POR QUE NÃO CONSTRUÍMOS COMO OS AMERICANOS?

preview_player
Показать описание
Eu tenho certeza que você já assistiu alguma série ou programa americano sobre obras e ficou pensando: mas por que será que nós não construímos igual aos Estados Unidos?

Nós, que somos profissionais da construção civil, precisamos entender a diferença de construção entre os sistemas disponíveis!

Se você já assistiu a algum programa de televisão de construção americana desses, ou se você já foi lá pessoalmente, já deve ter reparado que existem diferenças gritantes entre as casas brasileiras e as casas americanas. E a primeira diferença está no método construtivo utilizado! Enquanto aqui no Brasil temos muitas construções de concreto e alvenaria de tijolos cerâmicos, nos Estados Unidos a maioria das casas são feitas em construção a seco: wood frame (com a estrutura de madeira) ou steel frame (com a estrutura de metal).

Nesse vídeo, vou te contar mais sobre o wood frame, que é o sistema mais utilizado por lá. Você sabia que a única parte de concreto numa casa feita em wood frame é a fundação?

Essa fundação das casas americanas também é bem mais simples que a feita aqui no Brasil porque, a estrutura é bem mais leve que uma casa de alvenaria. Com isso, essa etapa da construção também fica bem mais barata e rápida de fazer.

No wood frame a obra é muito limpa e organizada também, além das obras serem feitas com mais rapidez! Para você ter uma ideia, uma casa de 2 pavimentos lá, fica pronta em média em 100 dias.

A colonização nos Estados Unidos começou em regiões muito frias e que tinham muita madeira de árvores de grande porte disponíveis. Aqui no Brasil, por sua vez, além da colonização ter começado em locais mais quentes, os primeiros locais habitados possuíam mata atlântica em sua maioria, ou seja, as árvores disponíveis eram menores e o acesso à madeira era mais difícil. Além disso, os portugueses e espanhóis estavam mais acostumados a construir com tijolos do que com madeira.

Outro motivo é que a madeira é um ótimo isolante térmico, o que é excelente para o frio, mas muito ruim no calor.

Além disso, as estruturas do wood frame são ocas e, isso permite preenchê-las com mantas como lã de vidro ou lã de rocha, ou outros isolantes térmicos, ajudando ainda mais a proteger do frio nas regiões de clima mais rigoroso e consequentemente, melhorar o isolamento acústico também! Isso também facilita a realização das instalações elétricas e de ar condicionado, que vão por dentro.

Outra diferença para as casas brasileiras é que uma parede de alvenaria precisa de chapisco, emboço, reboco, massa corrida e lixamento para, finalmente, receber a pintura. Enquanto paredes de drywall só precisam de um selador e já pode vir com a pintura em cima. Alvenaria dá muito mais trabalho e demora bem mais.

Para construir por lá é preciso ter “permits”, é como se fossem as licenças, que precisam ser tiradas a cada etapa da obra.

A ausência de mão de obra qualificada é um dos grandes problemas que temos aqui no Brasil para implantar esses métodos.

Outro ponto fundamental para os métodos a seco serem os queridinhos dos americanos é que nos Estados Unidos há grande disponibilidade desses tipos de materiais.
É por isso que eles fazem de tudo para economizar mão de obra e utilizam muitos materiais pré-fabricados: a mão de obra lá é cara e os materiais são baratos. Tanto as estruturas, quanto os telhados, o drywall, os acabamentos, etc., já vem tudo pronto.

A impermeabilização é um dos segredos da durabilidade das casas americanas. Depois de toda a estrutura ser montada, ela é revestida com uma manta na parte externa e depois são aplicadas placas asfálticas que já vêm com um aramado e depois uma tela, que ajuda o reboco a aderir à parede.

Aqui no Brasil a arquitetura e o design são bem mais criativos e são específicos para cada cliente. A não ser aquelas casas de construtoras, que são todas iguaizinhas, é bem difícil você encontrar uma casa igual à outra por aqui. No que diz respeito à criatividade e personalização, acho que ganhamos de muito dos americanos.

E tem um último ponto que eu também acho que nós ganhamos das construções americanas. Acredite, em geral, o acabamento aqui no Brasil é bem melhor que nos Estados Unidos.

Esses métodos construtivos ainda não são tão difundidos no Brasil, mas eu vejo que eles vêm ganhando bastante força nos últimos anos. É o futuro da nossa construção e você precisa ficar de olho nisso!

Vídeos citados:

Não se esqueça de se inscrever no canal, deixar seu like e ativar todas as notificações.
#arquitetura #obra #decoração
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sensacional! Temos muito a evoluir em nossas obras brasileiras ainda.

Não dá pra ficar empilhando tijolo mais em pleno 2024!

arthur.espindola
Автор

Nossa!! As diferenças entre as casas brasileiras e americanas são gigantes!! Amei saber mais detalhes sobre como eles fazem por lá. Mas olha, a criatividade e o acabamento aqui no Brasil são top! Não vejo a hora de ver a transformação da cultura construtiva aqui no BR

anapaulacreative
Автор

Alex, poderia falar da construção a seco aplicada às obras comerciais, também.
Fiz estágio em uma empresa de Light Steel Framing no RJ e na época construímos uma escola do zero.
Das fundações até a entrega da obra foram 6 meses de obra.
Para quem quer ter retorno rápido em seu investimento o LSF é a melhor opção.

Bruno.fxs
Автор

Não sei se casaa de madeira dariam certo em clima quente e úmido

joaopedro-plvy
Автор

São inumeras as vantagens da construção em steel frame em relacao a construção convencional.

carivaldorios
Автор

Só existe um problema com as casa americanas, todas são praticamente iguais.

Xiaguang_zi