ONDE SERÁ A LOTAÇÃO DOS APROVADOS DO CONCURSO UNIFICADO 2024

preview_player
Показать описание
O Governo Federal, por meio de membros do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizou nesta sexta-feira, 1º de setembro, uma transmissão ao vivo (live) sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU). O objetivo foi trazer detalhes de como funcionará a seleção.

A moderação ficou por conta do servidor da Secretaria-Executiva do MGI, Luiz Coimbra. Logo no começo, o secretário José Celso explicou qual é a proposta de um Concurso Nacional Unificado. A ideia é aplicar uma única prova, em cerca de 180 municípios do país, no estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova está prevista para fevereiro ou março de 2024. Com o CNU, o Governo busca democratizar o acesso ao serviço público, uma vez que as provas serão realizadas em diversos municípios, incluindo os do interior do Brasil.

José Celso elencou como as principais vantagens do Concurso Nacional Unificado:

isonomia econômica: mais acessível, cada candidato pagará apenas uma inscrição;

competição mais justa: democrático e inclusivo pois cada candidato poderá escolher o mesmo número de certames dentro da área escolhida;

perfil aderente: maximiza a escolha vocacional e perfil profissional dos candidatos;

novo modelo: cria bases de transição para um modelo de seleção periódico;

processo uniforme: uniformiza o processo concorrencial e os critérios de acesso;

racionalização de custos: promove a racionalização de custos, processos e resultados;

área de atuação: os blocos temáticos conterão os órgãos e carreiras de aptidões similares e a inscrição se dará em um único bloco.

A proposta inicial do Governo é que milhares de vagas já autorizadas sejam ofertadas no concurso unificado. Essa oferta deverá ser distribuída entre diferentes blocos temáticos. Confira quais são eles:

Administração e Finanças Públicas;
Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
Trabalho e Previdência;
Dados, Tecnologia e Informação Pública;
Nível intermediário.

MGI reforça diálogo com órgãos para adesão ao CNU
O secretário José Celso reforçou que a adesão dos órgãos e ministérios ao CNU é voluntária. Isto é, cada um decidirá sobre sua participação.

"Não é uma imposição do Ministério da Gestão a nenhum órgão que teve vagas autorizadas. Esse projeto só vai para frente se os órgãos acharem que é a melhor solução para seus cargos. O escopo total dos órgãos que irão aderir não está fechado", disse José Celso.

Ele ainda explicou que o MGI já realizou reuniões com praticamente todos os órgãos que receberam aval este ano para realização de concursos. Nas ocasiões, foram apresentadas a proposta de unificação das seleções e as vantagens.

Conforme o cronograma divulgado pelo MGI, os órgãos e ministérios têm até o dia 29 de setembro para aderirem ao Concurso Nacional Unificado.

Os membros do MGI se mostraram otimistas quanto à uma boa adesão ao Concurso Nacional Unificado.

“Os órgãos e agências já procuraram o MGI para tirar dúvidas, apresentar sugestões, Na próxima semana, vamos ter outra rodada de reuniões, continuando esse processo de negociação. Estou bem otimista de que teremos uma boa adesão”, apontou a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do ministério, Maria Aparecida Chagas Pereira.

Com o Concurso Nacional Unificado, o Governo Federal espera oferecer mais de 7 mil vagas, além da formação do cadastro de reserva.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Com a publicações dos editais eu jurava que iria vir também os locais de lotação, o que desanima é isso. Caso o o candidato seja aprovado nas primeiras colocações ele ainda pode escolher, porém até a data da posse o mesmo não sabe onde vai atuar.

alencarverissimo
Автор

Como era de se esperar. Uma completa bagunça. Então o candidato se inscreve sem saber onde vai atuar? O básico para se candidatar a um concurso público é saber onde será lotado. Imagine ter que se mudar de estado com um salário de 6 mil reais. Absurdo. Muito holofote para nada. Esqueceram de dizer que esse concurso é para quem mora em Brasília .

mauromungioli
Автор

O bloco 5 tá com 460 vagas no cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais e o local de exercício é em Brasília/DF! Estranho tudo isso de vaga pra Brasília...

osmairalves
Автор

A ideia de unificar é boa, mas gente...que louco isso de não ter o local, parece até piada. Onde já se viu fazer um concurso sem determinar onde são as vagas? As pessoas têm FAMÍLIAS, muitas vezes com pessoas idosas e crianças com rotinas complexas. Não dá simplesmente para jogar tudo para o alto e embarcar nessa aventura de pagar para se inscrever em um concurso que mal sabe onde vai alocar os recursos, e o pior, com salário de 6mil (fora os descontos), que certamente não paga mudança e instalações.

kkconcurseira
Автор

Um candidato com familia constituída em uma determinismo cidade, fica a ver navios. O local de provas é essencial, principalmente para mulheres, mães de filhos pequenos que contam com a rede de apoio onde vivem. 😢

tuannybbmacedorodrigues
Автор

Eu fico me perguntando como esse secretário teve essa ideia horrível

sapins
Автор

Eles estão confundindo as coisas... uma coisa é você passar na prf e ganhar na casa dos dez mil e ir para o nada, outra é ganhar 3 mil e ir para o meio do mato.

francildavasouza
Автор

Meu Deus! Estamos retomando aquela parte da música " onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre". Esse concurso unificado não é para os baixa renda.

fatimaeraimundooliveira
Автор

Ficou muito confuso essa questão das lotações

jessicadiasbruno
Автор

A maioria das vagas/ lotação bloco 5 é em Brasília

TheYferrer
Автор

Esse Unificado promete 'fortes emoções' nas próximas semanas...

josewilson
Автор

Cada notícia e uma emoção diferente e cada uma que aparece.

joelfilho
Автор

Se arcarem com as despesas de viagens etc é bom, caso não é uma total falta de empatia e respeito com os concurseiros de baixa renda.

fagos
Автор

Vendo em dezembro, mas a prova farei em Iguatu

LuziaErickaRodrigues-dxrc
Автор

As provas vao ser classificadas por regioes ? Entao eles irao escokher pra qual estado/cidade iremos?

KielDa
Автор

Imagina o cara ter a felicidade de ser aprovado em um concurso e descobrir que vai ter que se mudar pra Brasília pra poder assumir o cargo, no meu caso, que sou do RS, é impossível essa mudança pra ganhar entre 5 e 7 mil, pra isso teria que ser aprovado no mínimo em um cargo que pague de 10k pra cima

tiagominuzzi
Автор

Elitizaram o concurso público, parabéns

felipepereira
Автор

Isso acontece com a classificação nacional do MPU. Sou aprovado nele e quando surge uma vaga posso escolher ela ou não. Sempre escolho para qualquer lugar, pois minha classificação é ruim. Kkklkkk

MrFabio
Автор

De quem foi essa ideia tosca meu Deus!!?

karlarclaudino
Автор

Nossa muito ruim mudar pra um lugar que nem sabe e que não gosta. Eu eim

jaynemaia