Práticas Inclusivas

preview_player
Показать описание
A peça chave no processo da Educação Inclusiva é o professor (ALIAS, p. 21, 3026). E para ter professores inclusivos, é preciso oferecer uma formação inicial e continuada, pois não basta cobrar do professor a inclusão, é preciso subsidiar meios, prepara-lo para trabalhar com a diversidade, garantir suporte pedagógico, para que ele possa adquirir competências e atender as necessidades educacionais de seus alunos.
O professor inclusivo valoriza cada aluno, estabelece um vínculo positivo com ele, usa as avaliações como diagnósticos e busca alternativas para fazer as intervenções necessárias para que todos os alunos consigam aprender dentro do seu ritmo e tempo.
A matrícula e a permanência na escola não asseguram o acesso aos saberes (MICOTTI, 2012, p. 141). Diversas são as causas do fracasso escolar, a falta de motivação, metodologias rigorosas, inflexibilidade docente e materiais inadequados contribuem para o insucesso das crianças nas escolas.
Segundo Farias (2019, p. 139) é responsabilidade da escola viabilizar a aprendizagem por meio da aplicação de estratégias que permitam a integração do indivíduo as atividades escolares cotidianas e na sociedade.
A escola deve ser um lugar de oportunidades, trocas sociais e um lugar que acolha as diferenças e respeite as características de cada criança. A criança que se sente compreendida e motivada, tem vontade de aprender, é preciso resgatar isso nas escolas, a aprendizagem se tornaria muito mais prazerosa e eficaz se os conteúdos e as metodologias fossem mais significativos.
Os educadores devem procurar novos caminhos e alternativas para todo esse delicado processo de aprender (LEAL, 2012, p. 48). O trabalho docente é uma peça fundamental, pois ele trabalha diretamente com o aluno, e sua metodologia utilizada pode contribuir muito na aprendizagem do aluno, e até mesmo sanar as dificuldades que ele apresenta.

Referências:
ALIAS, Gabriela. Desenvolvimento da aprendizagem na Educação Especial – Princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Inclusiva. São Paulo: Cengage, 2016.
FARIAS, Elizabeth Regina Streisky de e GRACINO, Eliza Ribas. Dificuldades e distúrbios de aprendizagens. Série panoramas da psicopedagogia. Curitiba: Intersaberes, 2019.
LEAL, Daniela e NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Série psicopedagogia. Curitiba: Intersaberes, 2012.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas. São Paulo: Contexto, 2012.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Os 2 minutos e 41 segundos mais ricos que eu já tive a respeito da Educação Inclusiva!

danilotorres