OS BASTIDORES SOMBRIOS DE UM CONVENTO DE FREIRAS | ROSE (EX-FREIRA)

preview_player
Показать описание
O que é e para que serve um convento católico? Como se tornar uma freira? Existe um ritual de iniciação para freiras? O que são os votos de pobreza e castidade? Freiras podem namorar? Como é a vida em um convento? E, afinal, o que ocorre nos bastidores desses grupos religiosos? Vou conversar sobre isso com a Rose, que foi freira por muitos anos.

📕 Livros sugeridos:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ela era uma freira maravilhosa, sempre tratou bem as novatas... Sofri muito lá e ela era uma das poucas pessoas que aliviava a dor que vivi

despertevoce
Автор

Fui postulante. Fiquei dois anos. Estudei, fiz curso técnico. Sempre fui bem tratada, não cheguei a ser freira porque não tinha vocação mesmo. Mas agradeço a Deus pela experiência. Hoje tenho 61 anos, duas filhas. Não me arrependo desses anos que passei no convento. Mas cada um tem sua história, sua missão. Apesar de não dar continuidade, tenho minha fé. Deus está presente em todos os lugares, e todos temos livre arbítrio para seguir o caminho que queremos.

luzinetesimoes
Автор

Que mulher interessante, inteligente, de raciocínio claro! Obrigada por tanto!

aureacarvalho
Автор

Eu tive a oportunidade de entrar em uma Congregação com 19 anos (desde os 17 fazia acompanhamento vocacional). Porém a minha experiência foi maravilhosa e sinto saudades de todas as irmãs... Fiquei até o postulado, e sai com uma bagagem enorme de experiências. Infelizmente a vocação para viver pra sempre nesse modo de vida, eu não tive. Mas acho lindo essa vocação. Hoje sou casada, tenho um bebê e sempre que posso entro em contato com alguma irmã.
Mas na época que eu entrei, a minha mãe teve essa preocupação, porque ela tinha medo de ser igual no filme, ou seja, igual a que a Rose entrou. A congregação que entrei me encantou e me encanta até hoje, pela missão. Fui muito feliz e é uma parte da minha história que sempre lembro com muito amor. Fico triste por você Rose, ter vivenciado essa experiência horrorosa.

joicevieira
Автор

Aqui é a Bruna Miranda, assisti a Live e estou muito chocada com alguns fatos que eu não tinha conhecimento, meu profundo respeito e gratidão pela coragem de falar sobre tudo isso, mesmo hoje vivendo em dimensões diferentes, saiba que desejo que vc seja muito realizada, vc e uma mulher que superou inúmeros desafios que de fato eu não passei, como sempre disse, tem pessoas que teve histórias até mais difíceis que a minha, nos conhecemos e até trabalhamos juntas lá dentro e apesar de toda dor, que era profunda, vc era uma freira que nos fazia rir, em meio ao caos, não tínhamos ferramentas para avaliar tudo aquilo que vivíamos lá dentro, mas que bom que conseguimos de alguma forma, viver esse despertar aqui fora.
Que sua trajetória de vida seja um portal de transformações de outras vidas humanas...
Gratidão pela coragem de se posicionar!
Muitas felicidades!!!❤❤❤❤❤

brunamiranda-b
Автор

A história não me surpreende, mas gostaria de parabenizar a Rose pela forma como ela se expressa, ela fala muito bem e usa umas analogias ótimas.. parabéns Rose

patriciamendes
Автор

Me solidarizo com o depoimento da Rose... Quanta violência contra o ser humano ... Quanto abuso... Isso tudo resultou numa lucidez inspiradora!!! A Rose trouxe um depoimento libertador e necessário. Obrigado por compartilhar sua história!

warleysimoes
Автор

A entrevistada é extremamente inteligente e comunicativa, ou seja, mesmo sendo um vídeo longo, devido a eloquência da moça, não ficou cansativo de ouvi-la. Fico feliz que ela conseguiu se libertar do cativeiro religioso.

espedita
Автор

Graças a Deus passei por algumas comunidades religiosas e amei não me arrependi só me afastei porque precisei voltar para cuidar da minha mãe, mas se Deus me colocar novamente neste caminho com certeza eu voltarei. Que se faça a vontade de Deus na minha vida e d3 todos que buscam a salvação das suas vidas.

libeny
Автор

A minha mãe teve que morar num colégio de freiras, num internato de meninas, a sua tia era freira e ambas sofriam muito neste lugar... Qdo a minha mãe completou 15 anos de vida ela ganhou de uma colega um estojo de make de presente, pois, era o sonho da minha mãe... Qdo a madre superiora viu a minha mãe maquiada pelas amigas para celebrar os seus 15 anos de vida, a madre obrigou a tia da minha mãe, que era freira, tirar toda a make da minha mãe com lenço e o seu próprio cuspi. A humilhação foi tamanha para ambas que a minha mãe disse pra madre: - "Um dia eu sairei daqui, me casarei, terei uma filha e ela será maquiadora e poderá me maquiar sempre"... Aqui estou eu, maquiadora e voltando pra esta cidade aonde a minha mãe e a minha tia avó sofreram tanto, como a maquiadora de um filme de Longa Metragem, Cinema Nacional... Como o mundo dá voltas... A minha mãe faleceu muito nova, mas eu venci na maquiagem como ela tanto queria... Na minha família presenciei e ouvi vários relatos graves do que os meus tios padres e as minhas tias freiras passaram... Fico feliz por vc, Rose, vir fazer este desabafo com tanta coragem... Parabéns...

adrianaiannini
Автор

Parabéns! A sociedade só tem a ganhar quando uma mulher inteligente e maravilhosa se liberta e pode viver a plenitude da vida, realizando todo o seu potencial. Tem minha admiração e respeito.

AntonioCarlosGomes-keyr
Автор

Meu tio a mais de 50 anos atrás ( já tenho 73 anos), ficou internado em um hospital católico e as enfermeiras eram freiras e meu tio falava :
__ Não eram irmãs de caridade e sim "irmãs de perversidade."

marisaoggioni
Автор

Que moça bem articulada e equilibrada. Que bom que ela pode guardar a sanidade mental mesmo diante dos horrores que ela sofreu. Sucesso na sua vida, Rose! Parabéns pela coragem e força. Daniel, parabéns a você também por mais um vídeo importante e crítico.

renatacabrera
Автор

Você não é a única pessoa que conta tudo isto, já ouvi outras pessoas contando estas histórias, desejo tudo de bom para você, uma vida feliz e muita saude

deliciasdaritacarpita
Автор

INTELIGENTÍSSIMA! Nada é por acaso, e hoje, você se encontrou. ❤️ E é uma voz que de fato; "prega" a verdade. (Sem prisões e alienações)

FlavianaRosa-ie
Автор

Q mulher corajosa, inteligente e bem articulada. Parabéns por esse depoimento.

elisadefatimadasilva
Автор

adorei esse video. essa moça e MUITO inteligente, fala muito bem, adoraria acompanhar mais dela!

victoria.moura.
Автор

Vou contar uma experiência não como integrante da igreja católica porque não sou, mas trabalhei num hospital católico aqui em São Paulo/SP e sempre vi as freiras como vitimas de um sistema autoritário, elas andavam cabisbaixas, com medo de serem expostas pela madre que era (com o perdão da palavra) um "cão" ..
Então eu acredito no que ela relata e imagino que deve ter muitas histórias que ela não conseguiu contar pelo tempo e que prejudicaram sua saúde mental.. Que o verdadeiro espírito de Deus esteja com todos 🙏🏼

gabrielaasantos
Автор

Eu sou católica e não pretendo nunca deixar de ser. Aprendi a não deixar minha fé ser abalada pelas pessoas que compõem a igreja de um modo geral. Já me decepcionei com padres e acredito em tudo que a Rose e a Bruna relataram.
Mas a minha fé é em Jesus que é Deus na Santíssima trindade. E não em padres e freiras. A igreja somos nós, que somos santos e pecadores.

LuciaMaria-noqg
Автор

Ouvindo seu comentário lembro-me de quando criança no convento eu tinha apenas 7 anos passei por dificuldade, sofri também toda vez que estávamos na fila para ir a missa e ficava-mos fora de sentido recebia-mos beliscão dada mulher que cuidava de nós. Comia-mos asas e pernas de barata na polenta. E nós não podíamos jogar fora onde ficava vários cachorros esperando o resto da comida. Tudo isso passei num convento. Lá peguei infestação de piolhos. Até que certo dia aproveite um a menina que ia pra casa na mesma cidade que morava e sai sem nada deixei tudo que tinha levado. Sai com a roupa do corpo, isso eu tonha sete anos. Tempo por volta de 1965. Nunca se preocurarm em saber de mim. Voltei pra casa cheia de problemas de saúde. Mas venci minha mãe cuidou de mim.

romildaladislau