Oficial 'esconde' PM negra com trança afro durante inspeção

preview_player
Показать описание
Investigação preliminar da Polícia Militar de São Paulo apura um suposto episódio de racismo no 32º Batalhão Metropolitano da corporação, em Suzano, na região metropolitana.

Uma soldado negra de 31 anos diz ter sofrido “constrangimento ilegal” ao ser obrigada por um tenente a ficar no alojamento da unidade durante uma inspeção externa no batalhão, enquanto os demais policiais faziam um churrasco de confraternização, em 16 de julho.

Segundo o próprio tenente, Jandson Lemos Pereira, o motivo da ordem para que a soldado permanecesse no alojamento foi o penteado que ela usava. Na ocasião, Karolina Andres Penteado Brandão estava com tranças afro, o que é permitido pelo Comando Geral da PM, de acordo com resolução publicada em 6 de junho.

Em áudio anexado à investigação e obtido pelo Metrópoles, é possível ouvir o tenente Jandson discutindo com a soldado. Ele diz que não caberia a ela fazer questionamentos e que se a ordem fosse para “plantar bananeira”, ela seria obrigada a cumprir.

“Eu faço, eu mando. Se for legal, você obedece. Se for ilegal, você vai verificar se é uma ordem incorreta e obedece mesmo assim. E eu vou arcar com a ilegalidade do meu ato”, afirma o tenente Jandson.

Ao Metrópoles, Jandson Lemos Pereira disse que só poderia se manifestar por meio do setor de comunicação social da PM. Questionada, a Secretaria da Segurança Pública não respondeu. A reportagem também procurou a soldado Karolina Andres Penteado Brandão, mas não conseguiu contato.

📹 Reprodução

➡️ Deixe seu like e inscreva-se no nosso canal!

Siga as nossas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Em quatro minutos, foi explanado o que é o militarismo. Nos quartéis da vida é exatamente assim.

andersonbarros
Автор

O tenente cometeu um equívoco grave: Ordem absurda ou ilegal não é obrigatório de ser cumprida. Se ele pedir pra ela plantar bananeira é errado achar que ela precisa plantar bananeira e só depois entrar com uma ação, ela simplesmente não precisa plantar a bananeira....e ainda assim pode entrar com uma ação.

mrv
Автор

Sigo feliz ganhando 4 mil por mês de motorista de caminhão de lixo 😅😅

gelsonmoreira
Автор

Pelo que entendi o Tenente protegeu ela durante a inspeção, nesse caso de inspeção o tenente é obrigado seguir o rigor da lei e se ela não tivesse no alojamento ela teria punição. Em minha opinião ele ajudou ela a ficar com o cabelo botando o seu trabalho sobre risco de penalidade. E ela se sentiu ofendida por que ela não teve a capacidade de entender isso. Ou seja se eu fosse o tenente na próxima eu aplicava o rigor total da lei bem simples e ela que arque as consequências depois.

doidobrasileiro
Автор

Minha irmã queria entrar pra pm, nós oramos a Deus por ela graças a Deus, esse pensamento maligno saiu da mente dela, hoje ela está trabalhando e super feliz.

drum-yczx
Автор

AS ATITUDES DOS POLICIAS NAS RUAS ....REFLETE A ESSE TIPO DE LIDERANÇA😢

PRobertLi-so
Автор

Eu tenho um nojo desse militarismo que sempre se preocupa mais em deixar claro a hierarquia e quem "está no poder" do que em enxergar e resolver problemas verdadeiros. Sempre dói o ego desses sargentinhos, tenentinhos que precisam o tempo todo estar se afirmando, de tão sensíveis e inseguros que são

robsonflowers
Автор

Não estou dizendo se está certo ou errado essa atitude do superior. Mas pelo o q sei de militarismo, mulher não pode trança e homem não pode cabelo grande e nem barba. Isso está até no edital para entrar na polícia.

mclove
Автор

Mais porque teve cortes nas gravações?
Para tirar de contexto algumas partes ?
Isso não pode acontecer Nesse tipo de denúncia seria !

JoaoPauloLudwig-ixdi
Автор

Isso é simples de resolver, basta olhar o regulamento de uniformes e corte/como prender o cabelo. Se estiver de acordo, entre com um processo, se não, que sofra a punição.

adsumus
Автор

Por isso escolho a GCM, PM não dá. Humilhação atrás de outra.

GuilhermePeixoto-mqfm
Автор

Eu acho que as pessoas esquecem que a instituição é MILITAR, e não o dormitório da faculdade de humanas da USP.

guscanon
Автор

"Se for ilegal, vc obedece mesmo assim..." pqp! Assim fica dificil defender a policia!

maurolima
Автор

Nota : A corporação nao compactua bla bla bla bla bla ... vai abrir o inquérito bla bla blá...

leandrosoaresrodrigues
Автор

*Todo mundo sabe que no militarismo não pode usar tranças, assim como o homem não pode usar cabelo grande ou barba.*

Dom-go
Автор

Esse Tenente só quis falar. Na hora da Soldado exercer o contraditório, ele não quis ouvir. Respeito é uma via de mão dupla. Tem que partir tanto do superior como do subordinado.

VS
Автор

E assim os soldados do Hitler o fizeram, cumpriram ordens sem questionar, depois todos foram executados, quem cumpriu e quem mandou.
No tribunal de Ohio, foi oque mais alegram " eu apenas estava cumprindo ordens". Nao colou!

reinoldojr
Автор

“Se for ilegal obedece mesmo assim”, é desse jeito que a polícia funciona.

ch
Автор

Caramba ele dize mesmo for uma, ordem ilegal deve ser obedecida, caramba quantas leis e estatutos esse oficial simplesmente jogou no lixo como se nao existissem

esley
Автор

Questionou ele daí já virou do avesso rapidinho. A grosseria .

donnpatez