Enviado dos EUA ao Brasil discute mudanças climáticas e Fundo Amazônia

preview_player
Показать описание
O enviado especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, está em Brasília para dar continuidade ao grupo de trabalho de Mudanças Climáticas Brasil - Estados Unidos, que os presidentes Lula e Joe Biden relançaram no início do mês. A intenção da visita é discutir oportunidades para o Brasil e os Estados Unidos colaborarem no combate à crise climática, coibindo e revertendo o desmatamento, avançando na transição para a energia limpa e construindo uma bioeconomia forte.
Nesta segunda-feira (27) pela manhã, Kerry se encontrou com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ainda hoje ele participa de uma reunião ampliada com representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Meio Ambiente.
No início do mês, os Estados Unidos anunciaram a intenção de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, inclusive com aporte financeiro ao Fundo Amazônia. Esse fundo estava paralisado desde 2019, com mais de R$ 3 bilhões em caixa, após decisão do governo anterior. E foi reativado por decreto do presidente Lula em 1º de janeiro. Os dois países reconheceram a importância da cooperação nas áreas de combate ao desmatamento e à degradação, reforço da bioeconomia, estímulo à energia limpa e práticas agrícolas de baixo carbono.
John Kerry fica no Brasil até terça-feira (28) e ainda vai se encontrar com representantes do Congresso Nacional e líderes da sociedade civil.

Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Рекомендации по теме