Você NÃO PODE usar LINUX... às vezes

preview_player
Показать описание

No episódio de hoje do Diolinux Responde, vamos falar sobre drivers, especialmente drivers no Linux. Como está o cenário atual de drivers para o sistema do Pinguim? Como funciona a indústria que cria esses softwares? Drivers de código aberto vs drivers de código fechado, drivers de vídeo, drivers de impressoras e as iniciativas open source para tornar a computação mais acessível, independentemente do sistema operacional.

🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo.

‣ Felipe Duarte Ferreira

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#linux #drivers #tecnologia #windows #pc #hardware
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fazer um modem de internet discada funcionar nos anos 90' te fazia sentir como o proprio Neo de Matrix. Éramos aventureiros naquela época.

nelson_alves
Автор

10 anos a coisa já estava boa, quando eu resolvi usar o Linux pela primeira vez, foi em 1996, mano do céu, para fazer funcionar as coisas em ambiente gráfico já era uma loucura, nem lembro qual era a distro que eu usava, mas era KDE.

DaytonaBSB
Автор

Já sofri bastante com drivers de periféricos que insistiam em não funcionar, mas não vi diferença nisso entre Windows e Linux, já que eu apanhava dos dois. Atualmente esses dois sistemas estão muito melhores.

reinaldo-deleme
Автор

15:16 isso é muito verdade. A Wacom, por exemplo, diz com todas as letras em seu site que não dá suporte para suas mesas digitalizadoras funcionarem em Linux, mas a minha funciona perfeitamente (One by Wacom CTL-472). Foi apenas plugar e usar, e nas próprias configurações de sistema já tem uma sessão para configurar algumas coisinhas como botões da caneta, pressão da caneta, mapeamento da tela, etc... ou seja, já tem um driver direto no kernel que lida com esse dispositivo (uso Linux Mint 21.1 Cinnamon).

carlitosrobertus
Автор

Há muito, muito tempo, não passava por isso até eu migrar para o Manjaro que não reconheceu minha impressora, mas consegui contornar o problema manualmente. É até aceitável porque ela tem 16 anos

socratesbastos
Автор

Nunca tive grandes problemas de compatibilidade usando linux, só um pouco de screen tearing na minha placa da AMD que foi resolvido facilmente com alguns comandos no terminal.

viktorr
Автор

03:52 uma pequena agonia desse cd ao contrário, ótimo video amigo !

nmbshotcar
Автор

Precisamos falar sobre o problema de aceleração de vídeo por hardware, nos navegadores base Chromium e utilizando GPU's integradas da INTEL.
Quase ninguém percebe, mas quem tem hardware antigo, sofre com o alto uso do processador devido a renderização por software.

cleitoncout
Автор

14:22 Tenho uma Epson L3250 e no Mac só funciona via USB, mesmo tendo até mesmo rede Wi-Fi e funcionando perfeitamente no Windows e nos Smartphones Android e iOS.

SchettinoRafael
Автор

Tem uma situação atípica que acontece comigo, que é sobre o controle original de PS3. No Windows, precisa baixar um software e driver de terceiros para conseguir reconhecer ele, deixando rodar em segundo plano para funcionar, já em distros linux atuais, reconhece plug and play, só conectar por USB ou até por bluetooth no bluez. Se não me engano, a Sony não deu suporte para funcionar em PCs o controle de PS3, a comunidade que teve que criar uma solução.

MatheusBastosMB
Автор

Comecei no linux com o OpenLinux da Caldera System, isso no começo dos anos 90' e naquela época era tudo muito pior. Com o surgimento do Ubunto melhorou tudo, pois mais pessoas começaram a usar. No Ubunto nunca tive problema com drives de uso normal, talvez só com impressoras e scanner. É muito mais facil por um Ubunto para funcionar, do que um Windows. No Windows você precisa instalar quase todos os drives manualmente.

nelson_alves
Автор

Usava Windows...Instalei Zorin os...Estava tentando instalar um drive USB de wi-fi... desisti... liguei o cabo .. agora funcionou

Erostrin
Автор

Hoje esta bem mais fácil, ja tive problemas com wi-fi, ou bluetooth principalmente. Mas quando usei Ubuntu pela primeira vez nem suporte a mp3 tinha nativamente. Kkk hoje as 10 principais distros são muito funcionais assim que vc instala.

Cabecastore
Автор

13:29 hoje tem a opção de enviar por email ou usar o wifi pra imprimir como RAW o que facilitou muito

PauloHenrique-hgiw
Автор

.. Hoje, consigo instalar, ou "fazer" funcionar as interfaces de audio..., configurando Alsa e Jack..., mas em 2010... era bem chato e complicado... De vez em quando, ainda uso a versão 12.04 do UbStudio, para ter a certeza se era mesmo, desconhecimento meu, ou os famosos drivers.... kkkk!!! Mas a evolução chegou com as versões mais atuais e tudo parece funcionar com mais facilidade... É isso !!!!

ismarrussano
Автор

10 anos atrás eu usava o Windows 7 junto com o Ubuntu (nao lembro qual versão) e um raio matou a placa de rede do meu computador. Fui numa loja e comprei um adaptador wi-fi USB... Liguei o Windows e ele tentou instalar o driver via internet (placa queimada, nao tinha internet), liguei o Ubuntu e ele simplesmente colocou o ícone do wi-fi pra eu usar como se nada tivesse acontecido. Aí eu baixei o driver pra Windows pelo Ubuntu e achei incrível que o Linux já esperava que eu pudesse usar aquele adaptador.

bavapada
Автор

só tive 2 problemas q eu lembro me relação a isso(os dois foram wifi), o primeiro era uma placa de wifi q só tinha driver no windows, até no Windows tinha q entrar no site da fabricante pra escolher a versão correta(o Windows nem reconhecia), faz tempo esse. o outro foi no meu not q era novo daí só tinha o wifi no linux mais novo(4.19), na época lembro q o opensuse tw foi o único com esse núcleo e os módulos adicionais(com o passar dos meses as outras distros tb atualizaram daí funcionou em todas)

Автор

Quando comecei a usar o Linux notei claramente a afinidade do sistema com jogos e graficos de alta qualidade. O hardware não sofre como no Windows para gerar graficos mais realistas, sendo que o Cinema sempre usou equipamentos com UNIX para CGI por isso mesmo. Mas eu era obrigado a rodar jogos sem som, por falta de drive compatível com Linux nos anos 90'.

nelson_alves
Автор

É problema, nunca muda aparentemente. As vezes a gente só quer usar o computador e não perder tempo buscando drive.

dansilva
Автор

Outro vídeo instrutivo e muito didático. Parabéns a toda equipe.

rodrigol