Bob Fernandes / Ignorância boçal e fascistóide avança se não há informação e opinião plural

preview_player
Показать описание
O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi novamente hostilizado em público. Agora no restaurante Trio, em São Paulo, onde almoçava com a família.

A cena está na internet. Um cidadão, facilmente identificável, chama o ex-ministro de "ladrão".

Qualquer cidadão tem direito à crítica. Mas quando se diz que alguém é "ladrão" é preciso provar a acusação. Nesse episódio resta alternativa para os envolvidos.

O ex-ministro tem o dever de processar quem o xingou. E quem gritou e repetiu "ladrão" deve provar a acusação.

Se Mantega não processar quem o ofendeu de tal maneira carregará a pecha e voltará a ser alvo de tais acusações... Cada um faz suas escolhas.

Esse clima, obviamente, tem a ver com o noticiário e edições e reedições de trechos de delações sobre corruptores e corruptos.

Com as manchetes e seus receptores, também obviamente, fazendo suas escolhas.

Protesto e críticas duras são direitos de cada cidadão... Mas têm proliferado, e não como fruto do acaso, ameaças e agressões.

Para citar recentes, as ameaças de morte contra Jô Soares e o escritor Fernando Morais. Nas ruas e redes sociais, ameaças e agressões a jornalistas, e não apenas, são cotidianas.

Parta de onde partir, militante de qual organização for, à direita ou à esquerda, ameaças quase sempre feitas por gente profundamente ignorante e boçal.

Quando não tipos lombrosianos, como o espertalhão néscio que se vende... "revoltado".

Protesto individual e coletivo, crítica até feroz, são necessidade em qualquer sociedade.

Já indivíduos ou grupos que projetam suas frustrações, recalques e ressentimentos em toda e qualquer "Autoridade" ... isso é doença e requer tratamento.

Protestos, ação crítica individual ou coletiva fazem avançar sociedades quando produto da informação de origem plural, do saber pelo vivido, pelo apreendido.

É imprescindível informação verdadeiramente plural, que não esteja condicionada por interesses de grupos de poder, sejam eles econômicos e/ou políticos.

Quando informação e opinião não são plurais, fator vital para sociedades democráticas, predomina a ignorância boçal e prepotente, a ação fascistóide.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Perfeito. O melhor Jornalista/Comentarista político do Brasil!!!

kasenrike
Автор

Que pena que as pessoas escutem mais o chiliquento do Arnaldo Jabor.

diogocomex
Автор

Como sempre com uma análise IMPECÁVEL! Parabéns de novo, GRANDE Bob Fernandes!!!

alexmabreu
Автор

Hostilizar o Aécio na Venezuela, ou os professores vaiarem o Alckmin: Nenhum vídeo aqui, porque isso pode. Só não pode falar mal de petista. Troféu joinha.

gustavomolina
Автор

Parabéns Bob pela analise corajosa e sóbria, não deve ser fácil fazer jornalismo e fugir da linha tendenciosa de boteco normalmente usada pelos jornalistas de entretenimento... Ali Kamel, Augusto Nunes, Jabor e companhia

alealmeida