Bob Fernandes / Petrolão, HSBC, Zelotes: barulho e manchete para uns, silêncio para os demais

preview_player
Показать описание
Na investigação do megaescândalo Petrobras há uma lógica nas ações do juiz Moro e procuradores: o garrote aperta de debaixo para cima.

Pouco tempo de cadeia para quem delata. Essa é, tem sido a mensagem para donos das multinacionais Andrade Gutierrez, de atuação em 40 países, Odebrechet e OAS.

No rastro da Lava Jato, a OAS reduziu sua presença no mundo de 21 para 15 países. A Odebrechet, em 21 países, faturou R$ 107 bilhões em 2014.

César Mata Pires, genro de Antônio Carlos Magalhães, controla 90% da OAS. A fortuna de Mata Pires, que já bateu em R$ 7 bilhões, hoje está abaixo do bilhão.

Léo Pinheiro, sócio na construtora, está preso há 8 meses. Léo e Marcelo Odebrechet acompanharam delações, e o prêmio: pouquíssimo tempo de cadeia para quem delata.

Léo e Marcelo vivem dilema imposto pela lógica dos que comandam a Lava Jato: ou delatam, ou longa cadeia.

A reação a esse dilema é fazer uma conta, um balanço, numa outra lógica...

Por um lado, delatar parceiro nesse ramo significa fechar portas mundo afora, e mais fecha quanto mais suja for a porta.

Mas, por outro lado, se o escândalo minguar os negócios, ficar em silêncio já não terá sentido.

Empreiteiras corrompem Brasil afora. Sabido isso, surge a pergunta: ninguém delatou negociatas de empreiteiras com governadores e prefeitos, por exemplo?

Não há indícios ou provas de corrupção na relação entre empreiteiras, estados e prefeituras nos milhares de documentos apreendidos, ou recebidos da Suíça?

Legalmente, essa investigação só pode ser feita sobre a Petrobras e ramificações do caso.

Qualquer outro fato sobre corrupção em estados ou prefeituras tem que ser remetido para Ministério Público local.

Procurador ou juiz que não fizer isso prevarica. Pergunta: sobre empreiteiras e corrupção de governadores, prefeitos, o que surgiu nos documentos ou delações? Nada?

Se quase tudo na Lava Jato vaza, por que Zero informação sobre o resto? No mundo real, o que move as "Instituições" é barulho, mnachetes na Mídia.

Como provam a quase morta CPI das "Contas Secretas do HSBC", e a "Operação Zelotes" , bilionárias vítimas de silêncio tumular.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom, Bob, gosto muito dos seus comentários. Abraço!

danielmedeiros
Автор

Bob Fernandes sendo Bob Fernandes.
Lúcido como sempre foi. Isso sim é jornalismo de verdade, embora cada vez mais raro nos tempos de hoje.

fwxvi