um PARADOXO que NÃO É um PARADOXO #ciencia #paradoxo #curiosidades

preview_player
Показать описание

🔶 Siga "Um Pingo de Ciência":

-
🛞🔄 O que vemos aqui são círculos concêntricos de tamanhos diferentes desenhados em uma roda. Mas, ao mesmo tempo, podemos ver que o traço marcado em cada um deles percorre a mesma distância enquanto a roda é girada, o que implica que os círculos deveriam ter tamanhos iguais. Essa incongruência ficou conhecida como "Paradoxo da Roda", de Aristóteles (384-322 a.C.), que foi quem percebeu o suposto dilema.

💡Quem conseguiu explicar esse paradoxo – aliás, mostrar que não há paradoxo algum, mas apenas uma ilusão – foi o italiano Galileu Galilei (1564-1642 d.C.), quase dois mil anos depois, que percebeu que, na verdade, ocorre um "deslizamento" dos pontos internos quando se faz a rotação de uma figura geométrica. Para entender isso, imagine um hexágono rotacionando com um hexágono menor em seu interior. O que Galileu percebeu foi que apenas os pontos da superfície do hexágono externo descrevem uma rotação completa, enquanto os pontos do hexágono interno, assim como quaisquer outros pontos internos, são "deslizados" em direção à rotação, deixando "vazios" atrás de si. O mesmo acontece para os pontos internos do círculo maior que vemos no vídeo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gostou deste short?! Deixe seu like, inscreva-se no canal e deixe uma sugestão de tema para o próximo short! 😃🤜💥🤛💧💡🧠🚀

🐠 Você curte aquarismo? Use nosso código PINGO5 para ganhar 5% de desconto na compra de qualquer item no site da Jardim Submerso Aquadesign.

umpingodeciencia_
Автор

Isso ocorre porque a relação entre dois círculos, maior e menor, denota uma hierarquia geométrica fundamentada na proporcionalidade dos respectivos raios. Tal configuração estabelece um gradiente de curvatura diferencial, influenciando a densidade de pontos perimétricos em escalas métricas correlacionadas ao diâmetro absoluto.

fernandoalves
Автор

Na hora que os círculos começaram a girar, logo deduzi que os círculos menores estavam deslizando.

Quem sabe, a evolução do conhecimento humano nos dá essa capacidade de intuir sobre as coisas! O que, na antiguidade, eram necessárias grandes mentes para se enxergar algo, hoje qualquer um ou pelo menos a maioria de nós tem facilidade para analisar. Daqui há alguns séculos, talvez, nossas crianças brincarão com física quântica, enquanto rabiscarão sombras de objetos da 4ª dimensão. Absurdo para nós, trivialidade para eles.

AndreSantos-dodp
Автор

Se esses dois circulos fosse separados, entre o menor e o maior nao iria dar certo isso, mas como o que esta girando é esse círculo maior as duas vao chegar no mesmo tempo e ao mesmo destino

BrunoSilva-cpoc
Автор

Pqp, é sério que precisou Galileu explicar isso? Em poucos segundos eu percebi que o círculo de dentro tava deslizando sobre a linha de cima… sou um gênio?!

MrArtigentz
Автор

a sua explicação honestamente não explicou quase nada

CrudeBuster