Já pensou em usar Linux assim?

preview_player
Показать описание
Aprenda a instalar Linux NO pen drive, para ter uma instalação portátil para levar para onde quiser.

Confira os produtos da HostGator:

📷 Instagram: @dionatan_simioni
🐦 Twitter @blogdiolinux

Mais conteúdo:

Entre para a equipe:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu descobri isso em 2012 e já me salvou a vida inúmeras vezes. Vale muito a pena compartilhar esse conhecimento.

eduardohonorato
Автор

Passando aqui pra informar um problema que tive e sua solução caso alguém necessite. Também serve pra quem só tem um único pendrive.
Bem, ao tentar realizar o método do vídeo, por algum motivo o instalador do sistema queria formatar a partição swap do meu SSD também (nvme), de forma alguma consegui contornar isso, apesar de não saber se causaria problemas com o sistema da minha máquina ou não, mas preferi não arriscar. Tentei com inúmeros sistema diferentes e todos com o mesmo problema.
Eis que sem querer descobri a solução. Baixei o virtual box e criei a máquina com a iso que queira instalar, logo após entrei nas configurações da máquina para habilitar a porta USB 3.0 (existe um ícone pequeno nessa mesma janela para habilitar o USB conectado), nessa parte pode surgir um problema, talvez o virtual box peça para você adicionar seu usuário ao grupo vboxuser, dá pra fazer isso facilmente com o comando "sudo adduser nome-do-seu-usuário-aqui vboxusers" depois disso reinicie o PC para que o Virtual box tenha acesso aos dispositivos usb. Por último é só dar boot na máquina virtual normal, abrir o assistente de instalação e selecionar as opções avançadas no momento de instalar, no meu caso precisei criar swap, efi e / no pendrive pra instalação ocorrer bem.
Caso vocês possam atualizar esse tutorial com esse método tenho certeza que a comunidade agradeceria muito, vi muita gente com o mesmo problema.

francielmoreira
Автор

Eu tenho um pendrive com 1gb com o porteus cinnamon instalado. Já me salvou várias e várias vezes, pessoal nem acredita que um pendrive de 1gb, possa ter um SO instalado, funcional e bonito.

jonnyborgesdev
Автор

Isso salvou uma cliente minha ano passado, e ainda fui elogiado hauhuahua. Instalei o Peppermint no pen-drive pra ela no notebook que ela tinha parado sem HD pra filha dela poder usar e ver os vídeos pra passar o tempo e não ter que ficar pedindo o note da mãe. Coloquei o boot pra sempre ler os pen-drives primeiro pra caso a criança tirasse e o boot reajustasse algo, a opção é muito boa e acredito que vi no seu canal pela primeira vez que eu podia fazer isso anos atrás. Sempre com conteúdo de qualidade, Dio. Parabéns. Abraço.

italoregis
Автор

Uma dica: nas distros que usam systemd, é bom executar o comando "timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock", caso contrário alterará o horário da máquina, muitas estarão utilizando Windows.

guilhermemendes
Автор

Rapaz, que maravilha! Meu notebook tem um ssd de apenas 128Gb, não dava para fazer dual boot decente. Coloquei o Ubuntu 20.04 em um hd externo USB 3.0 e estou impressionado com a performance. Coloquei todo o pacote que utilizo para desenvolvimento Django nele e está funcionando muito redondo. Valeu demais!

LeandroPassosCoach
Автор

Pqp Dio. Sou teu fã, incrível como você sempre trás uma solução quando a gente precisa.

andersonRS
Автор

4:20 é a parte vai devagar ta só precisei dessa parte pra conseguir instalar, tava tentando e não sabia criar a raiz,

Willlgamersimuladores
Автор

Já fiz bastante isso quando comecei a aprender o sistema com o Ubuntu na versão 9.04 até a 12.04.
Show, Jonatan! 👍🐧

AdrianoWotan
Автор

Nossa, adorei. Vou utilizar um pendrive e tentar instalar o Arch que gostaria de aprender. Ficará bem roots. Obrigado pelo vídeo 😃

aclanza
Автор

Se não me falhe a memória vc pode fazer somente com 1 pendrive pelo virtualbox, na hora de escolher o HD vc add o pendrive, e funcionava, vou ver se consigo.

johnnypeterson
Автор

Valeu muito DioNinja! Estava me quebrando para instalar no pen pelo virtual box!!! Obrigaduuu!!!

FranqueFlow
Автор

Gostei demais da dica, muito obrigado Dionathan.

rammilflexa
Автор

Parabéns pelo seu trabalho, Dio! Graças ao seu vídeo, acabo de fazer a instalação do Mint em uma pendrive Patriot de 32Gb, USB 3.0, usando um DVD de instalação. Alterei novamente a ordem de boot na Bios e o Mint carregou. Realmente é mais lento do que em um computador ainda mais antigo que usa SSD, mas vai me permitir usar um computador com unidade de DVD (que preciso para gravar arquivos para um cliente). Quanto ao particionamento da pendrive, preferi usar uma só partição. Assisti a parte do particionamento várias vezes, parando e seguindo o vídeo, e consegui. Talvez fosse bom esclarecer melhor a diferença do método ser para Bios e não para UEFI. Parabéns mais uma vez!

TheMrStone
Автор

Boa, Dio. Eu juro que já tentei muito fazer isso... usei múltiplas partições, partição única, sempre lembrando de mudar o disco de instalação do grub, e tudo mais. Mas as únicas vezes que consegui subir o sistema foi sem GUI.

felipeeduardo
Автор

Não sabia que dava para fazer isso, muito bacana! Vlw pela dica ^^

igorp.
Автор

Muito obrigado Dino, não sabia que isso era possível, to sem HD no momento e essas ideias foi show

srcortez
Автор

Muito obrigado Dio, estava com problemas para fazer e vende seu vídeo consegui com o Ubuntu 20.4

antiprogressismo
Автор

Valeu pela dica, Dio! Muito interssante.

jonnhkennedy
Автор

Cara, isso sempre foi meu sonho. Com o windows antigo eu trocava a gaveta do HD, quando tinha gabinete. Nunca rodou em pendrivers. Hoje com um pendrive rápido e usb 3.0 vai ser O BICHO! Ótimo o vídeo.
Grato.
Bons negócios Dionatan.

itamir