Um vídeo sério sobre autismo

preview_player
Показать описание
Este vídeo faz um apanhado (bem humorado) de informações pertinentes sobre o autismo, correlacionando eventos marcantes e populares na Internet.

00:00 Introdução
00:24 Sim, eu sou autista
01:02 Danilo Gentili recebeu diagnóstico de forma banal
01:35 O que é autismo?
01:45 Filme Rain Man
02:57 Sheldon, Big Bang Theory
03:15 Elon Musk também é autista
03:38 Neil deGrasse Tysson fala sobre colegas autistas
04:02 Autistas são todos geniais?
04:39 Todos autistas tem hipersensibilidade auditiva?
05:20 Autismo esteve por aqui o tempo todo
06:11 Alguns autistas eram institucionalizados
06:54 Muitas famílias não têm acesso a terapias
07:29 Inclusão ainda é um desafio
07:52 O que estão discutindo no Twitter
08:06 Conclusão 1: existe muito coteúdo duvidoso na Internet
08:38 Conclusão 2: autismo é um transtorno espectro, amplo
09:20 Conclusão 3: o motivo das passeatas de azul
09:40 Muito obrigado!

Me siga no Instagram: @ChimuraWill
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acredito que o maior desafio do dia 2 de Abril é falar para pessoas fora da comunidade do autismo - pessoas que não tem contato com esse tema diariamente.

Então espero que este vídeo consiga alcançar outros públicos também por aqui no YouTube :)

chimurawill
Автор

Boa noite Willian, tenho 13 anos, sou autista e durante todo meu processo até o diagnóstico seus vídeos ajudaram muito a minha familia a entender o que se passava comigo, que bom que voltou a postar.

valentina_fox
Автор

eu tenho grande problema com lugares cheios, sala de aula quando fica muito agitada, mas eu amo escutar música bem alta em fone de ouvido

liliflores
Автор

Sou autista e apoio que o Sonic seja a representação internacional do autismo

masopup
Автор

Willian, vou tentar escrever numa tomada só. Nos outros comentários ou mensagens que já te enviei eu sempre apagava, reescrevia e às vezes eu sentia que nem conseguia falar direito. Eu recebi o diagnóstico tem alguns meses e, mesmo tendo passado pelas avaliações já com essa possibilidade ventilada, recebi o diagnóstico com uma dificuldade que surpreendeu até a mim. E isso para falar até para pessoas próximas. É muito complicado explicar a vida toda sob uma ótica em que a gente entende melhor o que acontecia. Eu sofri muito bullying no colégio, até de ser agredido fisicamente e, recentemente, passei por uma situação no trabalho em que descobri que meus comportamentos foram catalogados pelo meu setor como um indicativo para licença compulsória e para posterior dispensa do cargo que eu exercia, o que fez com que eu precisasse ser recebido em outro local. A inclusão envolve uma certa saída de zona de conforto, e acho que isso ainda é muito pontual. E muitos autistas têm justamente o marco "custo" nas coisas que fazem. São pessoas que, muitas vezes e até por sobrevivência, desenvolveram competências esperadas num contexto social típico, na velocidade típica, mas de um modo que custa muito à pessoa no espectro, o que acaba gerando ou aumentando isolamento e comorbidades. O modo sóbrio como você trata a questão é e vai ser sempre um benefício para quem está no espectro e para os conviventes. Espero que, dentro do que for bom e saudável para você, você produza mais e mais conteúdo. Você é extremamente precioso a ajuda muita gente. E ajudou muito a mim. Obrigado.

Rogerio
Автор

tinha saído sem curtir, voltei e fiz questão de curtir

lucbas
Автор

Eu sendo autista e amando metal extremo, não tenho hipersensibilidade auditiva e realmente não é critério para ser autista.

bookrockandcoffee
Автор

Vou fazer 41 anos e na minha época tinha uma sala isolada de todos com estás crianças. Sabe aquela criança de óculos de duas cores que aparecia de vez em quando ou o rapaz nervoso raro de ver? Então, eu sei desta sala porque já estive nela e minha mãe não gostava e brigava pra por na normal. Só que na época eu não entendia nada, até porque ela escondeu o autismo de mim.
Então fiquei sem saber porque a professora não deixava eu brincar com as outras crianças e nem pegar os brinquedos. Não sabia porque os adultos me chamavam de estranha e pedia pra professora não deixar eu chegar perto dos filhos deles. As próprias professoras me achavam um porre me deixando sozinha no corredor da secretaria por horas. Além do bullying de dizer na frente de todos que eu não seria nada na vida.
Descobri quando meu irmão fez faculdade de psicologia, no último ano ele começou a questionar minha mãe pois ele também ia nas terapias e as lembranças passou a fazer sentido neste momento. Ela custou a dizer e foi aí que várias situações de família e até na igreja passou a fazer sentido.
Mais levei uns 4 anos a frente pra entender de fato isso e até me entender. Posso dizer que foi libertador descobri que tenho autismo.
Antes eu já estava num estado depressivo gigantesco onde engolia seco tudo que o povo reclamava de mim, e no esforço enorme de deixar quem eu era pra ser o que os outros idealizou e achava certo por várias vezes quase dei fim de mim mesma.
E muito fácil dizer que não tem e que e frescura, mas até o modo como um autista se veste incomoda as pessoas, e inacreditável!

fabyanaNery
Автор

Tenho um sobrinho chamado *Conrado, * ele tem 6 anos e eu fui a primeira pessoa a perceber alguns traços de autismo nele, mas te afirmo, é uma benção em nossas vidas, amo a sinceridade, autenticidade, e inteligência que tem. Ter um autista na família é sinal que Deus nos abençoou em ver o mundo de uma outra forma, E de uma forma bem melhor.♥️♥️♥️♥️

sedesantosporqueeusousanto
Автор

Oi, Willian!
Sou psicologa, no FAA, com filho autista e atendendo autistas e familiares (inclusive esposas) de autistas.

Cheguei hoje ao seu perfil e estou comendo os vídeos para indicar. Você é muito claro! A explicacao sobre o TPS é clarissima.

IRACEMASAN
Автор

Você podia trabalhar com narração de livros, sua voz é muito agradável!

nails_n_nature
Автор

Caso não existisse você eu NUNCA teria ido buscar ajuda profissional e SEMPRE teria me achado "estranho". AMO muito o seu conteúdo e continue, vc foi essencial na minha vida e tenho certeza que para muitos outros!

abiliosantos
Автор

Senti falta dos seus vídeos! Sei q vc estava estudando e cuidadndo de vc, mas sua voz neste assunto é muito importante.

karenfornari
Автор

Boa noite Wilian, sou professor do Município de Pinhais no Paraná e sou autista, um vídeo maravilhoso!! Parabéns 🎉🎉🎉❤❤❤

SeventhSon.
Автор

Pois é.... tomei conhecimento sobre o autismo em 2000 pela TV, na hr me identifiquei.... como falava somente sobre crianças achei que não era comigo, meu tempo tinha passado, passado 24 anos, veio o prejuízo, ansiedade, depressão e nunca consegui trabalho. Diagnóstico autismo moderado, esquizoafetivo aos 43 anos.

amandamarton
Автор

Força aí pra todos nós. São muitos momentos difíceis, "pequenos" problemas na visão dos outros, mas que para nós são muito cansativos porque são frequentes e pra sempre.

tiaodocajuru
Автор

Com todo amor e respeito que todos merecem

jujuteixeira
Автор

Você se comunica muito bem e é muito agradável e relaxante assistir seu vídeo.
👏🏻😎👏🏻

MMiler
Автор

CREIA YAUSHA ESTÁ VOLTANDO ALELUYAUH AINDA DÁ TEMPO PESQUISE SOBRE E ESTUDE OBRIGADA DE CORAÇÃO YAUH ABENÇOE A SUA FAMÍLIA ASSIM SEJA ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

NINAYELLOW
Автор

william boa tarde, eu sempre quis ser programador, tenho 10 anos, você motivou a fazer programação, eu sou autista também, que deus te abençoe, meu sonho e ser programador, quero criar jogos e mods pro minecraft, tchau, que deus te abençoe, você e minha motivação, que deus te abençoe te ilumine te guarde amém.

adhelipe