Emergência climática. A era da ebulição global, suas causas e impactos

preview_player
Показать описание
Ciclo de estudos: Ebulição global. O Novo Regime Climático e seus desafios psicossocioambientais no Brasil.
Com Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa - UECE.

- Para receber certificação, você deverá realizar sua matrícula no site do evento e também assinar a lista de presença. As duas etapas são obrigatórias para a emissão do seu certificado. -


O formulário de presença será disponibilizado ao final da fala do conferencista no chat.

ATENÇÃO: Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir no YouTube e Facebook. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

---------------

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Este paraíso planetário não merece ser tratado como um corpo celeste qualquer, ao qual podemos ser indiferentes em relação ao que possa estar lá acontecendo. . . Somos privilegiadíssimos por estarmos vivendo aqui, e temos a obrigação de cuidar deste lar precioso que tivemos a graça de poder habitar, e deixar a nossa descendência. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Apresentação imprescindível, pela necessária abordagem aprofundada dos elementos técnicos q explicam de forma assustadora esse Fenômeno do Aquecimento Global 😰

mtoledo
Автор

Como eu disse, o problema é gravíssimo e exige uma mudança radical de vários paradigmas civilizacionais. . . e, precisamos trabalhar incansavelmente nesse sentido de forma a mudar a consciência da humanidade para que mudemos o nosso modo consumista de viver e trabalhemos num PROJETO GLOBAL DE RECONSTRUÇÃO PLANETÁRIA. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Parabéns por convidarem o professor Alexandre! Desconheço cientista do clima mais competente, especializado e didático que ele.

mtmirian
Автор

A melhor palestra que vi sobre o assunto! Fantástico! E muito importante para a sensibilização dos pouco informados.

tomgrando
Автор

Excelente palestra!
Corretamente, aborda a questão do sistema alimentar (que é ainda pior do que apresentado se incluídas outras variáveis).

mcmcfisher
Автор

Maravilhoso conteúdo. Boa a observação sobre o pensamento negacionista e o catastrofista acabam, os dois sendo paralisantes. Podemos e devemos imaginar outros mundo. Pra ja!!

luciadalmaso
Автор

Aula maravilhosa!!! Dois mais dois são quatro. Física é vida! Que pena que a educação geral e formal da humanidade é pouca e de baixa qualidade. Aliás, proposital, porque se soubéssemos bem as ciências, os poderosos teriam problemas na exploração dos recursos.

maiteazevedo
Автор

Fico feliz (ou, pelo menos, um pouco esperançoso) por ver que as coisas que eu falava há uns 40 ANOS (de que já estávamos no ANTROPOCENO, etc), a academia (e a mídia) está falando e propagando, HOJE, com ênfase e aceitação cada vez maiores. . . Espero que não demorem mais 40 anos para enxergar os riscos do CENÁRIO TERMINAL que eu ilustrei nos comentários abaixo, pois aí poderá ser tarde demais. . . Infelizmente os rigores acadêmicos sempre impediram que os visionários do seu tempo fossem levados a sério, no tempo em que deveriam ter sidos levados a sério. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Este planeta precisa ser considerado como uma dádiva divina. . . ou como um presente maravilhoso que ganhamos de um ente querido. . . Se ganhamos uma simples FLOR de alguém que amamos, nossa atitude natural é colocar essa flor num recepiente com ÁGUA, de modo a prolongarmos a sua vida e a sua exuberância. . . Sabemos que um dia essa flor irá MURCHAR, mas nem por isso deixamos de cuidar dela. . .
O ser humano ganhou de Deus a flor mais linda do universo, mas, em vez de colocá-la num jarro com água, , simplesmente largou-a à própria sorte, , ciente de que, sem o devido cuidado, ela morrerá PREMATURAMENTE. . . É exatamente isso o que está ocorrendo hoje com o nosso planeta. . . Precisamos tomar às rédeas, e tentar reverter essa situação.

CarlosSilva-zoyb
Автор

Muito obrigada, Professor. Que aula maravilhosa.

titaferreira
Автор

Desmatamento Zero, Já !! . . . Quem quer consumir madeira deve reflorestar um pedaço de terra. . . Comecei reflorestando o terreno da minha casa. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Uma coisa é certa: . . . Direta ou indiretamente nós somos responsáveis por muita geração de CALOR na superfície terrestre (geramos muito mais calor do que frio). . . Então, imagine que o nosso planeta é como um pequeno APARTAMENTO para o qual vc instalou um pequeno AR CONDICIONADO. . . A gravidade do planeta, em conjunto com os gases da nossa atmosfera, são como as JANELAS FECHADAS desse apartamento, que aprisionam grande parte desse calor. . . Se vc dá uma FESTA, e enche esse apartamento de pessoas, então, o pequeno aparelho de ar condicionado passa a não dar conta do serviço e a temperatura do apartamento vai MUDANDO DE PATAMAR . . . Da mesma forma, a temperatura média do nosso planeta também está mudando de patamar devido a vários fatores humanos (consumo industrial, desflorestamento, churrascos, deslocamento, refino e consumo de combustíveis, incêndios, etc) . . . É claro que podem existir outros fatores que não estarão ligados à atividade humana (erupções vulcânicas, choque de meteoro, explosão solar etc), mas é certo que o homem está CONTINUAMENTE contribuindo para o AQUECIMENTO GLOBAL. . . Só não sabemos qual será o NOVO PATAMAR, porque o homem além de ser uma MÁQUINA CAUSADORA DE CALOR, também está DESTRUINDO o seu APARELHO de AR CONDICIONADO (florestas). . . A FALÊNCIA desse SISTEMA NATURAL DE REFRIGERAÇÃO deixará (já está deixando) a temperatura global FORA DE CONTROLE. . . e, se mantivermos o nosso RITMO CIVILIZATÓRIO atual, o novo PATAMAR TÉRMICO GLOBAL, avançará degrau a degrau, se aproximando cada vez mais do PATAMAR VENUSIANO. . . Graficamente, desde a primeira GUERRA MUNDIAL os pontos estão se mantendo assustadoramente, dentro de uma mesma CURVA APOCALÍPTICA. . . Esse gráfico mostra que se aquecermos este planeta em 6 graus neste século XXI, no século seguinte ele aquecerá MAIS 60 graus. . . Por isso, alguns cientistas estão hiper alarmados. . . Então, é preciso acabar urgentemente com essa FESTA IRRESPONSÁVEL. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

A questão dos 'CRÉDITOS DE CARBONO, ' trata-se de uma ESTRATÉGIA DE CONVENIÊNCIA (conveniente para aqueles que ainda defendem o conceito 'SOCIEDADE DE CONSUMO'). . . Essa estratégia tem uma filosofia boa (compensar a pegada que vc deixa no planeta), mas é meramente teórica, , e não devia se limitar ao carbono, mas, também, aos venenos e contaminações que lançamos na natureza (o uso do sabão, por exemplo). . . Mas, apesar da filosofia boa, a forma como foi formulada, e aplicada, é cínica, pois visa servir aos interesses corporativistas globais que defendem a funesta SOCIEDADE DE CONSUMO. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Ao que se sabe, a civilização humana deste planeta nunca foi tão numerosa.
Por consequência, tão dependente de recursos naturais, de infraestrutura, de tecnologia e de uma complexa e delicada CADEIA PRODUTIVA.
(mas, nada mais importante do que os recursos naturais).

Segurança alimentar e sanitária são os pontos criticos mais óbvios.

Mas há algo muito mais imortante que é a SEGURANÇA VITAL:

ou seja:
Os ELEMENTOS NATURAIS do planeta com (qualidade satisfatória) especificidade adequada para a sustentação da VIDA BIOLÓGICA (florestas):
ar (sem poluição e com equilíbrio gasoso, especialmente oxigênio/CO2/H2O)
água (sem contaminações químicas e biológias)
terra (solo fertil e estável)
fogo (luz e temperatura)

As condições físicas das FLORESTAS são o INDICADOR PRIMORDIAL da SAÚDE VITAL DO PLANETA.

Monitorar, proteger e regenerar as florestas é a condição vital para se controlar a sustentabilidade da civilização no planeta.

O equilíbrio gasoso da atmosfera depende primordialmente das florestas.
(fotossíntese, absorção de água e transpiração)

As florestas (especialmente as tropicais e equatoriais) constituem os indicadores que determimam a capacidade do planeta de sustentar a VIDA EM PLENITUDE.

A vida humana é capaz de se sustentar em uma floresta, independentemente de infraestrutura ou tecnologia (tribos indígenas)

Se um ecossistema perde a capacidade de sustentar naturalmente a população de uma espécie, isso representa uma diminuição do POTENCIAL VITAL do planeta.

NADA É MAIS IMPORTANTE PARA A SUSTENTABILIDADE DA CIVILIZAÇÃO HUMANA do que a manutenção de um elevado POTENCIAL VITAL no planeta.

Não é vantagem nenhuma ter uma tecnologia capaz de sustentar ARTIFICIALMENTE a vida num PLANETA INÓSPITO, pois isso só seria viável numa escala muito reduzida.

Que graça haverá em ser condenado a viver para sempre dentro de uma BOLHA, por mais tecnológica e "divertida" que ela seja?

Ainda que o estudo geológico indique que a temperatura do planeta sempre atrevessou e atravessará ciclos de elevação e de declínio; deve-se considerar que tais ciclos, em geral, possuem uma duração muito mais longa do que toda a história conhecida da civilização humana.

O detalhe é que a civilização humana HOJE tem o poder em sua mãos para ecelerar/acentuar ou retardar/amenizar a atual CURVA DE AQUECIMENTO (só contestada por pessoas mal informadas, ou de má fé.)

O fato é que estamos existindo em um ciclo que pode ser longo ou curto, a depender da nossa postura diante do cenário crítico em que nos encontramos.

Eventos cósmicos ocorrem em qualquer planeta, e um dia ocorrerá aqui também.
Um dia, a humanidade poderá nao mais existir neste planeta.
Mas nem por isso devemos desprezar a nossa existencia como espécie.
Esta humanidade recebeu de Deus uma Flor à qual devemos cuidar.

Essa flor, vem a ser o nosso planeta. . .
Quem ganha de alguém (que o ama), uma flor, pode ter duas atitudes:
Cuidar dela, dando-lhe água (ar luz e/ou solo), ou simplesmente deixá-la para secar e morrer.

Quem nega (ou não se compadece) do atual SOFRIMENTO DO PLANETA, não ama a Deus como deveria amar.

O "amar a Deus" mais básico e mais essencial é amar a sua CRIAÇÂO.

O tal "amar ao próximo" que considera apenas a sua espécie, e desconsidera os outros seres e o proprio planeta (ao contrário de São Francisco que chamava a todos de irmão), é um amor egoísta, que o faz apenas por interesse da sua própria espécie predadora.

CarlosSilva-zoyb
Автор

DOIS TERÇOS (2/3) dos habitantes deste planeta nunca ouviram falar no 'Planeta Terra' . . . Este nosso planeta, divinamente maravilhoso, é vilipendiado de todas as formas, inclusive no próprio nome. . . Pejorativamente chamam-no de terra, chão, solo, earth, bolygó, chikyú, jorden, bumi, zeme, gezegeni, lupa, gi, tokë, aarde, erde, midiri, molorak, ddaear, dedamits, etc. . . Precisamos resgatar a sua dignidade e chamá-lo pelo seu digno nome. . .
Este planeta não é apenas "terra" . . . é também "ar". . . é também "água" . . . é também "vida" . . . e muito mais. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

É preciso urgentemente exorcizar a estu pidez, o cinismo e a covar dia dos humanos do nosso tempo, ou em breve não haverá esperança que sobreviva. . .

CarlosSilva-zoyb
Автор

Enquanto isso, governo Lula sucateando o IBAMA.

marceloluck
Автор

O maior problema dos cientistas e ativistas climaticos é destacar sua posição politico-ideologica na defesa de suas teses, jogando contra si metade da população e gerando uma barreira para que essas pessoas ditas negacionistas se permitam a refletir sobre a necessidade de mudar seus hábitos.

gerhardsardo
Автор

Se continuarmos no ritmo atual (desencadeado pela ação humana), em questão de décadas os incêndios se tornarão tão violentos que não restará mais nenhuma floresta tropical. . .

CarlosSilva-zoyb