EXISTE PRAZO PARA CONTESTAR A VALIDADE DE UM TESTAMENTO?

preview_player
Показать описание
Independentemente de quando tenha sido escrito, o testamento não possui prazo de validade. Isso quer dizer que o documento não prescreve desde que tenham sido cumpridos os requisitos legais e esteja livre de rasuras. Um testamento pode ter sido redigido há 50 anos e será válido.
Contudo, o prazo decadencial para impugnar a validade do testamento é de cinco anos, a contar da data de seu registro, conforme determina o artigo 1.859 do código civil .
No vídeo trago mais esclarecimentos e espero ajuda-los com o tema

*Vocês me encontrarão também nas redes sociais:

Whatsapp (31)991843533 ou pelo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como de praxe, mais um excelente vídeo

alphasigmasezon
Автор

Bom dia Dra Ísis. Ótima terça feira pra você 🖤🖤🖤

zeliamariadeabreu
Автор

Boa tarde
Meus pais nao deixaram testamento meus irmãos ficaram com a parte da minha mae nao alugou um apartamento so tem umá casa alugada para nós e os móveis está com minha irmã se eu foi na justiça o juiz vai bloquear o dinheiro que eu recebo do aluguel de uma casa ?
Eu vivo desse aluguel quero que o juiz faça dividir os bens da casa da minha mãe e o apartamento se vai vender ou não ou alugar e uma casa alugada .Poderia me responder se eu colocar na justiça se o juiz vai bloquear o dinheiro do aluguel eu tive a ouço tempo coronavirus estou desempregada obrigada

saionaradejesus
Автор

BOM dia! Doutora, sou herdeira das partes dos meus pais, eles fizeram um testamento para um sobrinho, ter partes nos bens, só que teria como ter a cópia deste testamento, nós herdeiros como eu mesma, nem sabia, como faço, pra saber sobre a cópia deste testamento .

mariaaparecidadossantossan
Автор

A minha mãe tinha herança da sua mãe e os irmãos deichou ela fora
A minha mãe morreu, nós filhos fem o direito de revindificar ?

zinacostureiralacostiaras
Автор

Olá. parabéns pelas explicações.. Poderia me ajudar com uma dúvida ? a família está aflita. Uma senhora que faleceu há mais de 7 anos deixou um testamento. Sua filha, herdeira necessária faleceu recentemente. O neto (filho da filha falecida) soube do testamento da avó após a morte da mãe após 7 anos e quer contestar, pois discorda dos termos (inventário e testamento ainda em andamento). Sei que existe um prazo para contestação de 4 anos (5 anos em casos especiais), mas esse prazo conta à partir do falecimento e registro do testamento no inventário da avó ou conta à partir do dia que o neto teve acesso e conhecimento ao testamento ? olhando no código civil, vejo que o Art. 1.859 do código civil diz "Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro". Já o artigo 1.909 informa que "São anuláveis as disposições testamentárias inquinadas de erro, dolo ou coação. Parágrafo único. Extingue-se em quatro anos o direito de anular a disposição, contados de quando o interessado tiver conhecimento do vício."
Me parece conflitante.... um fala que conta à partir do registro e o outro à partir do interessado ter conhecimento. No caso de nossa família, não sabemos em qual artigo nos basear e qual seria o "certo". obrigado pela ajuda.

NoxFernandes
Автор

Dra. poderia me dizer se existe prazo para contestar venda de imóvel direta de ascendente para descendente?

sandovalmiguelsutano
Автор

Bom dia doutora comprei terreno com cara mas descobrir q e publico e nao pude por energia e agua pq prefeitura pedi iptu q devo fazer porem tenho 3 filhos menores .pr3ciso e q faco compartilho energia e agua com vizinho .

regifigueredi
Автор

Dra. por gentileza me responda. Existe prazo para contestação do valor de um imóvel comprado por um dos descendentes?

sandovalmiguelsutano
Автор

Dra por gentileza como faço pra conseguir o não pagamento do IPTU?
Gratidão.

iracotrim
Автор

ah se os antigos de fato fosseem como esta escrito, seria otimo, porém na pratica nao tem relevancia alguma

prmarcello
Автор

Bom dia... tenho várias perguntas.. posso enviar por email, e qual seria ?

jaquelinemelo
Автор

Os filhos do beneficiário no testamento podem ser testemunhas?

antoniocarlosnajar