É normal ser neurótico? | Christian Dunker | Falando nIsso 2

preview_player
Показать описание
Nesta série, Christian Dunker pretende responder a algumas dúvidas frequentes relacionadas à psicanálise. No vídeo-pílula de hoje, ele discute a suposta normalidade atribuída a determinados comportamentos a partir da questão "é normal ser neurótico?".

--
Captação e tratamento de som e vídeo, iluminação, direção e edição são feitas por lucas buli e Júlia Bulhões.

A trilha sonora é de autoria de Thommaz Kauffmann.

--
2016
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pra responder a pergunta, precisamos nos questionar o que é ser normal🤷🏽‍♀️

nataliacosta
Автор

No mundo em que vivemos é impossível não ter algum tipo de neurose. Entretanto, tem que ser administrado.

carlosmunhoz
Автор

Adoro seus vídeos.
Conheci seu trabalho através da minha psicoterapeuta.
Que segue a linha Lacan que gosto muito.
Parabéns pelo seu trabalho.
Maria.

cidamontan
Автор

Então é parte do discurso da psicanálise, como possibilidade de compreender uma forma geral do sofrimento humano. Porém, não se deve usar deste diagnóstico como modelo para todos em qualquer condição, é um modo de vida e sofrimento, pela constituição de civilização e família que nos foi construído como sociedade, na qual estamos permanentemente construindo e replicando este modelo. Portanto, a invenção psicanalítica é um apoio para abarcar o distinto sofrimento humano a fim de promover alguma melhora no aparelho psíquico do sujeito.

renatojuniores
Автор

Podem melhorar o áudio? Está muito baixo. Grata!

annasimioni
Автор

Recentemente vi uma senhora neurotica em um comentário aqui no YouTube. A reportagem era sobre abuso de menores. E ela acreditava que todo mundo era abusador e iria atacar os filhos dela.

michelmotta
Автор

Professor, poderia falar um pouco sobre a epistemologia da psicanálise? De onde saem as proposições psicanalíticas, qual grau de confiança que se dá pra elas, como se confirma elas, etc.
Sei que o conhecimento psicanalítico é diferente do conhecimento médico tradicional, só não sei em que sentido se dá essa diferença

gamer
Автор

olá Christian, se couber no formato de sua proposta, seria ótimo ter acesso a suas ideias sobre a seguinte questão: a que se propõe a clínica lacaniana? Outras formas da mesma pergunta: qual é a noção de cura na clínica lacaniana? Ou qual a finalidade buscada pela clínica lacaniana diante da queixa de um paciente? Obrigada pelos vídeos e palestras disponibilizados em seu canal, eles têm enriquecido muito minha formação e reflexão sobre a prática clínica.

lucianabuchala
Автор

Oi professor, adoro seus videos! Por favor faça um sobre a relaçao entre o real, os 4 discursos, as estruturas clinicas e as formulas da sexuaçao

nataliagoncalves
Автор

Boa tarde! Professor, neste vídeo o senhor utilizou o termo "loucura". Desculpe, sei que pode parecer banal, uma vez que esta palavra é usada largamente no cotidiano nos mais diversos sentidos. Mas, em psicanálise, o que significa o termo 'loucura"?

alexandredejesus
Автор

Outra questão que me veio: Os transtornos ansiosos são hj a maioria dos diagnósticos atuais. É orgânico, ou a vida atual nos implica estar altamente ansiosos, chegando ao patologico? Há saídas pela psicanalise?

fatimadealmeidadomingues
Автор

Todo mundo tem um pouco. O que difere de um para o outro e a proporcao do sintoma da doenca que pode influenciar na vida de cada individuo?

duartefischerkarina
Автор

Eu atualmente sou histérico, deixei de ser neurótico. Continuo sendo prudente, obg!!!

Sgaiafi
Автор

Amo ver seus vídeos.Sou estudante de psicanálise .

antoninasicupira
Автор

Olá Prof. Dunker! Gostaria de ver um vídeo do senhor falando das 3 principais teorias da psicanálise acerca do autismo, a quarta estrutura, a a-estrutura e o autismo como uma psicose, e se possível a sua opinião. Abraço!

feliperibeiropsicologo
Автор

Professor voce poderia falar um pouco sobre depressão e melancolia.

kekell
Автор

Oi professor, muito obrigado e parabéns pelo trabalho! Sobre a pergunta, tenho muitas dúvidas sobre a teoria do narcisismo em Freud.

rafaelalencastre
Автор

Amo assisti seus vídeos, são ricos demais!

anapaulaoliveirasilva
Автор

Christian, se houver, qual seria a relação entre a angústia, em Kierkegaard, e a neurose?

rethonycaldas
Автор

Professor, por favor, fale um pouco mais sobre as NEUROSES ATUAIS!!

carlaqueiroga