O que fazer depois de Instalar o Arch Linux - Guia COMPLETO

preview_player
Показать описание

Depois de instalar o Arch Linux, algumas configurações podem ser feitas para deixar o simples mais simples e funcional.

Neste vídeo vamos aprender a instalar codecs no Arch Linux, ativar o suporte para bluetooth, configurar o pacman para fazer downloads mais rápidos, ativar suporte a flatpak e lojas de aplicativos e muito mais!

📎 Fontes e Links:

Comando para instalar codecs:

sudo pacman -S ffmpeg gst-plugins-ugly gst-plugins-good gst-plugins-base gst-plugins-bad gst-libav gstreamer

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru

#archlinux #linux #iusearchbtw #GNOME #kde
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que coincidência, instalei o Arch pela primeira vez ontem, esse vídeo me ajudou muito, esclareceu muita coisa pra mim, sobre a natureza do Arch e os sistemas operacionais em geral, além de facilitar as configurações que talvez eu precisaria ficar lendo muita documentação e forúns. A didática do Dio aliada a qualidade do vídeo deixa tudo mais empolgante, esclarecedor e fácil de fazer, contribui muito pra comunidade Linux/Open Source, ajudando muito os iniciantes no sistema a não se evadir sem tentar, parabéns pelo trabalho! O like é sempre uma certeza, mas quando eu acertar as minhas finanças, sem dúvidas vou virar membro. 🐧💚

toxic_zen
Автор

Importante mencionar que o KDE Plasma possui uma interface gráfica para gerenciar o firewall, já integrada às configurações do sistema. A instalação padrão do Arch traz essa interface, que pode também ser instalada por meio do pacote "plasma-firewall". Sendo assim, o GUFW não tem muita utilidade se for usar o KDE. Cabe ao usuário, porém, instalar a infraestrutura de firewall, que, nesse caso, pode ser o UFW ou Firewalld..

Com relação ao suporte a NTFS. O Pacote "ntfsprogs-ntfs3" contém uma implementação mais moderna do suporte a esse sistema de arquivos, que existe desde o kernel 5.15.

james_st
Автор

legal adicionar impressora, tem varios q ja vem, mas pra melhorar ainda mais a compatibildade é bom instalar o pacote "gutenprint" (basicamente é um monte de drivers de impressora tanto aberto e fechado)

Автор

Dio, seu canal me fez ter coragem de instalar um linux configuravel como o Arch. Tive péssimas experiencias com o nobara, principalmente por não existir tanto material sobre os problemas que vinha tendo, o vídeo de instalação do arch com instalador ajudou muito! e este aqui também.
Estou iniciando ciencias de dados na Univesp e já tive experiencias de programação quando fiz técnico em informática e na graduação de economia (Python e R). Muito obrigado pelo ótimo trabalho.

gustavo
Автор

Talvez o que possa faltar em um vídeo desse seria as tretas com as placas de vídeos nos notebooks, ainda mais os que tem mais de uma, e nesse sentido ai seria certamente outro vídeo onde primeiro ensinar a listar os hardware pelo terminal "lshw" e como proceder para entender o tipo de problema que está tendo para funcionar certo dispositivo;

cristiancorrea
Автор

hey, thanks for linking to my hardening guide. now i just wish i could understand what's being said in the video 😎

blakkheim
Автор

Estou voltando para Linux depois de muito tempo e decidi pelo Arch Linux, esse vídeo me ajudou muito. Quero voltar para nunca mais sair!

samuelfsdev
Автор

cara tu é um hacker kskskskssk valeu tive um problema no bluetooth mas vc foi muito cirurgico nos principais detalhes do pos install

devTalks
Автор

Primeira coisa que fiz foi instalar o Pamac pra poder instalar os pacotes do AUR de forma facilitada. Depois instalar os pacotes e personalizar o KDE. Sucesso!

cleberabreu
Автор

Muito bom, Dio. Instalei o EndeavourOS há três dias e este vídeo já me ajudou a configurá-lo melhor (apesar dele já vir mais "pronto" que o Arch). Resolvi trocar o meu Deepin 20.8 porque ele começou a dar umas travadas e ficar lento com alguns apps que uso bastante (mesmo usando um i7 e 16 GB de ram). Com o EndeavourOS, o sistema está fluindo tão bem que não notei nenhum travamento.

pabloantunes
Автор

Olha, o arch linux me fez deixar o debian hein, depois de 25 anos ininterruptos usando o sistema. Realmente o sistema me surpreendeu, principalmente em relação à documentação extensa.

madmaxcontinue
Автор

Saudade do Slackware... foi-se o tempo q vc tinha q compilar tudo na mao hehe. Era entusiasta e hoje em dia apenas saudosista.

radiehl
Автор

ArchLinux foi minha primeira distro e será a única (distro do dia a dia), se a equipe de desenvolvimento manter a msm filosofia de hj! Agradeço ao seu canal por me apresentar esse sistema fantástico, naquele vídeo antigo de instalação raiz kk.

Boyzzao
Автор

08:00 Creio que o comando correto seria:

sudo systemctl enable bluetooth.service --now

Isso irá ativar o serviço, e iniciá-lo imediatamente...

FabricioBiazzotto
Автор

Será muito bem vindo este conteúdo! Uso Arch linux graças ao seu tutorial para instalar a distro do modo tradicional e das 3 vezes que instalei tive uns problemas classicos que tem pouco conteúdo explicando como solucionar como internet pelo WI-FI, bluetooth, senha para abrir partições, etc

phelipesilvamathias
Автор

Você merece mais que like Dio.... Sucesso irmão

ainsteinsbr
Автор

Parte importante é ativar o systemd-oomd ou instalar o nohalt ou qualquer gerenciador de memória RAM kkkk, meu computador travava por falta de gerenciamento de ram

wesleyocaraquecomentaeassi
Автор

Para mim a melhor forma de não perder tempo configurando o arch é fazer um script para automatizar esse pós-instalação, é o que acabo fazendo com o meu mas sempre esqueço de atualizar com coisas que vou mexendo com o tempo.

Sempre instale em uma maquina virtual e teste o script antes de usar no seu sistema do dia a dia :)

murilocolussi
Автор

Melhor distro de todas. Arch é muito bom e otimizado. usando pacman, paru, yay. É top demais.

yankizera
Автор

O Arch sem duvidas não é um sistema pronto instalou usou, mas sem duvidas ele é oque rodou melhor na minha maquina após os ajustes e instalações, aparentemente meu note se da melhor com aquilo que eu instalo depois do que deixar as coisas na mão da distro, distros base debian ubuntu etc sempre ficam com problemas aqui menos mas existem, Fedora fica com alguns mais sérios, arch não fica com nenhum, então apesar do trampo inicial acaba compensando ao longo do tempo por não precisar concertar as coisas ou abrir mão por não funcionar como deveria.

mauriciorodrigues