Mudanças climáticas: a urgente luta para salvar a Terra | 21 notícias que marcaram o século 21

preview_player
Показать описание
O século 21 pode ser facilmente chamado do século das mudanças climáticas.

Suas primeiras duas décadas foram suficientes para transformar o tema numa questão existencial para a humanidade e mostrar seus possíveis – e prováveis – impactos na vida na Terra.

Da campanha e do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2006, à assinatura do Acordo de Paris, em 2015, e ao movimento lançado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, o aumento da temperatura do planeta causado pela ação humana tornou-se um assunto onipresente.

Neste vídeo da nossa série especial "21 notícias que marcaram o século 21", Camilla Veras Mota conta como nada disso, porém, foi até agora capaz de contornar o problema.

Embora cada vitória dos ambientalistas e ação conjunta de governantes fossem comemoradas, a comunidade científica internacional continuava alertando que a situação só piorava.

Confira.

#BBCNewsBrasil #21Notícias #Clima
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acho que não basta só criar soluções, fontes renováveis e tudo isso, a estrutura da nossa sociedade também precisa de uma mudança total, na maneira que produzimos, na maneira que consumimos e principalmente na maneira que vemos o nosso planeta, ele não é so uma fonte de recursos pra sustentar nosso conforto e desenvolvimento, ele é muito mais que isso, ele representa a vida como um todo!

diegogoncalves
Автор

Eu tenho que admitir que minha família sente há anos os efeitos do desmatamento. Eu moro na região da Bacia do Jacuípe na Bahia. Aqui meus tataravós construiram a sua história e deram prosseguimento às futuras gerações. Minha região era coberta pela caatinga, mas não aquela seca e baixa como a maioria conhece; a daqui era alta, úmida e densa. Minha região está a 200 km do litoral, e aqui chovia muito, sem alterações anuais, a menos que houvesse uma seca, o que era um pouco raro segundo, minha Avó e meu Pai.
Acontece que a partir da década de 60, houve um enorme desmatamento daqui até o litoral e em torno. Várias cidades vizinhas sofreram com essas ações, e até hoje elas continuam.
Porém, a partir da década suprecitada, todos os moradores de minha região observaram os efeitos terríveis dessas ações, que se fossem feitas, mas não de forma absoluta, com certeza não causariam tantos prejuízos.
Estes últimos 60 anos têm sido difíceis. Muitas secas têm nos assolado e a umidade do ar tem caído consideravelmente nos últimos anos.
Vale destacar que meu município (Riachão do Jacuípe) e todas as cidades vizinhas têm a economia baseada agropecuária, e com isso, têm sofrido muito.
É lamentável. Eu tenho 15 anos, e a única caatinga que conheço é um resquício deixado pelo meu bisavô, com 20 tarefas. Ela é lindíssima, mas uma das únicas existentes em toda a Bacia do Jacuípe.

Gabriel-wugo
Автор

A luta para salvar o mundo... DE NÓS MESMOS, até onde vai a ganância do ser humano?

elvisesteban
Автор

Matéria muito interessante e preocupante, isso deveria ser mostrado nas escolas para conscientizar as crianças jovens e adultos também.

carlosestevam
Автор

Foi nos dado um oásis no meio desse deserto de vida que é o Universo, e infelizmente não estamos sabendo cuidar de tal presente, uma pena! Preferimos entrar em guerra por um pedacinho de terra como disse Carl Sagan.

JoaoFelipe-oyen
Автор

Esperança? Ahahaha o mundo está cheio de pessoas, políticos, líderes que são negacionistas! Esse é o pior desastre!

herbert
Автор

Ando somente de bicicleta; reciclo meu lixo orgânico transformando em adubo; raramente uso sacolinha no supermercado; meu quintal tem 3 árvores. Não é muito mas faço o que posso, estou de consciência tranquila.

josehenriquemartinatto
Автор

Ótima reportagem Camilla. Você é a melhor. 🌻

mariaaparecidasartorisigol
Автор

O problema é a falta de interesse de investir em soluções, pq elas já existem, mas ia deixar os bilionários menos ricos e eles meio que n querem isso, a população da classe baixa e média q vai pagar o pato.
É só lembrar que enquanto o agronegócio bate recorde de lucro, a população do brasil passa fome.

_gatopreto_
Автор

As vezes eu acho que os humanos tem que acabar mesmo, sinceramente. Sempre fui positiva com relação a isso, mas eu perdi a esperança. Já aceitei que não somos bons, apesar de eu não compacturar com isso, mas se for pra acabar então vamos todos.

georgiamesquita
Автор

E tds nós temos grande parte de responsabilidade nesta tragédia.

asteroidesilverio
Автор

Camila como sempre arrasando nas matérias!!!!

soeirodefaria
Автор

Enquanto os países mais ricos do mundo não se comprometerem efetivamente aos acordos mundiais ambientais, estaremos todos fadados ao fracasso.

carlaisidoro
Автор

Ao ver no que a humanidade se transformou me questiono se vale a pena salvar a vida por aqui.
Só lamento os animais que não tem nada a ver.

carinhaquemoralogoali
Автор

Muito bom video parabéns muito bom mano!

tomtomeverest
Автор

Muito triste, isso é falta de empatia pura até com os próprios filhos, quem é mais velho ta pouco se lixando pois não vai estar mais aqui quando tudo estiver indo pro saco e enchentes e catástrofe climáticas destruírem vidas!

Rafylt
Автор

Triste saber que o Brasil era um país líder na discussão ambiental e hoje, no governo Bolsonaro, somos vistos como um empecilho ao progresso contra o aquecimento global e respeito ao direito dos povos originários. Temos a maior biodiversidade do planeta, o que deveria ser um orgulho nacional, mas só valorizamos soja e gado.

leonardodasilveiradesouza
Автор

Me entristeço ao ver que ainda há tanta ignorância a respeito desse assunto. Tantos filhos e filhas da natureza ainda machucando essa mãe tão generosa. Rogo que nossos olhos se abram antes que um desastre natural de proporção global seja necessário.

Templestars
Автор

OOOWWW Mulher!!! Essa é braba pra fazer jornalismo de verdade❤❤

leandrodenobrega
Автор

excelente matéria! agradecimentos de uma pesquisadora do clima! mais matérias como estas são importantes!