Costocondrite: Conheça a inflamação que causa dor no peito e nas costelas

preview_player
Показать описание
A costocondrite, muitas vezes chamada síndrome de Tietze, é causa comum de dor no peito em crianças e adolescentes, responsável por 10% a 30% das queixas de dor torácica em pessoas jovens. Além disso, mulheres com mais de 40 anos fazem parte do grupo de maior prevalência.

O distúrbio se caracteriza pela inflamação da parede torácica, envolvendo a cartilagem que circunda o esterno, unindo este às costelas ao seu redor.

Dentre os sintomas do problema, podemos citar além da dor, excesso de sensibilidade e edema local. As opções de tratamento incluem o uso de anti-inflamatórios, mudanças de hábitos e, em alguns casos, injeções de corticosteróides.

Apesar de ser mais comum em crianças, a costocondrite pode sim ser diagnosticada em adultos. Neste caso, o processo diagnóstico exige ainda mais cautela.

Geralmente quando algum adulto se queixa de dor no peito, a suspeita é de que algo potencialmente grave esteja acontecendo, provavelmente um problema cardíaco. Por causa disso, é requerida uma pilha de exames, para que assim possam ser descartados outros problemas.

Se tais testes, especialmente àqueles relacionados às doenças cardíacas, estiverem normais, os dados clínicos serão avaliados, conduzindo ou não ao diagnóstico da costocondrite.

#costocondrite #fisiatria #dorcronica

[00:00] Introdução à costocondrite.
[00:50] Grupos de risco.
[01:24] Causas da condição.
[02:03] Diagnóstico.
[02:34] Quando procurar um médico.
[03:12] Opções de tratamento.
[03:48] Cuidados a longo prazo.
[04:22] Conclusão e convite para interação.

------------------------------------------------------

DÊ SEU LIKE + FAVORITE O VÍDEO + INSCREVA-SE NO CANAL + COMPARTILHE + CURTA NO FACE

No Canal da Clínica existem outros vídeos que complementam esse vídeo que acabou de assistir.
Clique no link para assistir:

------------------------------------------------------

Sobre o Dr. Marcus Yu Bin Pai:
Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.
CRM-SP 158074 / RQE 65523, 65524
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá! Atendemos pacientes com Dor em São Paulo!
WhatsApp (São Paulo):

hongjinpai
Автор

Tenho uma dor no peito que começou em maio de 2020, passei em vários médicos, pneumologista, cardiologista, alergologista, ortopedista, clínico geral, psiquiatra, psicólogo, neurologista, ginecologista, por um ano fiquei nessa luta tomando medicamentos, indo para o hospital quase todos os dias, tomei todos os tipos de anti inflamatório, corticóides, até morfina, adrenalina e nada resolveu, fiz tratamento com ozônio, tomando 22 agulhadas na coluna, na barriga e no peito, durante alguns meses. Tomei medicamentos homeopáticos, exames todos que podem imaginar, desisti de buscar ajuda em 2021 estou a um ano nessa situação, durmo com a dor e acordo com ela, 24 horas por dia! Tem dias que são piores que os outros, até hoje nenhum médico conseguiu descobrir o que eu tenho! Só um desabafo, emocionalmente tem momentos que são bem difíceis.

tamarabarbosa
Автор

O jeito que você comentou é que estou passando já passei por vários médicos e nenhum descobriu o meu problema eu fiz eletrocardiograma e rx no tórax não deu nada agora eu estou ciente de comentar com o meu médico muito agradecido amigo que Deus te ilumine sempre

robsonfernandesdasilva
Автор

Após passar 3 anos sentindo dor no tórax, fiz todos os exames de sangue, eletro com doppler, em resumo, após começar a fazer o exercício de prancha que todo mundo deve conhecer, fiz um fortalecimento do core, que é toda a parte de peitoral, coluna, lombar e abdômen, pra finalizar hj essa dor nem aparece mais, fez enquanto ela dá só aquela leve pontada raramente, em resumo pratiquem atividade física e fiquem bem...🙏🙏

ruanamorimfitnes
Автор

Sou atleta amador de corrida de rua, treino planilhado há uns 15 anos e alguns treinos são bem fortes. Venho sentindo essa dor desde q comprei um tênis com pisada diferente da que eu era acostumado, e acredito q forçou um pouco mais meu corpo e gerou essa inflamação nas costelas mesmo, vou no médico pra saber.

davidpheragon
Автор

Este médico falou tudo sobre que acontece comigo, hoje com menos intensidade 🙌🏼

vanildasantos
Автор

tenho suspeita de Ehlers-Danlos e tenho costocondrite recem diagnosticada (mas tenho isso desde criança). fui no ortopedista e disse que nao tinha tratamento. fiquei bem sem o que fazer. quem ta me ajudando a procurar de fato tratamento é minha geneticista. é muito ruim os próprios especialistas não entenderem o que se tem no corpo. daí cmg, ataca disautonomia junto.
obg pelo video, dr!

arielramos
Автор

Bom dia. Comecei com essa dor no domingo 29/05/22, a princípio achei que era aquela dor de gases que dói qdo respiramos, porém não passou, começou a doer até qdo pisava como lado direito. Fui ao CREB. aqui de Botafogo RJ, fiz um raio-x e ultrassonografia, não deu nada nos dois exames. O médico receitou Arflex 200mg, Miosan 5mg e compressa quente no local 3 x ao dia. Tá melhorando já consigo dormir do lado direito. Espero ajudar os amigos com o mesmo problema. Abço

pqdtvelame
Автор

A minha história ontem, exactamente como disse...procurei o cardiologista pois não aguentava a dor é parecia que ia ter um ataque cardíaco, já me passava para o braço e o médico diagnosticou síndrome de tietze...fez-me muitas perguntas quando respondi que andava há um ano no reumatologista pois sentia dores no corpo e a médica analisou que estou com sintomas de fibromialgia.
Pronto aqui estou na esperança de compreender como posso me ajudar, obrigada Dr. Hong pelas suas explicações 🙏, bem haja

mytube
Автор

Tenho isso faz 2 anos, sensação parece pancada forte no centro do peito, muitas vezes começa doer e coração acelera daí sobe pressão, dá um medo e já fiz vários exames, meu coração está 100%, vi pelos comentários não sou único que passa por isso, vou tentar praticar exercício físico para ver alguma melhora

AndreCouto-yn
Автор

Gratidão pela explicação pena que os médicos não abrem o leque do conhecimento e prefere diagnosticar com crise de ansiedade que foi meu caso sendo que tenho artrite reumatoide 😢 venho com dores seguida de febre falta de ar e é sempre o mesmo diagnostico. Agora darei essa sugestão.

valeriaflorentino
Автор

Já fui diagnosticada com costocondrite e sou portadora de fibromialgia. Fiz tratamento pra costocondrite mas cerca de quatro meses atrás voltei a sentir os sintomas novamente.

mariasalete
Автор

Uso o nimesulida 100 pra diminuir a dor . Vou ao Médico. Muito bom o vídeo. Já me inscrevi

fernandohenriques
Автор

Eu sinto uns estalos quando eu vou tossir, é doloroso e desconfortável. Tudo comecou quando eu tinha acabado de me alimentar, e logo em seguida, eu bebi agua e naquela estante agua, nao quis descer ai, eu meio que forcei um pouco... Eu acredito que como eu tinha acabado de me alimentar, a pressao da agua foi tao forte pra descer o alimento que desceu rasgando por dentro, naquele momento doeu muito e de la pra ca, vivo sentindo o desconforto. A medica pediu uma endoscopia 😢

kesiasilva
Автор

Eu tenho essas dores constantes há mais de onze anos Só agora descobriram que é costocondrite Estou há espera de uma consulta com o reumatologia Tem sido viver num inferno, mas acredito que tudo vai ficar bem As melhoras para todos

rosalindacanario
Автор

Fiquei travada quando senti essa dor forte, estava sentada no carro e qq movimento a dor piorava, to agora deitada na cama esperando o relaxante muscular fazer efeito 🙏

SHEILAMAR-
Автор

Acabei de descobrir que sofro dessa síndrome, tive um segundo e terrível episódio muito mais forte desde sexta-feira! Fiquei dois dias de cama porque não queria ir para a emergência de hospitais! Amanhã vou a minha médica, agora sabendo o que tenho! Obrigada Doutor! Abraços, daqui da Suíça.

claudiamichel
Автор

Obrigada doutor pela explicação, eu a 2 anos com essa dor apos o covid 19 ja fiz vários exames para o coração e pulmão e tudo normal mjnha vida nunca mais foi a mesma.😔

gracabeatriz
Автор

Obrigada por esse vídeo tão rico em informações, ganhou mais uma inscrita, Deus abençoe

diariodaday
Автор

Eu achei que estivesse tendo um infarto. Fui ao cardio, pneumo e gastro. Não consigo respirar direito, vivo nas urgências. Já estou perdendo a esperança de melhorar .

jacquelineleite