Política é literatura? O conceito de NARRATIVA

preview_player
Показать описание
Conceito de narrativa na literatura e na comunicação política. Veja o que é narrativa e por que políticos e a mídia usam essa expressão para falar de manipulação e mentira.

----------------------------------------------------------------

► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:

----------------------------------------------------------------

► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)

🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:

----------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.

Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

--------------------------

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Wlange além falando de literatura nesse canal, agora de política? Esse é meu sonho!

sosobittencourt
Автор

Wlange do céu, nesse vídeo tu se superou!! Baita qualidade, baita roteiro!!!

ClanDosCanalhas
Автор

O vídeo que eu precisava ver da Wlange, minha mentora de literatura. Nunca antes nessa indústria vital alguém tão jovem conseguiu me convencer de que eu precisava aprender mais.

talkingleds
Автор

seus vídeos são ótimos! parabéns! continue! faz 3 anos que acompanho seu canal, e sempre fico encantado, com sua oratória, e seu raciocínio! sempre trás temas muito bacanas! continue!

joseruberlanmarianodasilva
Автор

Um novo termo que estão cunhando no Brasil atualmente acerca da democracia é que: para alguns existe um novo tipo de democracia sendo praticada no Brasil, que seria a democracia relativa, que é um tipo de democracia que não é efetivamente imparcial, que só é efetivamente democracia quando ela favorece os meus, ou seja, para os que estão do meu lado deixo a democracia, já para os meus desafetos deixa a democracia relativa! Você acredita que isso realmente exista, ou não passa de uma novo termo e uma nova narrativa que logo passará?

Ou Será que isso é um novo fenomeno que se fortalecerá com o tempo e se provará como verdadeiro?

alberto_NovoMvndo
Автор

O povo tá mais preocupado em bater meta do que questionar. As narrativas políticas são super sedutoras e a alienação cresce de maneira exponencial, mesmo em tempos de maior facilidade para se obter informações. Triste mano...

drumondsouza
Автор

Amei esse formato! Adoro todos os conteúdos mais técnicos sobre escrita, mas essas leituras do cenário político e de cultura num geral me chamam bastante a atenção. Ótimo trabalho como sempre, Wlange ♥

natachafernandes
Автор

Sensacional deixou uma sintonia fina entre a linha tênue da retórica da polarização esquerda e direita com a realidade oculta é tudo fruto da mesma árvore, quando votam JUNTOS no Congresso não há ideologia só interesse. O povo dividido é só um detalhe ❤

oanticristosemvéu
Автор

Desejo que vai se realizar em breve: conseguir uma coletiva com você, Wlanger. ❤

PabloAbrahim
Автор

Gostei da tua narrativa em forma de vídeo, hehe.

Jefnote
Автор

Estou ENCANTADA com esse canal. Parabéns.

marcellemoura
Автор

Wlange, que formato bacana! Gostei muito da atitude, espero ver mais vídeos nesse formato 🥹

mikealmeida
Автор

Wlange, gostaria imenso que gravasses um vídeo sobre literatura de detective e romance policial.
Tenho uma ideia e gostaria de compartilhar. Ela não está 100% sólida mas ja tem a premissa e a base do trama. Se poder, posso e escrever aqui.
Beijo❤.

srteixeira
Автор

Bom vídeo. Parabéns pelo seu trabalho!

lobotomizado
Автор

Poderia fazer um vídeo sobre subplots?

Richardfreethinker
Автор

Para escrever um romance é preciso confiar na memória do autor e leitor?

GabrielDominguesSimoes
Автор

gente preciso saber se meu texto está bom:

O VIOLEIRO
Passo a noite, me vejo em um espelho e penso: "Ah, quão bom seria se meu reflexo fosse o meu verdadeiro eu, preso em quatro paredes ilusórias e nada mais. Sem pensamentos, sem vida, apenas uma porção do meu ser sem as complicações e previsões predatórias da mente". O violeiro começa, ali mesmo no vidro de figuras invertidas da sala onde me olho. Cada nota, cada dedo em uma posição totalmente diferente da outra formando um som tão fora do comum, tão único. Ah, como eu queria fazer parte de uma das notas da vida, e se pensar faço sim, mas a mais normal e simples que aos poucos tenta se tornar dissonante e diferente, mas volta ao lugar pelo barulho estridente e não harmônico que fere os ouvidos de quem ouve, que somente com o primeiro experimentar me reprimem, ou as vezes eu mesmo sou o ouvido ditador.

O violeiro se aproxima, olha para mim através do espelho. Não sei o que sentir, não sei o que fazer para reagir mas mesmo assim abraço-o, com desgosto, porém com um profundo desejo de junta-lo a mim com um simples gesto, mas nunca é tão simples, ou as vezes é tão estupidamente simples que de tanto pensar se torna difícil o abraça-lo com facilidade. Por um momento me sinto ele, me torno ele e mesmo assim o abraço acaba quando "eu" repudio o violeiro com tanta dor atrelada a esse ato mas tanta satisfação de me prender a mim. Eu estou no espelho, eu sou o espelho. Eu estou preso, eu sou preso. O maior sonho da minha mente arrogante se manifesta inconscientemente e me prende na sua prisão espelhada que me reflete como uma casa de espelhos. Distorcidos para me tornar um monstro, ou bem pequenos para me tornar apenas um dedo. Não um dedo, o melhor dos dedos, para que eu me mantenha na ignorância. Para eu não sair.

Com um salto, quase heroico e romântico, o violeiro quebra brutalmente o vidro, o espelho que eu havia me prendido, e logo depois não me conheço mais, não sei quem sou mais. Com tantas dúvidas, sem um espelho para mostrar os ângulos definidos por ele para eu ver a mim mesmo eu me sinto desamparado, me sinto sozinho. Logo mais vejo que o violeiro não está mais lá. Logo me resta escolhas, escolhas valiosas que sempre vão seguir o mesmo ciclo: Reconstruo o quadrado ilusório para me prender na ignorância mais excitante que a vida escura e sem alma como meu quarto, cortando-me com os cacos cortantes e sangrentos ou pego para mim o violão daquela figura tão exuberante e excêntrica que compunha o espelho como um rebelde.

De que importa se tudo não passa de poesia em prosas? Só poesias em prosas. Do que a vida se baseia senão as poesias da alma e da vida que refletem o indivíduo, como um vidro. Como um espelho. Não um espelho distorcido, um espelho real, se é que é possível fazer essa afirmação. Tudo isso não passa de poesias em prosas que são como cadeias menores do fundo da minha alma, a única que se tem acesso à chave. Eu sou a chave, eu sou o violeiro, eu me uso para me libertar de prisões cada vez maiores que estão ainda mais profundas e entranhadas na minha mente e me recuso a me render a prisão tão estúpida e arrogante que são os espelhos falsos em que me mantenho preso.

Volto a dormir, penso na minha aparência esquisita e musical, me deixo descansar. Eu sou a Arte. Tu é a Arte. Não a minha Arte, mas exclusivamente a sua mais intima e dissonante Arte.

kmuiui
Автор

Oi Wlange, você já fez algum vídeo falando se existe livro ruim? Pessoal tava desenvolvendo uma conversa interessante no Skoob. Se existe ou não livro ruim, se existe alta e baixa literatura. Como isso é avaliado, quem pode dizer se um livro é bom ou ruim.
Se não fez, fica a dica (tá mais pra pedido mesmo). Confio no seu conhecimento a respeito. Abraço

carlacaos
Автор

Fiquei com muita vontade de ler o max weber.
Alguma recomendação de texto sobre o tema do vídeo?

tiago
Автор

Se eu escrevesse um livro de ficção com 3 capítulos ficaria muito pequeno?

GabrielDominguesSimoes