O que é Transtorno Esquizoafetivo?

preview_player
Показать описание
Estou sempre estudando e explicando aqui sobre a nossa mente, nosso comportamento e outras coisas curiosas que vocês pedem aqui nos comentários. Hoje trago uma sugestão bacana que apareceu aqui no canal: transtorno esquizoafetivo. Foi um pedido da Vanderlina Santana, inscrita aqui (faça como ela, se inscreve pra receber sempre os vídeos novos!).

Quando começaram a descrever os transtornos mentais, há alguns séculos, ainda não havia as classificações atuais. Começou-se a diferenciar a esquizofrenia (na época identificada como demência precoce) que fazia a pessoa perder habilidades cognitivas – e ela era separada de uma doença cíclica, no início descrita como psicose maníaco-depressiva e atualmente conhecida como transtorno bipolar.

Havia uma doença no meio das duas, e foi quando se cunhou esse diagnóstico de transtorno esquizoafetivo, que permanece até hoje.

Quais os sintomas do transtorno esquizoafetivo?

Alguns são da esquizofrenia: delírios, alucinações, desorganização do comportamento (catatonia, às vezes) e esvaziamento de afeto. A pessoa não tem perdas cognitivas tão intensas, os prejuízos no trabalho não são tão intensos, nem tão contínuos.

Há sintomas de depressão, como melancolia, perde de energia, falta de ânimo, ou um quadro de euforia, com aumento excessivo de energia, o pensamento acelerado, alegria incontida. Os episódios de transtorno do humor são mais longos. Esses sintomas são recorrentes e acompanhados dos sintomas de esquizofrenia. Todos esses sinais podem acontecer a qualquer tempo. Explico como isso acontece no vídeo.

Qual o tratamento para transtorno esquizoafetivo?

A pessoa precisa se tratar da doença com estabilizador de humor, eventualmente entram também antidepressivos e é preciso um antipsicótico para evitar delírios e alucinações. A evolução é crônica, mas menos prejudicial que a da esquizofrenia.

Às vezes é meio confuso até para os psiquiatras, afinal, são sintomas de duas doenças em uma terceira doença. Um médico experiente e que conheça a história de vida do paciente pode fazer essa diferenciação melhor.

A boa informação pode evitar muitos gastos e frustrações, não é? Por isso peço que você compartilhe esse vídeo pra que mais gente saiba identificar o que tem e evite sofrer.
-------------------------------
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674 Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
Instagram: @danielmbarros
Twitter: @danielmbarros

Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha mãe antes de eu nascer foi diagnosticada aos 14 anos com Transtorno Esquizoafetivo. Eu nasci quando ela tinha 15 anos. Lembro de várias crises bem complicadas delas, fui criada pelos meus avós. Minha mãe depois casou, as crises foram reduzindo e hoje graças a Deus ela não tem as crises nos níveis que tinha e ela sente quando não está ficando bem. Ela tem 43 anos. Toma os remédios certinhos, continua casada, mas não conseguiu seguir uma profissão devido às crises que se equilibraram há apenas 10 anos. Passou a adolescência e juventude tratando as crises.

joyceretucci
Автор

Nunca vi alguém explicar tão bem esse quadro. Só quem vive na pele sabe como é.

xjulio
Автор

Descobri hoje com 21 anos, vou fazer o tratamento certinho, espero evoluir❤

yunobeak
Автор

Sou esquizoafetivo. Tenho 64 anos. Descobriram meu transtorno nos meus 40. A primeira vez, tive uma depressão séria nos meus 30. Tive eufórico em 31 anos, até 38 anos. Fiquei maníaco em 39 anos. Seu YouTube, Daniel, é muito importante.

alexandreribeiroubaldo
Автор

Possuo um leve Transtorno Esquizoafetivo, não possuo dificuldade na cognição, ela permanece alta e em constante progresso, no meu caso (de acordo com os meus estudos e obs) ela veio por conta da incapacidade de lidar com a AHSD pelo fato de eu não ter descoberto antes. Constantemente apresento alterações no humor devido ao excesso de pensamentos. É complicado, a luta é diária.

wilsonvitor
Автор

Vídeo esclarecedor. Adorei. Uma sugestão de tema: transtorno de personalidade narcisista

maleama
Автор

4:20 ohhhh, entendo. Muito interessante. Que Deus ajude a todos com esse transtorno.

marianateixeira
Автор

Tenho transtorno esquizoafetivo desde os 12 para 13 anos e eu sofro muito com isso não consigo emprego nem vida social é horrível! Os médicos que me atendem foram e são todos ótimos e me ajudam muito.

deisianeoliveira
Автор

Tenho transtorno esquiźoafetivo misto. Descoberto desde os 25 anos. Hoje tenho 35. Nunca ouvi vozes. Nunca vi nada. Mas sim tive alguns delirios. Paranoìas. Hoje lido bem com isso, a unica coisa que me atrapalha sao as mudancas de humor. Tambem passei a nao gostar muito de lugares muito movimentados. Gosto de minha propria cia. Faco terapia. E esta tudo bem

camilatambasco
Автор

Meu irmão tem trastorno esquizoafetivo descobriu quando perdeu o emprego e não consegui mas trabalhar não sai de casa sozinho nem se alimenta direito com medo de tudo
Ele fala q a máfia russa tá atrás dele

BrunoGeovanii
Автор

Boa noite Dr. Daniel, Por favor, fale um pouco sobre o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), também popularizado como "Síndrome de Hulk".
Seu canal nos traz muitos esclarecimentos, e ainda mais é sem propagandas 🙌 vou fazendo as coisas e escutando vários sem precisar pular comerciais, Obrigada ❤️

katiusia
Автор

Entendi tudo que o Senhor explicou porque sou esquizoafetiva !

raviamor
Автор

Cheguei aqui!!!
Tenho transtorno Esquizoafetivo. Não tenho mais vida social, perdi meu trabalho, perdi minha vida!!!

fabianabarros
Автор

minha namorada é! e hoje com medicamento e terapia estamos evoluindo <3

yve
Автор

Muito esclarecedor! Gostaria que fizesse um vídeo sobre diagnóstico de autismo feminino, na fase adulta. Tenho diagnóstico de depressão recorrente (sintomas depressivos desde a adolescência). Sou psicóloga de formação e tenho quase certeza que tenho autismo leve. Faço tratamento com psiquiatra e psicólogo, porém os dois dizem que não tenho autismo! Muito obrigada!

helorodriguesalves
Автор

Suas explicações são simples e claras. Perfeito!

hosanalourenco
Автор

Excelente fala, muito esclarecedor. Gosto muito do seu jeito de falar, simple e claro. Eu e minha psicóloga estamos na busca por um diagnostico, e tenho procurado me informar mais pra tentar me entender melhor, e seu videos sao uma excelente fonte de informação. Grata
Obrigada

lucileiasantos
Автор

Já fui diagnostico com esse sintoma tudo por causa de sentimentos e emoções reprimidas e a falta do amor de mãe e falta de um pai para treinar e ser um mentor para mim os abusos que sofri na infância e na adolescência e falta de inteligência emocional. Se você convive com pessoa que faz criticas destrutivas, age com manipulação, se faz de vitimas, são sempre pessimista e faz você sentir medo e te causa dor é logico que os sintomas vão surgir e a doença vai aparecer. Se você não tem um plano para sua vida então você faz parte dos planos da vidas das outras pessoas porque todos nos temos que colocar limites para que as pessoas não nos magoe e nos machuque naquele momento. Quantas pessoas tem corpo de homens e mulheres mais atitudes e comportamentos de criança porque não se desenvolveram emocionalmente não te auto conhecimento e vivem presos em traumas e culpas do passados e tudo que precisa fazer é aceitar o que já passou porque não volta no tempo e se amarem e se perdoarem e cuidar da sua alimentação, praticar exercícios físicos, adquirir sabedoria lendo livros e vídeos que ensina coisas boas sobre emoções, saber que foram abusados por narcisista. Foi quando eu descobri porque eu agia assim e quando você vive sozinho achando que o mundo é assim acabava recebendo mais disso. Mais a vida existe pessoas boas que gosta de ensinar, senti gratidão, compaixão e pensa positivo e quer fazer esse mundo um lugar melhor para se viver.

jandersonurizzi
Автор

Excelente vídeo Dr. Daniel, gostaria que o Sr. falasse sobre TDAH(Transtorno défic de atenção e hiperatividade) na infância, adolescência e fase adulta obrigado🙏

elismarigliani
Автор

Queria que vc falasse sobre transtornos mentais e a impossibilidade de trabalhar.

otaviovinicius