Aprovados fora do número de vagas do concurso público - direito a nomeação quando houver preterição

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, parte de um podcast com mais de duas horas de conteúdo sobre concursos públicos, advogados especialistas abordam o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas quando há preterição. Eles esclarecem situações em que os candidatos podem reivindicar esse direito e como proceder nestes casos. Assista a este vídeo para entender melhor seus direitos como candidato aprovado fora do número de vagas e como agir em situações de preterição.

🎙️Para assistir ao programa na íntegra basta acessar o link:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É muita roubalheira a pessoa ser aprovada mesmo fora do número vaga e não ser chamado. Se o cidadão está apto ele tem condições

franciscofilipe
Автор

Estou em decimo de 9 vagas.
Mas 2 dos que estão na minha frente ja então concursados do estado, e esse concurso era municipal.

apl.d.
Автор

Foi o meu caso fui classificada porém, minha classificação ficou distante .
No entanto o cadastro de reserva diminuirão e todo o restante como eu que acertou metade da prova ficamos de fora não fomos convocado e limitação também a quantidade de vagas ofertadas tem muito professor centrado.
Minha nossa! A gente estuda passa mesmo que distante mais passou não roubou vaga de ninguém e ficamos sem direito nem um só no Brasil mesmo.

JoséLuís-pz
Автор

Fui aprovada fora do número de vagas no INSS, por 2 colocações. Já perdi as esperanças, tá uma novela esse INSS 😅

elisandracorrea
Автор

Deveria virar Lei o primeiro colocado no CR ter direito a nomeação, os estudos foram em vão? Quer que seja qualquer esfera, Municipal, Estadual, Federal.

isabatos
Автор

A banca e obrigada colocar a lista de aprovados ou apenas dos classificados?. Um exemplo sobre esse fato e a banca invin que em todo concurso que realiza apenas deixa coloca a lista dos classificados! Não aparece os aprovados!

jenisonfarias
Автор

No meu caso foi ao contrário, em 2008 fiz o concurso público no município de Morros (ma) e passeu dentro do número de vagas, A gestão que fez o concurso não convocou ninguém, deixando para a nova gestão, resultado, a nova gestão não quis chamar ninguém para poderem contratar, 'O famoso voto de cabresto", colocamos na justiça, muitos foram chamados, o meu processo tá até hoje 7/4/2024, há 16 anos tramitando na justiça, o engraçado é que um candidato ganhou na justiça mesmo ficando no primeiro da suplência. Ou seja muito atrás da minha colocação, Eu carrego essa injustiça até hoje 😢😢😢

luisorlando
Автор

Vou descrever uma situação real. Um concurso público p professores, no edital, havia 50 vagas + CR, porém imediatamente após a prova foi aberto um processo seletivo com 260 vagas p professores temporários. Fizemos um pedido de informação referente a salas livres e foi identificado que havia mais de 150 vagas livres, que não há professores, que realmente necessita de trabalhadores efetivos e não temporários. Estes aprovados fora das vagas do edital teriam direito a estas vagas?:

fabricio
Автор

Eu descobri fraudes no concurso de uma cidade próximo a Goiânia go, tenho as provas comigo! Os que fora aprovados dentro do número de vagas sao os comissionados da prefeitura. Foram duas etapas, eles msm deram a nota sem ver a capacidade do comissionado, so passou por ser colega e amigos do prefeito né

paulodemorais
Автор

Boa noite, na cidade a qual prestei concurso, fui aprovada no cadastro de reserva, só que o quadro de contatos é bem elevados, chegando a ultrapassar o número de candidatos aprovados no certame ( aprovado dentro das vagas e cadastro de reserva), e sabendo que esses contatos temporários estão sempre renovando o contrato anualmente, nesse caso podemos acionar o Ministério Público, para que ocorra a convocação do cadastro de reserva?

mayarafonsecarodriguesdasi
Автор

Esta acontecendo isso comigo. Fiquei em segundo lugar, o edital previa uma vaga. O primeiro colocado desistiu e o concurso venceu sem me chamarem. Entrei com processo e a juiza está entendendo que eu nao tenho direito mesmo assim. A vaga esta em aberto, ninguém ocupou, o primeiro colocado desistiu, e eu tenho inclusive uma solicitação de provimento de cargo emitida pela adm pública do municipio solicitando meu chamamento que nao foi atendida. Ainda assim a juíza esta dizendo que nao viu ilegalidade e que nao ve meu direito pois eu fiquei em segundo, nao em primeiro.

nandaspadoni
Автор

Quando o edital prevê chamamento de 500 candidatos para correção das redações e para irem para outras, no entanto após as correções sobram 416 candidatos. Isso pode gerar possibilidades jurídicas de futuramente chamarem mais candidatos? considerando que haverão outras etapas, teste psicológico, médico, TAF e investigação social.

wairansilva
Автор

Estou entre os classificados, 7º. São 4 vagas, três foram chamados e desistiram. O que faço ? Certame vence dia 04/01/2025. Como procedo?

ivanmontenegrofilho
Автор

Se eles prometerem 35 vagas e mudarem para apenas 1 vaga na retificação, qual está valendo

Dragaun_desconfiado
Автор

Olá! No caso da transposição julgada inconstitucional em abril/2023 dos servidores de ensino médio da SFFAZ-PR para o cargo de Auditoria fiscal em virtude da lei de 2010. Houve concurso em 2012 para 100 vagas de auditor fiscal, todas ocupadas. Acontece que os candidatos do cadastro reserva foram preteridos por causa da transposição ilegal. O concurso expirou sua validade em 2017. Cabe medida judicial para nomeação do cadastro reserva na mesma quantidade dos cargos transpostos irregularmente??

viniciussd
Автор

Boa tarde estou em uma situação, prestei concurso para cargo de motorista efetivo somente uma vaga mais cadastro reserva foi convocado o e nomeado o primeiro colocado agora o município esta fazendo licitação para contratação de pessoa jurídica para realização de transporte escolar municipal nesse mucipio isso gera preterição ao aprovados fora do número de vaga ?
Des de ja agradeço se poder me ajudar

Bola-Na-Rede-Pra-Fazer-O-Gol
Автор

Já me aconteceu 2 vezes. Concursos com 1 vaga e prazo de 2 + 2 anos. Chamam o primeiro colocado no final do quarto ano. O primeiro não comparece, não chamam mais ninguém, o concurso expira, a vaga segue existente e eu que estava aprovado fora da vaga e disponível para assumir não sou chamado e fico a ver navios.

billjunior
Автор

E se ja tem temporários de antes do certame, para mesma vaga que estou esperando?

ludibicalj
Автор

Drª. boa tarde! Tenho uma situação semelhante a essa, eu prestei um concurso municipal onde era oferecida apenas uma vaga, eu fiquei na terceira colocação, o primeiro colocado foi convocado e não tomou posse, o segundo foi convocado e tomou posse, porém com o concurso ainda válido o atual gestor contratou 40 funcionários temporários para a mesma vaga que prestei ao concurso, posso entrar com uma ação judicial solicitando a minha convocação? Sendo que fui aprovado fora das vagas. Obs: essas contratações aconteceram durante a validade do concurso. Desde já agradeço!

delcaldas
Автор

Já fui aprovada dentro do número de vagas e ate hoje não fui chamada...porém passaram mais de dois anos era de secretaria de escola pelo estado de São Paulo...

katia