Parkinson - Como Tratar a a Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson

preview_player
Показать описание
Um dos aspectos que chama muito a atenção dos pacientes e familiares é a Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson. Infelizmente, a terapia medicamentosa não tem muito efeito sobre essas alterações, mas existem outras estratégias que podemos utilizar para postergar a chegada dessa fase na doença.

Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a fisioterapeuta Érica Tardelli explicam sobre o que causa a Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson e o que podemos fazer para tratar este sintoma.

Perda de Equilíbrio na Doença de Parkinson

Conforme passam os anos, a morte de neurônios na doença de Parkinson progride, e com cerca de 8 a 10 anos de doença, o paciente começa a apresentar problemas de equilíbrio.

A perda de equilíbrio em pacientes com Parkinson acontece devido à perda neuronal na região cerebral chamada nucleo pedunculopontino, que produz o neurotransmissor acetilcolina. E, por este motivo, as alterações de equilíbrio não respondem à terapia medicamentosa que utilizamos na doença de Parkinson.

Nós reforçamos tanto a recomendação de procurar um fisioterapeuta logo nas fases iniciais da doença de Parkinson, para que a prática ajude a postergar o máximo possível essas alterações de equilíbrio.

Muitas vezes, quando o paciente procura a fisioterapia nos estágios mais avançados, já pode ter perdas significativas que dificultam seguir a demanda das práticas e aí há muito pouco a se realizar para retardar o avanço da doença.

Benefícios do Tango

Em 2012 foi realizado um estudo muito importante sobre os benefícios do Tango como prática de atividade física para pessoas com Parkinson. Como esta dança tem um ritmo muito marcado, ela pode ser efetiva para ajudar a destravar o freezing, assim como para melhorar o equilíbrio dos pacientes.

É possível utilizar muitas estratégias de tratamento para o Parkinson, além do remédio. Procure conversar com seu médico e com seu fisioterapeuta sobre práticas prazerosas que podem ajudar em seu tratamento.

Saiba mais sobre a doença de Parkinson, lendo nossos artigos:

Neurologista Especialista em Parkinson

Exercícios Físicos na Doença de Parkinson - Saiba Mais!

Gostou deste vídeo? Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para receber em primeira mão todo nosso conteúdo sobre Neurologia, Doenças Neurológicas e seus Tratamentos. Acompanhe também nosso conteúdo nas outras redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gostaria de saber mais informações sobre a perda do equilíbrio na doença de Parkinson.

miriansebastianamesquita
Автор

Faz sentido, rsrs, seria ótimo prá dá uma reanimada.

cesarinamoura
Автор

Parabéns aos drs pelas lives
Moro e acompanho minha tia que tem Parksom. Vocês tem me ajudado muito a ajudá-la.
Gratidão!

vilmadias
Автор

Infelizmente em Portugal não existem especialistas em Parkinson, pouquíssimos neurologistas e terapeutas menos ainda, embora alguns afirmem que o são. Privilegiam doenças com cura e recuperacao e revelam profundo desinteresse por pacientes com doenças neurodegenerativas, em que não está em causa curar o paciente, mas proporcionar-lhe melhores condições de vida. Obrigado pela preciosa partilha de conhecimento feito de experiência e respeito pelo paciente. Sou filha de um.

MMF
Автор

Boa tarde meu esposo conseguiu uma fisio tem ela tbm tem Parkinson é maravilhosa incentiva muito ele

rosienedejesuspereiralopes
Автор

FAÇA UM VÍDEO SOBRE MIASTENIA GRAVIS OBG SINTOMAS E TRATAMENTOS NO AGUARDO DEUS ABENÇOE

MariaJesus-pffs
Автор

O meu caso é POLINEUROPATIA .Perdi o Equilíbrio faço fisioterapia mas sem resultado 😢

MariaPaula-xnnc
Автор

Boa noite Dr.Diego tudo bem??? Obrigado pela informação pq eu sou portador da doença

sandrojosedasilva
Автор

meu marido tem Parkinson há 15 anos e está perdendo muito o equilíbrio, a sirurgia do dbs resolve essa questão ?

angelalinhares
Автор

Doutor, moro em Goiânia, tenho 47 anos e a 07 fui diagnosticado com Parkinson, estou interessado em fazer a cirurgia de DBS, inclususive foi indicada pelo neurologista que eu faço acompanhamento, tem algum local que eu possa consultar a conduta do neurocirurgião credenciado pelo meu plano de saúde? Te faço essa pergunta porque tenho medo de não ser bem sucedido nesta cirurgia.

alexgarciadossantos