Existe reumatismo em crianças?

preview_player
Показать описание
Muitos acreditam que crianças não são acometidas por doenças reumatológicas. Isso talvez seja explicado pelo fato de doenças degenerativas como a artrose e a osteoporose seremn bastante comuns nos idosos, gerando uma falsa impressão de que reumatologista é medico de "pessoas velhas".

Entretanto, existe uma lista extensa de condições que pode afetar a faixa etária pediátrica e por isso é muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais que eventualmente irão surgir, para que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

E quais seriam esses sinais? As crianças podem começar a cair repetidamente, tropeçar ou caminhar com dificuldades. Passam a não realizar atividades que antes eram habituais, como correr ou brincar. Além disso, podem ter febre, perda de peso, lesões de pele e uma infinidade de outros sintomas, que dependerão da doença de base.

No Brasil, a febre reumática é a doença reumatológica infantil mais frequente, seguida da Artrite Idiopática Juvenil e do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

É importante ressaltar que muitas das doenças reumáticas são crônicas e, se não diagnosticadas e tratadas de maneira precoce e correta, podem gerar deformidades, complicações e sequelas futuras, além de um impacto direto na questão psicossocial da criança.

Por isso, se você tem filhos, fique atento aos sintomas! Se perceber qualquer sinal de alarme, procure um especialista o quanto antes para fazer uma avaliação completa da criança.

Quem sou eu:
Médica formada pela FCMMG – CRM-MG 71401
Especialista em clínica médica HGIP/IPSEMG – RQE 46817
Especialista em Reumatologia pela Santa Casa BH – RQE 50241
Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Reumatologia – biênio 2021/2022
Preceptora da Residência de Reumatologia Santa Casa de BH
Reumatologista do Corpo Clínico do Hospital Biocor
Membro da equipe de pronto atendimento do hospital IPSEMG e Instituto Orizont
Professora do Internato de Reumatologia da Faculdade de Medicina - FASEH

WhatsApp para consultas: (31) 99893-2946
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu filho tem 7 anos e deu alteração nos exames dele. Ele sente dores fortissimas nos quadris, cotovelo, calcanhar, ombros... Estou muito apreensiva. Amanhã temos uma consulta com reumatologista pediatrica.

nandanascimento
Автор

Meu filho tem 11 anos, sente muita dor nas juntas dos pés e da mão, e os médicos que levamos até hoje não sabem dizer o que é

JailtonLuizSavarnini
Автор

Ola fuz exame do meu filhos deus alteracao reumatismo esta 16 valor e muiti alto doutora

MarianiFarias-kx
Автор

Minha bebe de 2 anos esta com queda de cabelo intenso eo exame de aslo de bem alterado.

Theoapolinariob
Автор

Dr., nos anos 90 muitas crianças foram diagnosticada com reumatismo no sangue, meu irmão inclusive tinha, ele tomava a tal invenção bezetacil ( não sei se escreve assim rs ) essa doença sumiu do nada, já ouvi uma amiga dizer que ela tmb teve na infância e nunca mais voltou, é possível ?

EmilianaCastroblog
Автор

Boa noite Doutora, minha filha de 8 anos está tendo uns caroços em algumas partes do corpo e tem febres tbm. No ano passado do nada ela caiu e tbm teve dias que não conseguia andar. Esses caroços estão aparecendo com mais frequência. E ela tbm teve alteração até no eletrocardiograma, pois passou mal esses dias e por coincidência ou não, ela estava com esse caroço na junta da perna.

mariamartadasilva
Автор

Qual exame poderia ser feito agora ? Minha filha tem 3 anos de idade, ela tomou um ibuprofeno por conta de dor no ouvido ( otite ), teve uma reação alérgica fortíssima, por fim pós 2 dias ela começou a não querer andar, levei ao pronto socorro, hemograma tudo ok… e agora dra ? Qual exame ?

jose
Автор

Boa noite estou na luta com a minha filha mais de 1 ano
Está difícil descobrir

moniquesilvadias
Автор

Bom dia doutora. Minha menina tem 1 ano e 9 meses, mas desde antes de completar 1 ano que ela tem uma reação na perna que a faz chorar muito e a paraliza. Penso que fica dormente e por isso ela chora muito. Seria isso normal? Não é frequente, mas vez ou outra isso acontece.

guijogador