Aprenda o que é a FEBRE REUMÁTICA

preview_player
Показать описание
No vídeo de hoje vamos conversar sobre a FEBRE REUMÁTICA. Você conhece essa doença?

A febre reumática é uma doença aguda, caracterizada por uma resposta autoimune no organismo após uma inflamação na garganta causada pelo Streptococcus pyogenes, também conhecido como Estreptococo beta hemolítico do grupo A.

A febre reumática acomete principalmente crianças entre 5 e 15 anos de idade, sendo raro após os 30 anos. Em razão da melhoria nas condições de moradia e assistência médica, atualmente a febre reumática é rara nos países desenvolvidos. Entretanto, no Brasil, ela continua sendo um importante problema de saúde pública.

Após a infecção por essa bactéria, o paciente permanece um período assintomático, até o surgimento das manifestações clínicas típicas da febre reumática.
As manifestações clínicas mais comuns são febre e inflamação articular, ou artrite. Classicamente, a artrite acomete grandes articulações do corpo, de forma assimétrica, migratória e que costuma melhorar espontaneamente.

A manifestação mais grave é a cardite reumática, uma inflamação no coração, pois existe risco de evolução para doença cardíaca crônica e morte. No coração, o acometimento acontece principalmente nas válvulas mitral e aórtica.

A febre reumática pode ainda gerar uma manifestação neuropsiquiátrica, a chamada coreia de Sydenham, que pode ocorrer em até 15% dos pacientes e que tem predomínio no sexo feminino. Ocorrem movimentos involuntários, que desaparecem durante o sono. Pode haver ainda alterações na escrita, marcha, tiques. Usualmente a coreia é uma manifestação autolimitada, com remissão espontânea com até 3 semanas.

Pode haver também manifestações de pele, como o eritema marginado e os nódulos subcutâneos.

Para o diagnóstico, a cultura de orofaringe é a melhor escolha, mas apresenta resultados ruins. O exame de sangue mais utilizado é a antiestreptolisina O, a famosa ASLO. A ASLO costuma elevar-se ao final da primeira semana, mas até 20% dos pacientes não cursam com a elevação de seus títulos. Além disso, é super importante entender que esse exame NÃO dá o diagnóstico da doença e nem deve ser usado para monitorizar o tratamento! Apenas indica contato prévio com o estreptococo (bactéria causadora da febre reumática).

O melhor tratamento para febre reumática é a profilaxia primária, ou seja, diagnosticar precocemente e tratar as infecções bacterianas na garganta para que não haja o desenvolvimento da doença.
A droga de escolha é a penicilina G benzatina, na forma intramuscular. Quando o objetivo é a profilaxia primária, indicamos uma dose única. Entretanto, se o paciente já tem o diagnóstico de febre reumática, a dose é feita a cada 21 dias, por período definido de acordo com as manifestações cardíacas do paciente.

E aí, tiraram todas as dúvidas?

Quem sou eu:
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de MG – CRM-MG 71401
Especialista em Clínica Médica HGIP/IPSEMG – RQE 46817
Especialista em Reumatologia pela Santa Casa BH – RQE 50241
Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
Membro da diretoria da Sociedade Mineira de Reumatologia – biênio 2021/2022
Preceptora da Residência de Reumatologia Santa Casa de BH
Reumatologista do Corpo Clínico do Hospital Biocor
Membro da equipe de pronto atendimento do hospital IPSEMG e Instituto Orizont
Professora do Internato de Reumatologia da Faculdade de Medicina - FASEH

WhatsApp para consultas: (31) 99893-2946
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ola dr: meu nome e sirlene eu tenho 32 anos eu faço tratamento todo mês por conta de um sopro com febre reumática eu comecei fazer o tratamento em brasilia porem precisei trocar uma valvula mitral e fazer plastia em outra eu tomo benzetacil desde dos meu 12 anos porem hj ja tenho.20 anos que eu tomo em 21 e 21 dia o cardiologista disse que a benzetacil e por toda vida porque tem uma bactéria. .doi demais essa injeção mas com fé em deus um dia eu paro de tomar .

felixbenevides
Автор

Eu tive febre reumática, danificou, as duas válvulas do meu coração, a Mitral é a Orta.

neliarodriguesdesousa
Автор

Descobri a febre reumatica as 42 anos, estenose valvar Mitral moderada . Sou hipertensa e já tenho um pequeno inchaço no coração. Vou começar a tomar benzetacil de 21 em 21 dias pelo resto da minha vida 😢😢😮

kesiatrindadedesouza
Автор

Fico cansada 😩 e dor de mais e o coração acelerar quando canso

sinaramaria
Автор

obrigado. Boa Vista-RR
que doença séria, fiquei impressionado.

PauloRLustosa
Автор

Tive febre reumatica depois de infecção que passou despercebida na adolescência. Desenvolvi problemas nas válvulas e hoje tenho prótese de válvula aortica e uso anticoagulante.

elianetempestadedefogo
Автор

Descobri febre reumatica com os 7 anos eu tive quase fui de base mais graças a Deus eu sobrevivi

Bryan-zncg
Автор

O tratamento secundário também pode ser feito por benzetacil via oral ou outros antibióticos específicos

Karinart
Автор

Bom dia doutora descubril ontem que minha filha tem febre reumática ela tem 15anos ela tem artrite reumatóide está sofrendo muito com muita dores e febre alta ela não tá conseguindo Nei ir pra escola está sofrendo. Muito está muito debilitada 😢

ritamatias
Автор

Descobri com 37 anos a febre reumática ela comprometeu meu coração, tenho fibrilação atrial e estenose mitral. Fiz a valvuloplastia mitral por balão em 2015. E tem progredido essa doença... Tomo Benzetacil de 21 em 21 dias e tomo anticoagulante. Horrível isso

tatianamagalhaes
Автор

Eu tive febre reumática três vezes, é minha válvula foi danificada na primeira vez, eu tinha dois meses de vida.

Natuavesovosorganico
Автор

Dra por favor pode me ajudar, preciso muito, depois de 1 ano com sintomas de lupus e fibromialgia, com PCR, anti-DNA e Aslo alterados porém o FAN não tem alteração, e ontem a médica reumatologista disse que tenho febre reumática pois ela desconsiderou meus exames, mas fiz exame eletrocardiograma agora em agosto e está tudo bem com meu coração.

willianegalhardo
Автор

Eu não tenho contato com bactéria o único que aconteceu é a inchaço nos ossos e se vocês puder me ajudar me ajuda

mariaivanildetomazdasilva
Автор

Tive febre reumática aos 25 anos hoje tenho 59 anos e não posso ficar sem.bezetacil que me doi tudo

olindalisboa
Автор

Tomei muito Benzetacil primeiro todo Dia depois dias alternados, depois de 2 em 2 Dias e assim aumentando as doses tomei muito tempo mas depois cada vez que tomava sentia falta de ar assim com o tempo o médico tirou a injeção

marialauridettedearaujo
Автор

Olá Dra, eu hoje com 43 anos fui diagnosticada com febre reumática, sentindo todos os sintomas, fiz o Aslo, PCR e confirmou, comecei o tratamento já com corticoide e Benzetacil. Minha maior preocupação é o coração, fiz o ecocardiograma deu uma pequena alteração na válvula mistral, será que isso pode aumentar?😞

lucymelolu
Автор

Gostei muito ajudou a entender essa doença ❤

larasophiapenha
Автор

Meu corpo doi todos queimando corpo todo pontadas na cabeça coração acelerado😢😢

HaroldoDosSantos-chgr
Автор

Olá Doutora,
Tive Febre Reumática aos 3 anos e tive a sorte de ter: cardite, artrite e corea😢.
Fiz tratamento com penicilina a cada 21 dias, até os meus 27 anos onde foi feito meu último eco e a médica informou que a válvula estava perfeita ( abrindo e fechando). Pois bem, o cardiologista que me acompanhava nas clínicas saiu e com o tempo deixaram meio que de'lado' o meu acompanhamento. Falaram que eu não precisava ir mais pois estava controlado.
Minha dúvida é, estou com 38 anos, preciso me consultar com um reumatologista e pedir um eco? Tem mais de 10 anos que não vejo isso, as dores nas pernas ainda sinto, principalmente na mudança de temperatura. Agora de uns tempos pra cá tenho sentido tbm muita dor na mão ( base do polegar), principalmente quando muda o tempo e apalpo a região.

Obrigada 😊

Abençoado
Автор

Quem tem ou teve febre reumática pode fazer musculação?

diegofizzo