Plenário - Torna Tancredo Neves patrono da redemocratização brasileira - 26/10/21

preview_player
Показать описание
Acompanhe:
00:00:00 - Início
00:00:24 - Breves Comunicações
03:01:53 - Ordem do Dia – Discussões e Votações
07:15:56 - Resumo do Dia

Propostas Analisadas:
- PL 5851/05: Declara Tancredo Neves patrono da redemocratização
- PL 2633/21: Ajusta termos para conclusão de obras inacabadas em escolas
- PL 4353/08: Institui dia dos trabalhadores da área de lazer
- PDL484/21: Acordo Brasil-Estados Unidos de cooperação econômica
- PDL 332/21: Acordo Brasil-Suíça sobre transferência de pessoas condenadas
- PDL 159/21: Acordo Brasil-El Salvador na área de Defesa
- PDL 397/2019 - Aprova o texto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre a República Federativa do Brasil e a República do Suriname, assinado em Brasília, em 2 de maio de 2018.
- PDC 1164/2018 - Aprova o texto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre a República Federativa do Brasil e a República Democrática Federal da Etiópia, assinado em Adis Abeba, em 11 de abril de 2018.
- REQ 1689/2021 - Requer regime de urgência, com base no art. 155 do Regimento Interno, para apreciação do PL 5851/2005.
- REQ 1681/2021 - Requerimento de Urgência (Art. 155 do RICD) ao PL 4353/2008

Sessão Deliberativa Extraordinária (virtual)
Início: 26/10/2021 às 13h55.
Ordem do Dia: 16:59

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) projeto que declara o ex-presidente Tancredo Neves patrono da redemocratização brasileira. O Projeto de Lei 5851/05 agora segue para o Senado Federal.

Ex-governador de Minas Gerais, Tancredo Neves sempre foi conhecido pelo seu perfil conciliador. A sue eleição para presidente da República, realizada por colégio eleitoral em 1985, marca o fim no regime militar instaurado no Brasil a partir do golpe de 1964. Tancredo não chegou a exercer o cargo porque faleceu em abril. O mandato foi exercido pelo vice, o ex-presidente José Sarney.

A proposta tem origem em uma sugestão enviada à Comissão de Legislação Participativa pela Associação Comunitária do Chonin de Cima (ACOCCI), sediada na cidade de Governador Valadares (MG).

A aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados marca os vinte anos da Comissão de Legislação Participativa, responsável por analisar sugestões da sociedade civil e transformá-las em propostas em tramitação no Congresso.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG)  parabenizou a iniciativa da ACOCCI, autora de diversas sugestões encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa (CLP) e destacou o papel do colegiado na democracia participativa. “É uma comissão que abre as portas da Câmara dos Deputados para a sociedade”, disse. Sobre a homenagem, Monteiro destacou que Tancredo Neves teve papel fundamental na redemocratização.

Presidente da Comissão, Waldenor Pereira (PT-BA) disse que a aprovação da proposta marca a relevância da CLP na democracia participativa. Deputados da bancada de Minas Gerais destacaram a trajetória de Tancredo Neves. “É uma justa e merecida homenagem. Parabéns a Tancredo Neves e toda a sua família”, disse o deputado Lincon Portela.

Líder do PSDB, o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG) disse que a proposta é simbólica para o País em tempos de crise democrática. “Esse projeto faz justiça a um grande brasileiro, um estadista que dedicou a sua vida a trazer de volta ao Brasil os ventos da Democracia”, afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Geórgia Moraes
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga-nos também nas redes sociais:

#CâmaraDosDeputados #Plenário #Votação
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Deputado s vote ao a favor para os 400 reais para ajudar o povo

lucianonascimentosantos
Автор

E sobre esse assunto aí fazer uma emenda constitucional fazendo com que esse bolsa família ele seja coisa definitiva e que presidentes futuros nenhum possa tirar esse direito da bolsa família para essa população acossam dependente da bolsa família então mais uma vez vamos fazer o emenda Garantindo que o bolsa família ele é definitivo para que o outro presidente futuramente não tire o Bolsa Família a população a qual sua mais necessitados isso é muito importante se não fizer uma emenda constitucional garantindo os direitos um outro presidente entra aí e vai tirar esse direito dos daqueles que precisa e dar para quem não precisa até hoje mesmo existe em outros governos do passado a qual já existiu

josealvesdelima
Автор

Vocês recebem todo mês seu salário!!! Não dá vergonha na cara??

elenaraplumer