O Behaviorismo Radical (Aula M3.4 - Curso O Sintoma)

preview_player
Показать описание
Nesta aula você conhecerá o Behaviorismo Radical, abordagem construída por Frederick B. Skinner a partir da noção de Comportamento.

Utilizei as seguintes referências para construir essa aula:
* MEYER, Sonia. Análise funcional do comportamento. (Obra desconhecida).

Tente compreender quais são as noções básicas do campo comportamental, e como essas noções encaminham o profissional na clínica. Mais que isso, pense sobre as diferenças e aproximações desta abordagem em relação à Psicanálise e em relação à Gestalt Terapia. Essa forma de pensar comparando pode facilitar a entender os limites dos campos e de suas proposições.

Disponibilizo, além deles, outros dois artigos com casos clínicos, que são os seguintes:

PONTES, Thaissa Neves Rezente. Aprendizagem de habilidades sociais e controle da ansiedade: estudo de caso clínico. In Estudos (Goiânia), v. 36, n. 1/2, p. 209-233, 2009.
MARCAL, João Vicente de Sousa. Estabelecendo objetivos na prática clínica: quais caminhos seguir?. Rev. bras. ter. comport. cogn.,São Paulo ,v. 7, n. 2, p. 231-246, dez.2005.

Após assistir à aulas e ler os materiais, também sugiro assistir os vídeos extras falando sobre análise do comportamento. Tente pensar na noção de comportamento, na proposta da abordagem para o campo da clínica:

Qualquer dúvida, estou à sua disposição.

E lembre-se de avaliar a aula com um gostei!

Bom estudo!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Alguns adendos importantes:
1. Para o behaviorismo, comportamento não é só aquilo que é visível, ou seja, pensamento, sentimento, percepção, tudo isso também é comportamento.
2. O estímulo ambiental não provoca o comportamento, ele o possibilita. Ao afirmar que o comportamento é provocado pelo estímulo, caímos em um determinismo duro, colocando o sujeito como um ser passivo que apenas reage ao mundo, o que não é a proposta skinneriana.
3. O behaviorismo não é mecanicista, é selecionista. Skinner abandona o mecanicismo e propõe a seleção por consequências e a noção probabilística do comportamento.

Agora uma coisa que gostei MUITO foi sua ênfase no funcionalismo, até nós behavioristas erramos bastante ao falar sobre isso. Foi muito boa essa parte da aula! Porque de fato, para nós todo comportamento tem uma função, tem uma lógica, um sentido, por mais incompreensível que possa parecer inicialmente.

alanribeiro
Автор

Parabéns ! Também sou psicóloga e especialista em Análise do Comportamento . Adorei seu canal 👏👏👏👏

falandocomluciapsicologa
Автор

Acredito que o Behaviorismo seja tão humanista quanto qualquer outra abordagem que se diz humanista, uma vez considerando que somos parte de todo um ambiente e não figuras distantes de outros seres, propostas pelo antropocentrismo.

MrThiago
Автор

Amigo, infelizmente você misturou condicionamento respondente com operante, não levando em conta o controle de estímulos. Seria bom corrigir.

thiagoaeon