Neurose de abandono - Sensação de desconexão

preview_player
Показать описание
DESCONEXÃO DE REJEIÇÃO
Abandono: Expectativa que logo que a pessoa se sinta ligada emocionalmente alguém, ela acabará sendo abandonada. A pessoa acredita que todos relacionamentos próximos terminarão inevitavelmente. É comum que esta pessoa tenha passado pelo divórcio ou morte dos pais ou que os pais tenham sido inconsistentes em atender suas necessidades quando criança. Por exemplo: ocorreu com frequência ocasiões onde a criança ficou só ou não foi atendida por períodos longos.
Desconfiança Abuso: Expectativa de que as outras pessoas irão intencionalmente tirar vantagem. Pessoas com este esquema, tem a expectativa de que serão magoadas, enganadas ou desprezadas. Ficam pensando em atacar primeiro antes de serem feridos, ou de vingar-se mais cedo ou mais tarde. Na infância estas crianças podem ter sido abusadas ou tratadas de forma injusta por pais, irmãos ou amigos.
Defectividade Vergonha: Refere-se a crença de que o indivíduo é “intrinsecamente” desinteressante para os outros. Pessoas com este esquema veem a si próprios como fisicamente não atraentes, incapazes socialmente ou que não possuam um status social adequado. Habitualmente existe uma ligação direta com experiências da infância nas quais os pais ou amigos fizeram a criança sentir-se pouco atraente.
Isolamento Social: Refere-se a crença de que o indivíduo é isolado no mundo, ele sente-se como diferente das outras pessoas, ou não faz parte de nenhum grupo. Esta crença está habitualmente relacionada ao fato, de que ou ele ou a sua família são diferentes das outras pessoas.

Enfrentamento desadaptado: - Resignação (submissão ao destino) – Fuga (evitação) – Hipercompensação

Abandono
Resignação: Escolhe parceiros que não conseguem manter compromissos
Fuga: Evita relacionamento íntimos
Hipercompensação: Agarra e sufoca o parceiro até em pequenas separações.

Desconfiança Abuso
Resignação: Escolhe parceiros abusivos e permite o abuso
Fuga: Não acredita nas pessoas, Mantem segredos.
Hipercompensação: “Pegue antes que te peguem”

Defectividade Vergonha
Resignação: Escolhe parceiro e amigos que o criticam e rejeita. Diminui a si ppo
Fuga: Evita ou não expressa seus pensamentos e sentimento. Não deixa os outros se aproximarem
Hipercompensação: Critica e rejeita os outros. Aparenta ser perfeito.

Isolamento social
Resignação: Socialmente foca-se nas diferenças entre as pessoas e não no que elas tem em comum
Fuga: Evita situações sociais.
Hipercompensação: Torna-se “camaleão” para ajustar-se aos outros

Mudando Esquemas
O objetivo do tratamento é enfraquecer os esquemas desadaptativos e reforçar o lado saudável do indivíduo.
O primeiro passo é fazer uma avaliação abrangente do indivíduo.
A estratégia principal é identificar os esquemas que são os mais importantes no psicológico daquela pessoa.

Fonte: Terapia do Esquema – Jeffrey E. Young

Para mais informações:

Para ver o perfil dos psicólogos desta equipe:

F: 11 3262-0621
WhatsApp 11 99787-4512 (só para agendar consultas e informações referente consultas)
Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrôs Consolação e Paulista)
Rua Frei Caneca, 33 (Consolação, prox ao centro)

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga CRP 06/29493-5
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Resumindo esse video:
Pessoas que sofrem com abandono são pessoas que carregam lixo que outros colocaram nela.
É um ciclo infernal.

Baraorichtoffen
Автор

Uma infância com maus- tratos deixa a pessoa marcada para sempre.

mariadapenhaa.diasdeolivei
Автор

Oque é mais frustante é esperar o bem vindo das pessoas, a maioria não se importa com alguém

Infowp-ef
Автор

São exatamente 3hrs da manhã e eu tô chorando pq eu me encaixo perfeitamente em cada passo que vc falou, e consegui ver cada pedaço da minha vida em que aquilo me afetou

giovannadiogo
Автор

Liberte o "outro" da obrigação de te fazer feliz, assim também estará absolvido da culpa de não ter sido "perfeito" para alguém. A despretensão costuma patrocinar os verdadeiros encontros.

MARCOSBERSAM
Автор

A solidão trás sofrimento mas também trás liberdade.

samucadosul
Автор

Sinto muito por cada pessoa que comentou aqui. Também sofro com vários desses “sintomas”, sofro ainda, mas estou buscando o autoconhecimento. Forças para nós ❤️

vanusa
Автор

Muito obrigado, eu estava aos prantos, tenho muitos problemas e sofro de ansiedade e depressão, comecei a refletir do pq eu ser tão isolado e lembrei q tive uma infância repleta de abusos, violência e abandono ... O YouTube me sugeriu esse vídeo e pude ter clareza. Seu trabalho é maravilhoso ❤️

christopheroliveira
Автор

Me senti encaixada em várias situações que vc citou nesse vídeo. Abandono e rejeição, são em minha opinião, os sentimentos mais difíceis de se lidar.

taniasilveira
Автор

Sofro desse mal desde criança e isso afeta minha vida, rejeição dos pais, de relacionamentos e amigos, me identifiquei com a maioria dos comentários, obrigada pelo vídeo.

elainegarcia
Автор

Ao me deparar com um profissional de psicologia que me parece competente, a primeira vontade que me dá é de ABRIR A BOCA E CHORAR... CHORAR... CHORAR... mesmo que seja em vídeo! Parabéns Marisa Abreu, você mexeu comigo!

sandraeliazar
Автор

A dor do abandono é tão ruim.... afeta meus relacionamentos, minha autoestima, minha vida!! Meu pai era alcoolatra e vivia indo e voltando para casa... como dói não curar essa criança que eu fui.

cidapareto
Автор

Lendo os comentários percebi que tem bastante pessoas que tem sequelas iguais a minha.
Eu fui uma criança que a mãe morreu quando eu tinha 7 anos e dês de então tive o sentimento que abandono. De não ser importante. Sentimento de rejeição. Morei com meu pai e madrasta pois meu pai casou outra vez. Na adolescência morei com minha avó. Depois morei com uma tia, depois com outra tia . Eu acho que ninguém me queria... Nunca arrumei amigos apenas colegas pois não confio em ninguém. Também não gosto de criar vínculos com ninguém pois se eu a perder assim não sofro .

josimello
Автор

Nao fui abandonada mas negligenciada, eu nao tenho raiva de meus pais Porem tenho preguiça de pessoas, nao gosto de parentes em minha casa, adoro ficar sozinha vou ao cinema teatro restaurantes só, se recebo neu namorado, um fim de semana ja ta otimo na segund a ja fico desesperada pra ele ir embora.Amoooo ficar comigo mesma.

patricialuz
Автор

É muito difícil lidar com abandono e rejeição. MUITO DIFÍCIL.

mariadapenhaa.diasdeolivei
Автор

Sinto que sou diferente, ninguém liga pra minhas opiniões, tento me encaixar com os outros mas não consigo.
Queria ser melhor, mudar, ser gente boa, mas nao consigo.

jhenifferr.
Автор

Desde de criança sempre fui rejeitada pelos meus pais e por todos os meus familiares, sempre fui tratada com muito desprezo. Tenho 36 anos e até hoje, esse desprezo dói muito.

cuimtimbo
Автор

Me identifiquei com muitas coisas, meus pais se separaram quando eu era bem pequena, meu pai foi ausente, sofri um ataque de um tio, minha mãe foi emocionalmente ausente. Então criei um pavor do abandono e me isolei, quando saio e converso com pessoas consigo me enturmar com muitas pessoas de forma superficial pq sou engraçada e bem humorada. Mas na amizades mais chegadas tenho tendência de ter amigos abusivos e eu abandono eles depois de ter feito de tudo pra agradar percebo que fui muito trouxa e me afasto ficando completamente sozinha as vezes. Tendo a me envolver amorosamente com homens que não me levam a sério e que somem ou traem. As vezes eu consigo sair antes de sofrer muito. As vezes eu sufoco eles ou espanto como forma de defesa. Me encaixo em 80% das descrições dadas.

GerontologaMariaBerrido
Автор

Eu me isolo de todos, fugindo das pessoas, sinto medo e sinto vergonha de mim mesmo, sempre me isolei desde criança, tudo é uma tortura pra mim. Ao mesmo tempo sinto insegurança como se fosse uma ameaça a minha sobrevivência. Grande dificuldade para mudar isso.

Автор

Então era isso mesmo! Eu desconfiava dessa minha neurose que veio da infância pois não tive o apoio emocional da minha mãe, todos tinham razão menos eu. Sofro muito bullying na escola principalmente pela professora da 4a série que era o Hitler da escola. Tentei trabalhar o perdão pela minha mãe, pq entendi que ela tb não teve isso na infância dela.
Depois fiquei viúva cedo, um trauma dolorido. Tive medo de perder o meu atual relacionamento mas trabalho em mim o que são fantasmas. Meu marido tb é assim.
Já fiz terapia .
Acho o que mais me atrapalha hj nisso tudo é me sentir perdida principalmente na área profissional .

tripkonstan