Despersonalização e Desrealização

preview_player
Показать описание
Seja pelo canal do Youtube, seja pelo instagram, muitas pessoas me perguntam sobre a despersonalização ou despersonificação. Depois de ter respondido várias vezes sobre esse assunto, resolvi fazer este vídeo para falar um pouco mais a fundo sobre esse transtorno. Veja esse vídeo então para saber um pouco mais sobre o transtorno de Despersonalização e Desrealização.

Esse transtorno é considerado um tipo de transtorno dissociativo. Ele consiste em sentimentos de estar desconectado de seu corpo ou processos mentais. Sentimentos estes que ocorrem de maneira persistente e recorrente.

Na desrealização, uma sensação muito comum é a de estar desconectado do ambiente ao seu redor, enquanto na despersonalização, a sensação de ser um observador, de estar vendo os eventos da sua vida como se estivesse de fora do corpo, é o mais comum.

-

Para conhecer nossos conteúdos pagos, veja abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------------

Receba nossas novidades em primeira mão, além de descontos exclusivos de nossos Cursos e Workshops.

___

Siga nas redes sociais e nosso podcast:

Nosso canal busca uma melhor qualidade de vida para você! Por isso, inscreva-se em nosso canal para ficar atualizado
com todos os nossos vídeos, nos ajudar a crescer e assim mais pessoas serem ajudadas:

Temos vídeo novo toda Terça-feira com temas variados.

Aos sábados teremos vídeos respondendo as perguntas de nossos seguidores, por isso, não deixe de nos enviar uma pergunta pelo Instagram e Youtube na quarta-feira.

Produção: Diego Falco

Roteiro: Diego Falco / Alcione Ricci

Direção: Diego Falco

Psicólogos:

Diego Candeloro Falco CRP 06/122081
Alcione Candeloro Ricci CRP 06/13108

FALCO E RICCI QUALIDADE DE VIDA
Cadastrada pelo número CRP 5264/J
e pelo CNPJ 22.029.976/0001­-20
___

Obrigado e até a próxima! ,)

#TerapiaCognitiva #Psicologia #TerapiaCognitivoComportamental #SaúdeMental #SaúdeEmocional #Psicólogo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vou falar o que eu fiz para sair dessa.
1- entendi que eu não estava ficando louca ou qualquer coisa do tipo mas que isso se tratava de um sintoma (no meu caso foi por conta de um período de muito estresse causado por crises de ansiedade e pânico e por um pensamentos obsessivos/ intrusivos que me causaram muito estress )
2-pare de pensar que vc tem isso e apenas viva como se não tivesse; como se esse fosse sua nova forma de enxergar as coisas.(também pare de pesquisar sobre o assunto isso só vai te deixar mais ansioso e isso só vai fazer piorar o quadro)
3- faça exercícios físico. Não tem como fugir pq é isso que vai fazer melhorar. Faça ao menos 30 minutos de exercício DIÁRIO (inclua cardio pq ajuda MUITO) (no meu caso eu fazia caminhada todo dia sendo que por 10 minutos eu fazia cardio de corrida estacionária, subir e descer escada e polichinelos sendo que eu intercalava isso com a caminhada para dar um descanso)
4- mude a alimentação. Tem alimentos que ajudam MUITO a reduzir a ansiedade, depressao ou/e pânico que são as causas de tudo isso. Inclua banana, mel, aveia, chocolate amargo, laranja, peixe ou atum/sardinha na alimentação pq isso tudo ajuda na produção de serotonina e alivia o stress.
5- aromoterapia ajuda muito (óleos essenciais de lavanda e laranja são os melhores para reduzir o stress)
6- tome banhos quentes pois aliviam o stress
7- diminua o uso de tela o máximo possível pq elas agravam o quadro.
9-mindfulness, tomar 30 minutos de luz solar direta e colocar os pés na grama são alguns exercícios de presença que ajudam muito
- quando a sensação vier apenas continue fazendo o que estava fazendo antes e logo vai passar. Não de atenção ou fiquei pensando sobre. A receita pra sair dessa é ignorar essas porcaria
10-entregue todo o processo nas mãos do Senhor pois ele é quem nos faz vitoriosos🙏🏼
Acredite: você vai sair dessa. Não se desespere com os comentários negativos mas se motive pelos relatos daqueles que saíram dessa.

FrodoGandal
Автор

Lembro exatamente como é a sensação, neste mesmo dia ano passado estava tendo esses problemas, a única coisa q tentava fazer é pensar "isso vai passar"
Eu tinha esperança de que ia vencer, eu consegui vencer, tive paciência e acreditei que iria melhorar. Obrigado Deus❤

bryan_natan
Автор

Sempre tive a sensação de que as coisas que estou vivendo não são reais, tipo exemplo simples de infância. Um menino que eu gostava me pediu em namoro quando eu tinha uns 10, só que hoje eu tenho a impressão de que isso não aconteceu. Ontem eu briguei com o meu pai, mas a noite eu deitada tive a impressão que nada era real, é estranho demais.

Biancasilva-klvi
Автор

Acabei de ter a despersolizacão estou tendo agora né ! Tenho consciência mais sinto longe de tudo mais estou bem consciente e tranquilo kkkk

albertonunes
Автор

Me identifico em tudo que você descreveu, não sei se isso me deixa mais tranquila. Mas é bom saber que isso é algo que outras pessoas passam e que há tratamento.

lucianabelo
Автор

Em tudo que eu vi sobre dp/dr, vi pouca menção sobre o tempo de duração da crise em si. Comigo duram apenas alguns segundos e esses episódios acontecem desde 2017, passando por fases em que ocorrem mais ou menos. O que me angustia é que eu não consigo descrever os gatilhos, são sempre pensamentos confusos sobre uma memória ou sonho, e se repetem na minha mente até eu me desconectar por uns 10 segundos. Não controlo minha mente, tudo fica confuso, parece que estou flutuando ou embaixo d'água, há uma névoa no ambiente, os sons ficam abafados, tudo parece meio distorcido e distante, e meu cérebro "me abandona", perco totalmente o controle dos meus pensamentos, que ficam bem enevoados. Além disso, me sinto muito enjoada, e uma vez cheguei a vomitar durante um episódio. Quando termina, fico fisicamente bem, mas emocionalmente podre, me sentindo doente mental mesmo.

ellenfilms
Автор

É horrível isso, é como se você tivesse anestesiado ou sensação de cabeça vazia, parece que não tem controle sobre o corpo entre outros.. sensação horrível

kauanyzanella
Автор

As vezes quando não estou ocupado eu me impressiono com o fato de eu e o mundo estarem existindo, parece que os meus olhos se abriram e eu posso perceber que a realidade não tem nenhum sentido, eu sinto como se a vida inteira eu vivia automaticamente e não tinha controle sobre mim e que só agora eu acordei, minha percepção fica estranha e confusa, eu fico me perguntando se a vida é real e tomo um susto com isso

Rensama
Автор

Minha sensação é de me olhar no espelho e não me reconhecer como pessoa, como se eu não fosse eu mesmo. É bem esquisito. Parece que estou numa simulação.

zermatt.trader
Автор

Me sinto distante. É como se o mundo fosse distorcido, é como se nada é real. Por momentos do dia a dia, por segundos, me sinto desconectado do mundo. Ao sentir isso, tenho que apertar alguma coisa com minha mão, fechar os olhos e respirar, mas nem sempre os pensamentos, sentimentos, as angústias passam... O mundo parece irreal a todo instante, me sinto flutuando, olhando as coisas ao longe como se nada daquilo fosse real. Por que existimos? São pensamentos repentinos que vêm à minha mente sem querer, fico buscando alternativas para melhorar isso em mim, mas é complicado, ninguém entende. Sinto-me assim, com essa desrealização( como se o mundo fosse irreal, como se eu vivesse um mundo em qual eu não me encaixo) desde criança, mas isso sempre acontecia com menos frequência. Agora adulto, isso vem a todo instante. E nos últimos dias, isso vem acontecendo frequentemente, até onde isso vai. Meu Deus me ajuda, não desejo isso a ninguém💔😖

EdsonSantos-lioh
Автор

Excelente explicação! Há 4 anos eu tive TAG e esses sintomas foram os piores, porém superei.

alexiszamora
Автор

Vou contar o que aconteceu comigo pra ficar de alerta e também acalmar quem precise ler.
Desde criança tenho momentos de desrealizaçao, inclusive achava legal pq eu conseguia controlar e duravam segundos. Até que recentemente cometi a burrice de comer brisadeiro e acabou que desencadeou uma crise MUITO forte de desrealizaçao. Acordei de madrugada tendo um ataque de pânico fortíssimo achando q tinha enlouquecido e fiquei uma semana “louca”. O que me ajudou foi realmente entender que isso era um sistema de defesa do cérebro (ficava me lembrando disso pra não me deixar cair na loucura) e mudar meus hábitos. Comecei a dormir cedo, me alimentar melhor, fazer exercício e todas essas coisas básicas que sabemos que funciona e dificilmente colocamos em prática. Mindfulness tbm me ajudou bastante. Enfim, saibam que VAI passar, sei que é difícil mas NÃO PENSEM nisso, mudem o foco, o cérebro realça o que damos atenção. Se cuidem e evitem ao máximo qualquer tipo de entorpecente, inclusive o álcool.
Vai passar!!!!

li-qgdk
Автор

Achei o vídeo muito informativo. Eu talvez tenha tido desrealização algumas vezes. Não foram necessariamente experiências ruins, mas me despertaram a curiosidade devido à sua bizarrice. Me senti conforme descrito, como uma espectadora do momento, e não como se estivesse lá de verdade, e como se o que estivesse acontecendo fosse artificial, uma simulação. A única coisa em comum entre todas as ocorrências era que eu estava em lugares muito barulhentos, como uma festa com música alta.

portrasdainventividade
Автор

Passo por isso desde os meus 11 anos. Geralmente o gatilho para que eu desrealizasse era tomar banho no período da noite, mas ultimanente o gatilho se tornou o anoitecer. Então todas as noites eu estou numa sensação de estar a beira de uma bomba explodir, tentando lutar contra meus pensamentos que só falam que vou desrealizar naquele momento. Até que acontece. Dura alguns segundos e é de uma agonia imensa. Para os outros eu estou aparentemente bem, e a maioria nem percebe que estou em crise. Mas dentro de mim está tudo pelo avesso, e o que mais ecoa na mente nesses momentos é de que nunca vou sair daquele episódio, que aquele é pior que o outro, que não vou retomar a consciência real do que me rodeia. Inclusive meu receio é de fazer algo que me machuque na tentativa de "voltar" para a realidade, já que em alguns momentos eu me belisco para tentar retornar. É péssimo :(

anagbrl
Автор

Já passei por isso mas tinha apenas uns 12 anos e infelizmente meus pais não conseguiram entender que não era um problema neurológico e sim psicológico.Muito menos o neurologista conseguiu identificar isso, me passou remédio tarja preta e tive que aprender a sair da crise sozinha.Gracas a Deus hj em dia eu sinto isso muito raramente e consigo ficar calma para sair da crise mais rapidamente.

gabiealmeida
Автор

Quando criança infelizmente vivi em um lar com muitas brigas e vi até violência física do meu pai contra minha mãe, então eu sofria muito com isso, então devo ter isso até hj por consequência do que passei...tenho às vezes essas sensações de observar a vida como se estivesse fora da realidade e aí fico imaginando se é real aquilo...fora outras coisas que vc falou no vídeo. Preciso fazer terapia.... sempre pensei que isso não é normal.
Outra coisa é que na adolescência era muito solitária e não tinha amigas de verdade, então por ficar na maioria das vezes assim...eu criava na minha cabeça outras realidades, tipo eu sendo amada, recebendo atenção, sorrindo, sendo extrovertidas, me apaixonando... tudo que era oposto do que eu passava na vida real.

estudostorres
Автор

Acabei de voltar do psiquiatra, achei que tava ficando louca, com esquizofrenia ou em surto... tenho TAG e nunca tinha sentido NADA assim! Só de conversar com o médico e entender já me aliviou...Voltei com a medicação e espero não ter a crise que tive essa noite

isabelacabrinichambo
Автор

Infelizmente tenho desrealização 24/7 desde o dia 20/05/2009... Eu tinha 12 anos, enfrentava dores fortes na barriga, fui fazer uma endoscopia e, ao acordar, ainda me sentindo grogue, começou dali e nunca mais tive um segundo de sossego na minha vida. No inicio foi muito brando mas sempre presente, algumas vezes tinha crises mais fortes, mas de forma geral dava para levar... Em agosto/2014 eu tive um episódio gravíssimo de sindrome do pânico por um acontecido na família, passei por alguns psiquiatras/psicologos relatando esse problema da desrealizacao e tudo oq eu escutava de volta era estranhamento, via nos profissionais o semblante de "ih, esse aí pirou", e nunca recebi acolhimento, só distanciamento, além de receitas de ansiolíticos. Com os ansiolíticos, além das sensações se agravarem, me senti vegetando, eu sempre tinha sido muito bom em matemática e depois não conseguia mais fazer uma conta simples de cabeça. Um mês depois disso, tomando ansiolítico, resolvi beber, tomei um porre e fiquei dez dias com sensação de estar bêbado, com sensação de estar vivendo no automático, e com a desrealização em níveis extremos. Desde então a cada dia que passa a sensação só piora. Minha atenção e cognição despencaram a níveis alarmantes, entrei em uma faculdade e reprovei inúmeras vezes, passava horas assistindo aula e não conseguia prestar atenção em dez minutos de aula. No meu trabalho, não consigo dar nem perto do meu melhor. Tenho uma namorada linda e carinhosa, eu olho para ela e não consigo esboçar emoção. Minha mãe sofre com dores e eu não consigo ter compaixão. Infelizmente essa desgraça dessa condição roubou minha alma. Hoje tenho 26 e eu sinto que minha vida acabou, sinto dores frequentes nos olhos pois não é facil olhar ao redor e identificar que aquilo não é real. Não tenho coragem de tentar o pior pela minha família. Eu escrevo isso chorando, queria poder dar um abraço em todos vocês que sofrem com isso. Espero que um dia Papai do Céu possa derramar em mim suas bênçãos e tirar de mim essa sensação horrível.

ogtlzmg
Автор

Oi gente! Vim dizer que passei por um período muito triste de desrealização também e esses vídeos me ajudaram muito! Como eu sei que tem um pessoal que assim como eu, sai pesquisando pra se informar um pouco mais e tentar tirar o medo ou a dúvida de que está enlouquecendo, saiba de uma coisa: você não está. Tive tanto a desrealização quanto a despersonalização e posso dizer que foi uma experiência aterrorizante, já que persistiu por 7 meses seguidos. Porém, enquanto eu não entendi que são tudo fatores NATURAIS do cérebro tentando proteger a gente do estresse do cotidiano e fazendo isso como meio de defesa, eu não me acalmei. Infelizmente enquanto estamos em uma crise de dr, é comum que quaisquer sentimentos negativos pendure nossa cabeça, por isso algumas pessoas ficam durante tanto tempo mergulhadas nessa crise que parece não ter fim.

No meu caso, eu me lembro que meu ouvido parecia tampado, o sabor das coisas parecia estranho, vista embaçada, não sentia o tato direito ou que estava de fato controlando meu corpo, tinha medo de sair andando na rua porquê tudo parecia esquisito, medo de enlouquecer ou de perder o controle... Sensações angustiantes! Fora a estranheza e pensamentos recorrentes sobre minha própria existência e a existência da humanidade. Tudo foi desencadeado por causa de um estresse no trabalho, relacionamentos turbulentos e falta de me priorizar como pessoa. Entendam algo: a desrealização ela vem para TE PROTEGER DE ALGO. Encontrar a raiz do problema e tratar essa raiz irá fazer com que a desrealização desapareça. No meu caso era o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Comecei uma terapia com um profissional especializado em Cognitivo Comportamental e o uso de medicações (Paroxetina e Rivotril) me ajudaram muito! Em meses eu vi minha evolução e meus sentidos voltarem aos poucos enquanto eu ia trabalhando meus medos e preocupações na terapia. Apoio psicológico é ESSENCIAL nessa situação, pois eu também achava que não iria sair dessa visto que tem muitos relatos de pessoas que dizem estar passando pela desrealização a anos. É um tanto desanimador e amendontrador ler esse tipo de coisa, eu sei, mas vai por mim... Convém focar muito mais em trabalhar na causa do problema e acreditar que vai passar por que vai passar sim! Confie no processo!!

Mais um coisa: enquanto eu estava no meu processo terapêutico da desrealização, eu dizia ao meu psicólogo que achava que as coisas nunca mais iriam voltar a ser como era antes (Isso é típico de qualquer pessoa que passa pela despersonalização ou desrealização). Pois eu quero que você saiba que as coisas não tem que voltar a ser como era antes, mas sim elas podem ser melhores! Falei isso para ele e quando ele mudou meu ponto de vista sobre isso, percebi que querendo que minha vida voltar a ser como estava antes de passar pela DR era pedir para não evoluir como pessoa e permanecer sem entender melhor sobre meus sentimentos, minhas angústias e ficar mergulhada num mar de ansiedade e depressão. Essa parte foi com toda certeza o ponto chave que me ajudou a abrir mão da ideia persistente de que as coisas estariam normal apenas naquela noção de realidade que eu tinha antes da DR, sendo que as coisas sim podem ser boas mesmo passando por ela e enfrentando ela de frente. Como já dizia Heráclito: "Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio porque as águas se renovam a cada instante."

TEM CURA SIM, NÃO DESISTA DE VOCÊ!! Coloque que na cabeça que é apenas uma fase difícil da vida, mas que irá passar por ela se tomar as medidas certas. Não perca a esperança e procure ajuda. Fique perto de pessoas que você goste e foco TOTAL NO PRESENTE!!! Desejo melhoras a todos que estão passando por essa situação difícil, estarei torcendo e orando por cada um de vocês. Sei que irão vencer!!

kymbellyvieira
Автор

Minha situação está tão triste que estou achando que nada é real, espero que melhore.

thomasturbano