Temos a TOMADA mais SEGURA e podemos provar!

preview_player
Показать описание

Você já se perguntou, alguma vez, quantos modelos de tomadas pelo mundo existem? Nós vamos te mostrar e ainda provar que a brasileira é uma das mais seguras do mundo!

Com tantas variações ao redor do planeta, claro, que as tomadas pelo mundo afora também seriam diferentes. Segundo o levantamento realizado pela equipe do Manual do Mundo, foram encontrados pelo menos 15 modelos diferentes de tomadas.

Mas por que existem tantos modelos de tomadas pelo mundo? Por que não foi feita uma padronização? Basicamente, a ideia era fazer esse alinhamento, no entanto, a energia só se consolidou no começo do século XX.

Com isso, cada país foi estabelecendo um padrão diferente de tomada conforme o desenvolvimento elétrico acontecia. Além disso, na época, não havia globalização - o que significa que não existia uma preocupação mercadológica e nem o comércio de eletrônicos que conhecemos hoje.

► Posteriormente, foi estudado uma ação que tinha como objetivo padronizar as tomadas pelo mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Contudo, essa ideia não foi levada adiante tendo em vista que essa mudança levaria muito tempo e daria muito trabalho.

O padrão de tomada no Brasil é o Tipo N e só é usado em dois lugares: aqui e na África do Sul. Apesar dele estar presente apenas nesses países, ele é baseado em um modelo que era para ser utilizado por toda a Europa, mas acabou não sendo adotado.

Levando isso em conta, é certo dizer que o modelo brasileiro é moderno e seguro. Isso porque, no padrão Tipo N, todas as tomadas têm a opção de três pinos. Nesse caso, um plug que tem dois ou três pinos, encaixa perfeitamente na tomada.

Além disso, esse modelo diminui as chances de uma pessoa tomar choque - tendo em vista que existe um “buraco” até que o plug entre por inteiro na tomada, o que evita qualquer tipo de contato.

Outros pontos positivos do padrão de tomada brasileiro é que ele encaixa com facilidade e fica facilmente preso, o que ajuda para que nada fique bambo, bem como é compacto - diferentemente dos outros modelos de tomadas pelo mundo.

Agora que você já está familiarizado com o assunto, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para descobrir quais são os modelos usados em cada país e como fazer caso viaje para algum desses lugares. Não deixe de compartilhar também com aquele seu amigo que gosta de viajar e estar por dentro de todos os assuntos.






CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva e apresentação: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Edição e finalização: Cris Poveda
Apoio: Cambly

Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente vídeo. De tomadas nós podemos falar!!! 😃😃😃😃

eletricityeletrica
Автор

"Voce não pode fazer um video inteiro baseado em merchan"
Iberê: SEGURA MEU CORANTE AZUL

karasudev
Автор

Vídeo maravilhoso, eu sempre vi a nossa tomada e sempre admirei ela, pq a segurança dela é invejável :D

Cansei de tentar mostrar as qualidades dela, pq a maioria das pessoas que reclamam são justamente o tipo de pessoa que acha que as coisas só mudam pra arrancar dinheiro do povo e etc... Essa tomada é evolução, padronizada e limpa!!

sertorio
Автор

Simplesmente Incrível! Nuca tinha pensado assim!!!

pedrocastroviana
Автор

Ibere, sempre fui um defensor da tomada brasileira. Mas, tenho que admitir que a do Reino Unido é, de longe, a mais segura de todas. Alem de ter um fusivel em cada tomada (isso mesmo!), ela também tem um mecanismo de tampa que so abre os "furinhos" do fase e neutro depois que o terra entra na tomada.
Sem contar que toda tomada na parede tem seu próprio interruptor.

yurivasco
Автор

Muito bom. Não sabia que tinha tantos padrões num mundo tão "CONECTADO". Sucesso Iberê

criativamente
Автор

Iberê, faltou comentar sobre os padrões de voltagem e frequência de cada país. Na Europa, muitos países utilizam 240v e 50Hz. Muitas fontes pequenas (de celular, computador etc) irão funcionar entre 100~240v e 50~60hz, mas alguns eletrodomésticos específicos não são flexiveis assim.

siriusvz
Автор

"Temos a tomada mais segura"
* tomada da Grã-Bretanha entrou no chat *

bragapedro
Автор

Excelente vídeo de utilidade pública! Sempre defendi o padrão das nossas tomadas, apesar de algumas pessoas chamá-las de "jabuticaba elétrica" (que diga-se de passagem, é uma delícia). Temos uma das melhores tomadas do mundo. Pena que o padrão não se replicou pelo mundo.
Uma dica aos eletricistas: Ao instalar uma tomada, coloque-a na posição "triste", ou seja, onde o pino terra fica para cima. A maioria instala na posição "alegre" (terra para baixo). O motivo é bem simples: Em uma tomada onde o fio está linhada ao pino da tomada não faz diferença. Já quando o pino está a 90° do cordão, esse SEMPRE tem o pino terra para cima. Portanto, quando instalado com o pino para baixo, o fio torcido.

mauricionakano
Автор

Iberê, faltou falar sobre o fato de que o nosso padrão tem dois tipos de plugs: um para até 10A e outro para até 20A.
Se você utilizar um aparelho de alta potência, não conseguirá colocar o plug na tomada comum da sua casa. Ex.: Ar Condicionado, Forno elètrico, etc.

littlehorse
Автор

9:47 Isso só vale para redes 220V, que fica 127V com neutro, e 220V com duas fases. Aqui em SC temos rede 380V, que é 220V com neutro. Então também temos fase-neutro e é 220V.

MateusFB
Автор

Amooo esses tipos de vídeo conversando com outras pessoas de outros países amei top

nicolasferreirayt
Автор

Poderia fazer um adendo que a tensão e frequência das fases podem ser diferentes entre países e as tomadas acabam ajudando ao evitar que aparelhos de características diferentes sejam plugados inadvertidamente.

pioalpha
Автор

7:37 Não era pra ter os tipos de tomadas diferentes nesse mapa ?! Acho que tem um erro ai...

VictorCampos
Автор

Eu acredito que o nosso padrão, tipo N, também é usado na Suiça. Morei na França por um tempo, e por sorte encontrei um adaptador tipo N, para o padrão Francês. E na embalagem do adaptador tinha uma bandeira Suiça e Brasileira.

berns
Автор

Excelente vídeo! A tomada padrão do Brasil tem mais uma vantagem que não se vê por fora, mas sim por dentro, o contato mecânico/elétrico entre o plugue e a tomada é muito melhor do que em qualquer outro modelo que eu já tenha visto, isso resulta em muito menos problemas de aquecimento e por consequência cabo, plugues, tomadas derretidos e porque não, incêndios!

radargenta
Автор

Sem contar com a proteção para Bebês, evitando choque elétrico se acaso eles tentarem colocar os dedinhos nos furos. Além de retraídos, os contatos internos são mais profundos, evitando contato com os dedinhos do Bebê. Iberê, parabéns pelo vídeo. Sou professor de ciências e seus vídeos estão sempre presentes nas minhas aulas.

claudemirsposito
Автор

Este canal é uma grande referência para o aprendizado. As coisa que achamos "difícil", você torna muito simples com seu bom humor e uma didática invejável. Parabéns meu prezado. Ah, e já estou querendo fazer alguns projetos.

mlss
Автор

não tinha nem ideia que existia vários tipos de tomadas, muito bom, amei

riansouza
Автор

Iberê faz um vídeo explicando as diferenças dos tipos de vidros que existem (ou os mais comuns) temperado, laminado, aramado e etc. Depois de assistir Round6 fiquei com dúvidas. Abraços!

ericcorrea