O que os antigos chamavam de 'Deus'?

preview_player
Показать описание
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu li A Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges na faculdade. Dá pra ver a raiz dos deuses e de como eles viam. Hoje, a percepção que temos dos deuses é muito hollywodiana, muito em forma de personagens de história e não era. O deus Termo (pra quem leu o livro) é uma essência importante. A deusa Héstia, "mera deusa do fogo" tinha uma essência muito rica.
A mitologia grega parece "fantasiosa" porque nós lemos ela assim, mas os antigos tinham outra percepção.

MarajáVentīsecundī
Автор

Realmente um dos melhores canais deste youtube. As coisas são expressas de forma suscinta e direta sem muitos volteios. Cada tema é interessante. Grande professor.

adrianofaso
Автор

Uma divindade é uma descrição genérica de um ser divino, como um deus ou uma deusa. Em alguns casos, mitologias antropomórficas inteiras são desenvolvidas sobre as divindades, como na religião grega antiga — os deuses têm feudos, nascem, morrem, lutam e frequentemente interagem diretamente com os mortais nesses mitos . Em outras religiões, particularmente as mais antigas, os deuses recebem qualidades mais transcendentes e são simplesmente representações de conceitos como fertilidade ou forças naturais .

luissilvasilva
Автор

É interessante. Deus não é só pessoal. Cada religião Abraâmica também tem as suas nuances.
O judaísmo não reconhece Cristo como o Messias, não entende o Mistério da Santissima Trindade e alguns consideram a religião Cristã idolatra.
Cristo convida os cristãos a valorizar os valores espirituais, em vez dos materiais e inclusive criticou os Sacerdotes Vendilhões do Templo.
As várias religiões protestantes também têm as suas nuances, bem como a religião de Maomé.
Sabemos também que os textos nem sempre foram consensuais.
Também sabemos que Deus é indecifrável e impossivel de ser apreendido pelo ser humano.
Mas há seres humanos que têm a audácia e o descaramento de o definir.
Curiosamente são exatamente aqueles que dizem que Deus é incognoscível...

saboresnaturais
Автор

Cara... sendo bem honesto, eu acredito numa energia maior, mano... que conecta a parada toda, o Universo, a natureza, o homem.

Ishin_Renan
Автор

Por favor professor, faça um vídeo sobre o "monoteísmo" grego. Tema muito interessante. Obrigado por seu conteúdo de excelente qualidade.

thiagorodriguesdenicoli
Автор

"Como as crenças estão ligadas às necessidades e condições dos povos e como isso foi se moldando com o tempo?... "
-Pogger

Lohran_
Автор

Deus é o todo, é energia pra quem crê, é pessoal pra quem crê, é santíssima trindade pra quem crê, pra mim Deus e O Todo, é a energia que me move é o Universo, é maravilhoso, não castiga, não me trata mal pq não paguei o dízimo, não é algum velhinho sentado num trono, Deus simplesmente é o Todo em tudo! Quando vc descobre que Deus ta em você e você nele e vc desperta, aí sim, vc descobre o Deus que eu acredito, que eu vivo, que eu sinto em mim sua presença, e nao só em mim, mas no Todo! Gratidão meu Deus!!!

AvoneiMartinsSantos
Автор

Queria saber mais sobre monoteísmo grego

rafilosofo
Автор

Seria melhor se Deus fosse a imagem da natureza e nao a imagem do homem pois assim talvez a humanidade desse mais importancia à natureza ao qual ele depende

fabiomoraes.flamenco
Автор

Um bom questionamento. No panteísmo ou panenteísmo, o conceito na essência é energia.

kimjongun-ii
Автор

Deuses e deusas são geralmente mais poderosos do que entidades sobrenaturais menores como fadas, elfos ou espíritos; eles podem alterar eventos naturais e ajudar ou prejudicar seres humanos . A maioria das religiões acredita em uma ou mais divindades com características distintas. Normalmente, as religiões politeístas classificam suas divindades, algumas sendo dominantes sobre outras. Às vezes, a divindade que iniciou o universo não é vista como envolvida em assuntos humanos e, portanto, divindades 'menores' que fazem coisas para as pessoas podem ser adoradas muito mais intensamente do que o criador original.

luissilvasilva
Автор

prof, o fato de Theos não ser entendido como "Deus" pode derivar do fato de que, no grego, não há artigos indefinidos? é teoricamente impossível distinguir se o sujeito está falando de um deus ou de "deus"? exemplo, "ὁ θεός" (ho Theos (o deus), e "ὁ δαίμων" (ho daimon) o daimon) não seriam muito mais claros de definir do que "um deus" ou "um daimon"?

no mais, há também uma noção de Theos como uma noção generalista de "divino", e não necessariamente uma entidade personalizada?

renancsampa
Автор

À primeira vista, uma pessoa que esteja investigando todo o conceito de "Deus" pela primeira vez pode concluir que todas essas diversas divindades são criações puramente humanas. Isto é: Deus não criou a humanidade — a humanidade criou os Deuses.

luissilvasilva
Автор

os "daemones" na crença da religião grega antiga eram espíritos que acompanhavam as pessoas mas não eram deuses. Os deuses em si estavam muito ocupados com suas próprias questões.

NutsAboutData
Автор

Essas discussões são sempre intrigantes

barbadazkvrna
Автор

Acredito que ele disse que deus é visto hoje como um conceito por causa do crescente despertar da consciência que tem como base as leis herméticas.

fernandacarvalho
Автор

O judaísmo sustenta que, como uma marca de respeito a Deus, Seu nome não deve ser apagado ou desfigurado. Não há proibição de escrever o nome (ou nomes) de Deus, mas os judeus ortodoxos (e alguns cristãos) evitam escrever casualmente seu nome para diminuir o risco de desfiguração ou apagamento.Esse costume teria começado no hebraico — que não tinha indicações de vogais em sua escrita antes do século VII d.C. — mas alguns o transportaram para o inglês e outras línguas. Essa prática impediu Deus de encomendar cartões de visita e espaço publicitário /tempo de transmissão, restringindo assim o judaísmo a ser uma religião tribal focada em um grupo étnico relativamente pequeno.A prática de não escrever o nome de Deus, seja por medo de sua desfiguração ou pela mesma razão pela qual você não diz "Beetlejuice" em voz alta, existe desde a época da primeira grande tradução do Antigo Testamento . Ela foi transportada para a versão King James e todas as outras traduções em inglês do Antigo Testamento que traduzem o hebraico YHWH como "o SENHOR " .Como acontece com a maioria dos costumes religiosos inconvenientes, algum espertinho sempre encontrará uma solução alternativa que respeite a letra da lei, se não o espírito. Isso é feito escrevendo "D'us" ou "D'us" em vez de Deus . O criador onisciente do universo ainda não percebeu esse truque tortuoso, permitindo que os teólogos sem arriscar a vingança inefável e desconcertante d'Aquele cujo Nome não deve ser escrito de nenhuma forma que faça sentido. O ridículo é que "Deus" nem é seu nome;é um título ou posição, então, por analogia, as pessoas também deveriam escrever "S-enhor" ou "Senhor".

luissilvasilva
Автор

Qual a veracidade histórica das aparições de Nossa Senhora de Fátima para os 3 pastorinhos e dos acontecimentos que se seguiram?

Semeion
Автор

Acho interessante o Deus desconhecido de Sócrates, que converge com Yawé, segundo varios cristãos iniciais.

thiagaopiaui
visit shbcf.ru