POR QUE USAR CABO 2,5mm² NA TOMADA SE O CABO DO EQUIPAMENTO É MAIS FINO?

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
_________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Por qual motivo temos que providenciar um circuito exclusivo com cabos de 2,5mm² para um microondas, por exemplo, se ele vem de fábrica com um cabo de 1,5mm² ou menos?

Quer entender o motivo de uma vez por todas? Então se liga!

Esta é uma dúvida muito comum, seja entre leigos ou mesmo entre eletricistas.

Sabemos que condutores elétricos tem um valor elevado e quanto maior a seção, ou seja, quanto mais grosso, mais caro eles são. Pensando na economia, seria interessante poder reduzir ao máximo a seção dos condutores de uma instalação, pois assim o valor gasto em condutores seria menor.
No exemplo que mencionamos no início deste vídeo falamos sobre o micro-ondas. Vamos analisar o equipamento que já usamos algumas vezes aqui no canal.

Analisando os dados do fabricante, contidos no manual, temos 1200W de potência em 127V com fator de potência de 0,95 que nos daria uma corrente de 9,94A que é um valor bem próximo daquele obtido em nossos testes.

Agora vamos ver algumas recomendações do fabricante para instalação do equipamento:
Segundo o manual, para instalar corretamente o forno Micro-ondas, verifique se a sua residência possui:

• Uma tomada exclusiva em perfeito estado e com a tensão correspondente à do Micro-ondas para ligar o produto;
• Disjuntores térmicos exclusivos para a tomada onde será ligado o Micro-ondas;
• Circuito de alimentação elétrica exclusivo, com queda de tensão dentro do permitido;
• Tomada de 20 A (127 V) ou 10 A (220 V). A instalação elétrica deve estar de acordo com a NBR5410.

Fazendo uma conta rápida para este micro-ondas em uma residência, teríamos um condutor de 2,5mm² para o circuito, não importando se ele é 127 ou 220V. Como vimos, em 127V a corrente seria de 9,94A, porém, em 220V teríamos 5,74A.

Desconsiderando outros fatores, de acordo com a tabela 36 da NBR5410, um cabo de 1,5 mm² pode conduzir de até 22A no método de instalação E que seria para cabos fora de eletrodutos, portanto se assemelha às condições de um cabo de alimentação de um equipamento. Mesmo no método B1, condutores em eletroduto de seção circular embutido em alvenaria, situação mais comum nas instalações elétricas, temos 17,5A de capacidade de condução de corrente que ainda atenderiam ao nosso micro-ondas. Então a pergunta que fica é; por que preciso gastar certo valor para ter uma tomada de 10 ou 20A exclusiva com cabo de 2,5mm² se o equipamento vem com cabo mais fino como 1,5mm² no nosso caso?

A primeira coisa que precisamos deixar clara é que as normas de fabricação de equipamentos não são as mesmas de instalações elétricas de baixa tensão. O cabo de alimentação de um eletrodoméstico como um micro-ondas tem alguns centímetros, com isso não estão sujeitos a queda de tensão e trabalham em condições em que não sofrem influência de outros circuitos.

A NBR5410 adotou uma seção mínima de 2,5mm² para circuitos de força, conforme tabela 47.
Aqui caberia outra pergunta. Na Europa a seção mínima para tomadas á de 1,5mm², então porque a NBR5410 não adotou a mesma seção?

A resposta está em uma palavra: Segurança!

Temos que lembrar que no nosso país temos 2 níveis de tensão residencial 127 e 220V e para equipamentos com mesma potência em 127V ele terá maior corrente, sendo assim seria arriscado manter como 1,5mm² a seção mínima para circuitos de força e foi adotada a seção de 2,5mm².

Em uma instalação elétrica os cabos estão sujeitos a uma série de fatores que devem ser levados em consideração como distância, proximidade de outros circuitos, temperatura, curto circuito e sobrecarga. Usar cabos de seções menores com correntes tão comuns e próximas da capacidade máxima em nosso dia a dia como no caso das tensões em 127V não é um procedimento seguro.

Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*

Planilha de Cálculos Elétricos:

Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:

eletricityeletrica
Автор

Com certeza esse canal chegará a 1 milhão de seguidores, mas pela qualidade das aulas já era pra ter bem mais do q tem, vamos lá galera vamos compartilhar nas redes sociais o canal merece .

leandrogoncalvesdossantos
Автор

No forno elétrico, usei o cabo de 4mm e tomada de 20a, pois antes a tomada só aparelho, parecia que ia derreter, agora quando a minha esposa usa, nem parece que está usando...

davicdasilva
Автор

Na minha cozinha tenho duas panelas elétricas 127V (7, 5A cada), uma ayr fryer 127V (9A), um micro-ondas 127V (12A), um fogão por indução de uma boca 220V de 2000W (9A), além de outros elétricos de menor potência. Não tenho geladeira, uso um frigobar 127V (1A). Pra ficar tranquilo, puxei cabos de 10mm² do QDC principal e fiz um novo quadro só pra cozinha, e a partir dele separei circuitos específicos para as panelas, o micro-ondas, o fogão por indução, pra air fryer, outro pra um futuro forno elétrico e outro para os demais aparelhos. Tudo passando por IDR e DPS que já tinha no QDC principal. Nas tomadas específicas prefiri cabos de 4mm² e tomadas 20 A, e evitei 100% os agrupamentos em eletrodutos. Fiz uma configuração de posicionamento dos aparelhos para evitar gastos exagerados no comprimento dos cabos. Instalei também alguns wattímetros para acompanhar o consumo e analisar o comportamento da instalação. Virou hobby... rsrs

Luis-Luapago
Автор

Essa explicação deveria ser muito compartilhada, pois ouvimos no dia a dia a mesma argumentação de que mais vale a economia. Infelizmente nosso país ainda propicia a prática da economia acima de tudo! Sabemos que a grande maioria doa incêndios são causados pela instalação elétrica mal dimensionada e mal executada. Parabéns pelo vídeo e espero que ele chegue a muitos, pois só com a informação e educação poderemos criar uma realidade melhor e mais segura!

luisjurizato
Автор

Aqui a verdade é mostrada com clareza, visando a segunrança e a qualidade de um trabalho bem feito.

JOSECARVALLHO
Автор

Na Europa (Portugal) é geralmente 2.5mm2 para tomadas protegidas a 16A, tomadas só poderão ser ligadas com 1, 5mm2 se comandadas por interruptores e protegidas por disjuntor max de 10A.

marcopfigueiredo
Автор

Simplesmente genial sua aula.
Sou técnico eletrotécnico há 12 anos e explicações técnica igual as suas não tem igual.

rogeriosantos
Автор

Interessante a questão da Europa, lá o padrão é 230 Volts e 50Hz e se não me engano eles utilizam fios rígidos (não sei se todos os países lá usam), que talvez tenha uma resistência mecânica maior que os flexíveis. Aqui no apartamento onde eu moro (no Brasil mesmo), que foi construído no início dos anos 2000, as tomadas do circuito dos quartos e do circuito da sala têm bitola de 1, 5mm² e originalmente estavam com disjuntores NEMA de 15A (eu troquei por DIN de 16A recentemente), já o circuito da cozinha são cabos de 2, 5mm² e disjuntor de 20A, aqui na região a tensão é 220V então a corrente elétrica nos circuitos é mais baixa e tudo funciona normalmente, inclusive teve uma época que eu tinha um ar condicionado daqueles portáteis que consumia uns 1300W e tinha uma corrente de pico bem alta ao ligar o compressor, ele tinha um plug de 10A comum e sempre funcionou normalmente nos cabos de 1, 5mm² das tomadas dos quartos.

MCA
Автор

Eu sou português, e pelo menos cá os circuitos de tomada são sempre a 2, 5mm e a iluminação a 1, 5mm. Também há os casos das placas e fornos que são com fio de 4mm.

fabiomiguel
Автор

Gente com tantas pessoas ensinando coisas meia boca vamos enaltecer coisas excelente tipo esse canal eletrecyt a chegar se Deus quiser não a um milhão mas sim a um bilhão vamos galera vamos se inscrevam.

lucianogoncalves
Автор

As normas brasileiras sempre levam em consideração a potência em 127v. Seria complicado especificações para 127 e 220v.

andrec
Автор

Esse vídeo me fez lembrar da casa onde morei quando criança, voltei lá pra ver e estava abandonada. Percebi que os fios de entrada era 4mm e dentro da casa parecia ser 2.5mm e alguns bem menores. O medidor de entrada não tinha disjuntor e sim dois fusiveis de porcelana.

luisalexandremartins
Автор

Orgulho de ver o número de inscritos decuplicar desde que passei a fazer parte desse grupo de privilegiados. Parabéns!

dosura
Автор

Aqui em casa o meu microondas tem cabo de 2, 50mm² e o circuito dele 4, 00mm².

LeonardoMaldonado
Автор

Obrigado amigo. Foi muito útil o seu vídeo. At.J.A da Paz - Inhaúma - RJ.

JoseAntonio-jtsb
Автор

EM Portugal (EUROPA), a seção mínima permitida em tomadas é 2.5mm2

nelmindo
Автор

Essa instalação foi excelente, aprendo muito com você

ednailsonfernandesfernande
Автор

Aqui no AM o padrão para tomadas é 4MM, 2.5 é geral para circuito de tomadas.

Linskpnot
Автор

Navegando sem rumo no youtube em momento de descontração e lazer paro para ouvir essa informação extraordinária!!!! Obrigado Mestre!!! Sensacional!!!!

galvaomfabiano