O Behaviorismo Radical - Caso Clínico (Aula M3.5 - Curso O Sintoma)

preview_player
Показать описание
Nesta aula você conhecerá a proposta prática do Behaviorismo, e um caso clínico para conhecer a clínica comportamental.

Utilizei as seguintes referências para construir essa aula:
* PONTES, Thaissa Neves Rezente. Aprendizagem de habilidades sociais e controle da ansiedade: estudo de caso clínico. In Estudos (Goiânia), v. 36, n. 1/2, p. 209-233, 2009.
* MARCAL, João Vicente de Sousa. Estabelecendo objetivos na prática clínica: quais caminhos seguir?. Rev. bras. ter. comport. cogn.,São Paulo ,v. 7, n. 2, p. 231-246, dez.2005.

Indico um novo vídeo para você assistir em complemento:

Bom estudo!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Melhor do que muitas disciplinas que vi na faculdade (PUC).

farmasioutliers
Автор

Muito bom, inscrito na hora e assistirei tudo, precisamos de mais produções sobre análise do comportamento, obrigado e parabéns.

hodirleygomes
Автор

Olá! Estou no 4° período de Psicologia e curti muito seu conteúdo. Antes da facul já lia sobre a Psicanálise e gosto bastante da abordagem. Com isso, tive muito preconceito com relação a outras correntes, principalmente comportamental rs. Porém, cada dia que busco me aprofundar sobre essa abordagem conhecendo sua real proposta e contexto percebo que, como no meu caso, há muita ignorância com relação ao que se critica. Apesar de não pretender seguir por esse caminho, estou conseguindo entender melhor como ela pode ser aplicada e de forma muito eficiente. Nesse sentido, seu vídeo ajudou muito ao mostrar um pouco sobre a dinâmica envolvida na atuação. Parabéns e obrigado!

carloshenriquepinto
Автор

Nossa, eu estágio no CAPS a um bom tempo e ele acabou citando um exemplo que corresponde a uns 30% de todos os pacientes do sexo feminino lá.

romariovlb
Автор

Sobre Análise funcional, ela pode ser feita de forma molecular, ou seja, observando uma situação pontual do presente, como também pode (e deve) ser feita de maneira molar, na qual a análise é mais ampla buscando o histórico de vida da pessoa para entender como se formou seu padrão comportamental.

alanribeiro
Автор

Muito bom! Bem explicado bem argumentado

klebiaaraujo
Автор

Olá, Flávio, tudo bem?
Adorei o vídeo e li alguns comentários.
Mesmo atendendo através da psicanálise é possível utilizar a análise do comportamento como uma ferramenta para conseguir algumas mudanças, como no caso que citou?
Vi em outro comentário alguém dizer: "não adianta gastar 20 anos de análise para descobrir as causas e não sair do lugar". Você pode falar mais sobre isso?
(sou estudante do 2º sem de psico!)
um forte abraço

felipecelline