Faculdade na Programação: A Verdade que NINGUÉM quer falar...

preview_player
Показать описание
O que eu acho sobre FACULDADE na PROGRAMAÇÃO?

Desde que somos crianças somos bombardeados com aquela famosa frase: "E aí, qual faculdade você vai querer fazer?" Somos condicionados desde pequenos a enxergar a faculdade como um símbolo de sucesso, algo que vai definir se você será bem sucedido na vida, ou se será um Zé ninguém.

Mas será que isso realmente faz sentido? Será que no mercado da programação a faculdade realmente terá um papel decisivo para seu sucesso como desenvolvedor?
Será uma barreira de entrada para os programadores que não tiverem faculdade conseguirem entrar nas vagas? E digo mais, será que eu SÓ PODEREI entrar no mercado da programação se tiver uma faculdade? Seja de análise de sistemas, engenharia de software, ciência da computação... Ou só um curso de programação basta?

Pois bem, assista esse vídeo aonde eu irei te contar TODA A VERDADE sobre fazer faculdade no mercado da programação, e te darei o ponto de vista de um Programador Sênior que já trabalha a mais de 7 anos na área, já contratou e demitiu diversos programadores, e sabe exatamente o IMPACTO que fazer (ou não) uma faculdade terá no mercado da programação.

Se você for programador e tiver feito faculdade, não fique bravo comigo. Deixe a sua opinião nos comentários e nos ajude se inscrevendo no canal para batermos a meta de 20k inscritos.

ESTUDOS UTILIZADOS:


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

♦️ SOBRE A PLATAFORMA:

Afinal, o que é O Novo Programador?

Somos a escola de programação mais completa do país. São mais de 200 aulas que te ensinarão linguagens e técnicas para desenvolver qualquer site, loja virtual, sistema ou aplicativo Android e IOS que você puder imaginar, tudo isso organizado por um programador sênior que trabalha a 6 anos na área da programação e conseguiu contratos com empresas conceituadas como Wiser Educação, BTG Pactual e muitas outras.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

▶️ ASSISTA AGORA:
GRAVEI UMA ENTREVISTA TÉCNICA REAL NA PROGRAMAÇÃO

GRAVEI UMA ENTREVISTA DE EMPREGO REAL NA PROGRAMAÇÃO

O QUE AS EMPRESAS ESPERAM DE UM PROGRAMADOR JÚNIOR:

REDES SOCIAIS:

EMAIL PARA PARCERIAS:

SOBRE O CANAL:
Seja muito bem-vindo ao Novo Programador.

Nesse canal você aprenderá tudo que é necessário para ser um programador capaz e desejado pelas grandes empresas.

HASHTAGS DO CANAL

#faculdade #programador #programação
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Entrei em Ciencia da Computacao na UFSCar em 2016, nunca havia programado na vida ( nem sabia oq era isso ). Primeiras coisas ensinadas: Algoritmos, Lógica, Cálculo e C/C++. 5 anos depois ( ainda no final da graduacao ) ingressei como Engenheiro de Software Junior na Accenture ganhando 5k remoto ( era meu primeiro trampo, nao estagiei ). Hoje sou pleno em outra empresa, ganho 10k e remoto ( com eventuais viagens ). Nunca paguei mais de 20$ em curso nenhum ( comprei alguns da Udemy e nunca finalizei nenhum ). Minha recomendação: Façam uma ( BOA ) faculdade e saibam inglês.

clauciof
Автор

Entendi perfeitamente o seu posicionamento, o problema é que as empresas recrutadoras já cobram na inscrição pra vaga que você tenha faculdade, se não tiver já não te classifica para a próxima fase, já vi vários programadores falando: "precisa é saber fazer independente de ter faculdade ou não!" o problema é conseguir quem te empregue sem ter o canudo ou estar pelo menos cursando.

MrRodrigonery
Автор

Faço faculdade, BCC na UNESP. Lá é ensinado POO, SOLID, 4 matérias de programação bruta (famosa Estrutura de Dados, e introdutório em programação (com C/C++)). Eu aproveito muito a faculdade, principalmente o networking, e a oportunidade de fazer pesquisa, ou seja, criar novas coisas em computação.
Mas a melhor coisa que eu fiz foi ter feito técnico em Informática para Internet em uma ETEC antes da faculdade. Então conclusão: o vídeo é perfeito.

joaolucasmoraisortiz
Автор

Eu, sou um fiel defensor de ingressar numa universidade, pelos fatores networking, experiências e oportunidades. O ponto alto do vídeo pra mim é a pergunta, "por que você quer fazer faculdade, é pra ter um conhecimento acima da média, em outras palavras elevar o nível, ou simplesmente porque seus pais querem que você tenha um diploma?"

Compreendo que pouco importa o curso, se você for pra faculdade pra ocupar espaço, não adianta nada, no melhor dos cenário você vira uber. Então se você não quer fazer faculdade, sem problema, é um direito seu. Mas se você for fazer, faça de verdade, viva de modo a absorver o máximo possível de lá.

Sobre programação, cara não tenho certeza, posso tá completamente errado, mas acredito que antes, era mais fácil, qualquer pessoa com conhecimento específico, pegar uma vaga por aí, hoje vejo que o mercado pra essa galera saturou, afinal, toda esquina tem alguém te ensinando em 6 meses, virar um fullstack. O que possivelmente fez muitas das empresas tomarem um decisão, pedir um diploma como requisito. Uma tentativa de filtrar tanto profissional médio no mercado.

Acredito que a resposta certa pra uma pergunta tão complexa quanto essa de faculdade ou não, é o simples, vai da sua escolha, se você quer e puder faça, se não, não faça, não existe um melhor ou pior. Agora o que vejo é que muitas empresas pedem, então faz sentido pra mim, inclusive estou estudando pra entrar em CC próximo ano, já visando algo maior. Concluindo, na minha situação, sei que vai valer a pena, então eu farei.

E junte o melhor dos dois mundos ao invés de escolher entre faculdade ou curso, cara faça os dois, tenha um plano, faça o que você precisar, o melhor dos dois mundos podem ser unidos.

ruanhenrique
Автор

Seu ponto é válido demais! Mas aponto uma outra coisa, a pessoa pode até não ter faculdade, mas ela tem que se garantir pra caralho também, querendo ou não, ela vai ter que mostrar um pouco mais pra dar uma excelente impressão, isso vai fazer toda a diferença, então não adianta eu não fazer uma faculdade (e não pretendo no momento mesmo, até porque nem condições tenho ainda), mas sei que tenho que me garantir pra cacete com experiência e estudar, estudar e estudar.

jasontricolor
Автор

Não vi o video inteiro, mas ja de antemão vou deixar meu posicionamento, sendo uma pessoa, que antes ja foi alguém que acreditava fielmente (e dependendo da situação ainda acredito) que faculdade não agrega em nada. Contexto. Eu comecei no mercado de trabalho com curso profissionalizante, graças a Deus, foi o que abriu as portas pra mim e bom, eu sempre tive na minha cabeça que pra eu evoluir não tinha 100% da necessidade de eu fazer uma faculdade. Ainda de fato isso é verdade, isso depende de você e da sua fome de aprender e disciplina, te matricular numa faculdade não vai fazer você se tornar alguem disciplinado, que estuda mais, etc. Mas eu ja vinha um tempo como autodidata, ja sabia codar, mas tinha algumas lacunas assim que ficavam pra tras, eu sentia falta de ter uma base mais solida, porque quem estuda sozinho sabe, é complicado você organizar os estudos, saber o que estudar primeiro, o que estudar depois e etc. Dai me matriculei na faculdade, comecei fazer e vi que a questão da programação vai muito além de só saber codar, as partes de codificação pra mim na faculdade tem sido tranquilas, mas as demais materias tem somado muito e fortalecido meu conhecimento. Então a conclusão que tiro é que valeu sim a pena estar cursando um curso superior. PORÉM, devo dizer que fiz isso depois de ter certeza do que eu queria fazer, de ja estar inserido no mercado, comecei trabalhar com redes aos 18 anos, hoje tenho 24 chegando a ADM de redes JR, então eu acredito que fazer faculdade por fazer é realmente perder tempo, você ganha tempo se conhecendo e definindo melhor o que você vai fazer e trabalhando, até porque muitos não tem o luxo de escolher, do que ficar fazendo qualquer coisa por pressão, ou só por fazer. Vejo muitas pessoas jogando dinheiro fora, o conteúdo ta ali, mas querem colar, tem preguiça, se você é assim, corre de faculdade.

miguelsilva
Автор

Adoro os vídeos! Apesar de realmente a experiência ser o fator determinante, eu "discordo" que há depreciação da faculdade pelos recrutadores do Brasil.
Das vagas pra entrar no mercado de trabalho onde moro (MA), praticamente TODOS os estágios pedem pelo menos estar cursando a área de tecnologia, muito raro encontrar vagas para começar no mercado sem faculdade ou técnico.
Pra nós meros mortais que não conseguem freela por mãos próprias, não há portas de entradas práticas.
A maioria das pesquisas citadas de qualificação não são brasileiras, além disso, é a coisa mais comum ver jovem saindo da escola querendo comprar curso de algoritmo achando que vai virar Junior e cursar EAD em 6 meses, quebrando a cara, essa curva de aprendizado só vale pra quem é fora da curva ou foi abençoado com o contato na área por algum outro meio. Pra entrar no mercado a faculdade é uma boa porta.

GbrielAnimações
Автор

Faculdade de fato não garante emprego, mas se tu souber usar tu vai muito além de um mero progamadorzin javascript, na faculdade tu tem contato com redes, banco de dados, engenharia de software Etec. o cara que faz um Bootcamp vai morrer fazer Crud e nada além, o cara que tem faculdade pode migrar para qualquer área da TI sem muita complicação.

brunoteixeira
Автор

Respeito sua opinião como contratante pra sua empresa, mas eu não conheço literalmente ninguém na minha empresa (big tech) sem algum tipo de curso superior. Tirar visto de trabalho pra muitos países é bem mais difícil sem curso superior tbm. Ou seja, pode até ir pelo caminho da experiência e cursos se não tiver acesso a faculdade, mas com certeza as oportunidades disponíveis vão ser limitadas (ou começar aparecer conforme a experiência cresce bastante)

ProgramadorSagaz
Автор

Então, o importante é ter o conhecimento, dependendo oq vc estuda, isso pode abrir opções em empregos que empregam diferentes tecnologias, não só programação.

Sobre o exemplo que citou, do cara monstro, ele é o caso excepcional. Nem todos gostam de estudar, a maioria só querem um emprego melhor e estudam por este objetivo.

A faculdade te ajuda no aspecto geral, pois prepara a pessoa para diferentes cenários, é mais generalista. Quem já decidiu por um emprego que trabalhe com algo específico, uma atribuição mais técnica, tem que fazer um curso mais específico mesmo. Agora tem os tecnólogos mais focados em conteúdos específicos, por exemplo.

Oq de fato deveria ser avaliado seria o conhecimento para atuar no cargo e não o papel que você tem. Se a formação é um diferencial, o diploma é um diferencial, a pessoa com está formação deveria performar bem em vários aspectos desejados pelo cargo. O w noto no geral, o cara bom que fez faculdade é diferente da média que vejo por aí.

elecmanuau
Автор

Fiz PUC e posso dizer que, para mim a faculdade foi ótimo, pois alguns professores estavam atualizados e participavam do mercado. Talvez uns 50% de peso na forma como enfrento os problemas técnicos do trabalho. Os outros 50% são mercado e certificações(/estudo de tecnologias).
Mas noto que tudo isso ainda não é suficiente, pois não aproveitei o networking da faculdade. Sempre fiz os trabalhos sozinhos e com boas notas, mas nunca me aproximei de colegas... poderia ter sido melhor

gilbertojunior
Автор

Estou na penúltima fase da faculdade e, apesar de fazer cursos pagos de desenvolvimento, acredito que a faculdade vale a pena. Lá, você aprende conceitos e procedimentos que não encontraria na internet, e não será um completo leigo.

Sobre o mercado de trabalho, não há vagas para todos; isso é um mito. Muitas empresas vendem cursos prometendo altos salários, mas visam apenas lucrar. Em um evento com 1700 participantes, calculei que, se 50% comprassem os cursos, os organizadores ganhariam cerca de R$ 1.669.150. Por isso dizem "não faça faculdade, faça o meu curso".

jonasfrancomatador
Автор

Só tem uma discussão mais polemica que a da faculdade: let vs const

rawallon
Автор

Pelo exemplo que tu citou como "capacidade tecnica" é você memorizar identação de linguagem de programação... É um modo muito ruim de avaliar a capacidade tecnica do cara. Porque o cara pode manjar muito de logica de programação, mas simplesmente é despreocupado em decorar todas as chamadas de função de uma linguagem.

Eu programo em python há 6 anos. E até hoje eu esqueço se, pra inserir um novo registro no dataframe, é .insert ou .append

Essas coisas aí tu consulta na documentação ou joga no google que vc pega a resposta rápido. Agora, o cara dominar a arte de implementar as regras de negócio dentro de um sistema, fazer analise de requisitos, testar, homologar, dar suporte, isso aí vai muito alem do que uma pergunta de "tu sabe como faz pra printar um texto em java?" (pior que esse exemplo nem é bom, todos nós odiamos o system... Ia escrever, mas esqueci rs)

MikeRoss
Автор

Ótimo vídeo amigo, parabéns! Gostei também da Caroline Marques no final 😊

Michel-rtrz
Автор

Eu estou nessa da galera que "sem diploma, e nem Q.I (quem indica) nem passamos pelo processo de seleção.
Eu honestamente não sei onde estão as vagas que não pedem diploma, porque eu as procuro, e honestamente não encontro. Mas enfim, é isso.

CleberMag
Автор

Cara, vou falar pra você uma coisa, eu sou recente inscrito, mas, de todos os caras que eu acompanho, de longe você é o cara com maior cognição sobre guide roadmap, concordo plenamente com seu raciocínio, faz o curso, vê se a curte a programação, entenda se tu vai conseguir lidar com isso, depois pense numa faculdade para se aprofundar.

Porém, existe uma controversa, apesar de eu concordar com o que você disse, se entrar em qualquer site de vagas, tu verá que um dos pré-requisitos para a vaga é faculdade, dificilmente tu acha uma que não pede, 0.001%. Dito isso então, sim é importante para tu se candidatar a vagas, porém, eu acredito que o caminho para o programador se dar bem é exatamente o que tu disso no vídeo de como começar na programação (empreendendo), os freela são o melhor caminho, porque tu cria portfólio e ganha expertise em como entregar um projeto.

DEVergent
Автор

Agradeço por esse vídeo, realmente as vezes um curso ou faculdade não ajuda tanto temos que estudar por conta própria para nos manter atualizado ou só para ter conhecimento mesmo programação leva tempo para ser dominada

DevSolitario
Автор

Eu faço os dois, curso e faculdade. No Brasil vc vai ter muito mais dificuldade de ingressar na area sem faculdade, acredite, msm q seja só por diploma, faça faculdade, grandes empresas (bancos, bigtechs, telefonia e etc) ainda fazem programas de estágio voltados para quem obrigatoriamente cursa uma faculdade, e isso é uma boa forma de ingressar na area pq não pede experiência, só conhecimentos básico do básico e oferece uma boa quantidade de vagas. Se em um futuro não for exigência faculdade para esses programas de estágio, aí a faculdade vai ser para casos mais específicos.

matheusbarroso
Автор

Hoje eu faço faculdade EAD mais nao fico so com a faculdade para aprender, consumo curso da Udemy e Youtube, eu estou na Faculdade somente pelo diploma, porque penso que posso perder uma grande oportunidade por causa de um diploma..
A faculdade que faço hoje tambem todos os professores estao no mecado de trabalho, nao so é professor entao isso tambem fez uma diferenca.. Um deles sempre nos da dicas e fala do mercado de trabalho..

CDFprogrammingcode