É possível ser estoico nos dias de hoje? Luiz Felipe Pondé reflete sobre o estoicismo moderno

preview_player
Показать описание
Andresa Boni questiona Luiz Felipe Pondé se os ensinamentos do estoicismo são aplicáveis na sociedade moderna. Pondé reflete sobre como a vida contemporânea desafia os ideais estoicos e sobre o que poderia chocar os filósofos da antiguidade ao observar nossa sociedade.

Pondé também explora a diferença entre os valores da época dos estoicos e os nossos, especialmente no que diz respeito à forma como lidamos com o tempo, a disciplina e a natureza das emoções.

#TVCultura #LinhasCruzadas #LuizFelipePondé #Sêneca #Estoicismo

▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O estoicismo, na verdade, não recomenda "não pensar no futuro"; ele apenas alerta para o risco de ficar excessivamente ansioso com o que ainda não aconteceu. Para os estoicos, é importante fazer um planejamento racional e tomar decisões prudentes para o futuro, mas sem permitir que a incerteza sobre ele prejudique nossa tranquilidade e capacidade de ação no presente.

O estoicismo ensina a focar naquilo que está sob nosso controle e nos prepararmos para enfrentar incertezas. A ideia é cultivar a calma e a resiliência para que, independente do que o futuro traga, possamos responder de maneira equilibrada. Assim, a prática estoica não é "irresponsável"; pelo contrário, é uma forma de preparar a mente para lidar com o futuro com serenidade, evitando tanto a paralisia da preocupação quanto o despreparo.

rikem
Автор

O Pondé é conhecidamente muito bom. Mas preciso dar os parabéns para esta apresentadora. Excelentes perguntas e condução das conversas! 👏👏👏

wagnerbdl
Автор

Independente do gabarito e sabedoria do entrevistado cabe ressaltar o potencial da entrevistadora, conhecimento do assunto e condução da entrevista.

edsonpirath
Автор

Comecei a praticar estoicismo e estou me tornando o Batman, um preparo inimaginavel, mas falando serio mto bom a prática, estou mais feliz e grato sem a pressa absurda pra tudo, o mundo esta diferente estou observando

supremojoga
Автор

Quando se tem controle, diminui bastante os riscos a pessoa. E ter controle não é fácil, para tudo, precisa ser forte.

severinofragoso
Автор

É difícil, mas em alguns aspectos, é necessário.

paulomarquestricera
Автор

Epictetus não tinha escravos, Epictetus era escravo!
O Estoicismo é um tesouro acessível a todos!

vladimirdasilvapereira
Автор

Você pode acreditar e aproveitar o agora, mas com um pé de noção no futuro.

O estoicismo é um conforto do agora, mas há necessidade de uma preparação .

thisistheed
Автор

Somos privilegiados por Deus pelas graças que nos chegam oh Jesus estou aqui!

RaimundaAnjos-omus
Автор

É o nosso futuro é diferente do tempo deles. A questão da solidão também é um fator importante. Tem que ser muito relativizado.

MuriloPastana-fpwm
Автор

Ele não é estoicista, ele esta apenas dando a opinião dele, eu gosto do estoicismo.

vitinverdim
Автор

Vc para de se preocupar com o futuro quando deixa de acreditar nele. E como começar uma faculdade e não pensar na conclusão mas aproveitar as aulas diárias.

viniciussantos
Автор

No livro 1 de meditações o Marco Aurélio fala sobre a importância da prudência com o futuro e recursos (coisa que, segundo ele, herdou do seu pai adotivo).
Séneca no livro sobre a vida boa (algo assim não lembro exatamente) comenta sobre a importância da adaptação e sobre como a riqueza era preferível. Nem falar do premedidatio malorum.
Onde os estoicos não se preocupavam com o futuro?

wictorneto
Автор

Eu penso que as reflexões filosóficas não tem nada haver com as condições, situações dos tempos, fôra assim, nenhum filósofo subsistiria até os dias de hoje com a força que cada um tem. Até parece que eles exploram todas as possibilidades porque eu não percebo acréscimos, aguardo. As ideias do Estoicismo são muito válidas nos dias de hoje, são educacionais, há como encaixá-las, cada um na sua escala de vida, nada, nem nem ideia, é uma fôrma justa que veste a todos do mesmo jeito, mas na minha opinião, o Estoicismo pode ser aplicável e muito útil.

celestegomes
Автор

O povo também apela né. Tudo na nossa cultura vira mercado e essa fala do Pondé foi muito bem pontuada: o povo querendo viver estoicismo como se tivesse no império romano.

O mais engraçado é o marketing envolvido nesses vídeos sobre estoicismo: eu nunca vi tanto homem velho e sarado, mas uma saradeza escomunal.

Como se as pessoas idosas na Grécia estivessem por conta de ficar sarando o corpo. Primeiro porque ser idoso naquela época era mais difícil do que hoje em dia.

Segundo porque uma vida filosófica e intelectual exige tanto quanto ou mais que uma vida para ficar com um corpo Atlético.

Aí o povo mistura tudo, é produtivismo com estoicismo, aí aproveita e já coloca o combo do momento: nazismo fascismo e comunismo como se tivesse montando um sanduíche aí é só embalar e ir para mesa se achando e posando de intelectual

coisasqueaprendinavida
Автор

Ser, talvez não… mas existe muito valor em buscar.

nilsondasilvajr.
Автор

O budismo, de Sidarta, fala sobre todos esses tópicos e outros paralelos com o estoicismo, com muitos e muito anos de antecedência e não tem esse hype. Talvez por ter alcunha de religião e o estoicismo como "filosofia" tem mais simpatia e soa mais moderno e "inteligentinho", como diria o Pondé.

glaubitcho
Автор

Eu tenho algumas discordâncias do Pondé:
1 - O mundo moderno parece diferente em relação aos anteriores, mas é incrível que os mesmos problemas psíquicos e existências são uma constante, tanto na Roma antiga, quanto na renascença, quanto no período romântico e também nos dias de hoje.
2- A maioria dos estoicos trabalhavam porque não eram ricos. Cleantes, o segundo líder da escola, precisava trabalhar a noite carregando baldes de água para estudar com Zenão, o fundador. Marco Aurélio e sua esposa Faustina, depois que viraram o casal imperial estiveram mais tempo em campanhas militares, que vivendo os luxos do poder imperial. Era uma vida difícil e complicada. Sêneca era tão atuante na política que conseguiu a façanha de ser condenado a morte 2 vezes e exilado outras 2. Epicteto era um escravo, então imagina a vida dele. Masonio Rufus era político. Lucano e Pérsio eram jovens, mas ambos já atuavam na política e eram poetas, como participaram da conspiração contra Nero tiveram vida curta. Então a vida deles não era nada simples

mayconrralves
Автор

Pondé, a gente aprende a estar so e depois nos damos conta quanto tempo (e energia) nos foi roubados. Basta se retirar em plena natureza. Breve farao 20 anos que u vivo em plena natureza e alergica às cidades (e ao povo)

stellav.m.
Автор

a internet transformou o Estoicismo em uma coisa muito tóxica!

betatube