créditos? Ou seja gero ex 400kwh e gastei 300kwh. Visto que tenho que ter créditos no inverno pois a geração é menor.

marceloteixeira