COLAPSO DA TERRA 💥 #Ritaem5Minutos #14

preview_player
Показать описание
⭐Venha apoiar nosso trabalho e conhecer os benefícios como clube de leitura e aulões⭐

🚨 SE VOCÊ JÁ É APOIADOR PELA ORELO, pedimos, por favor, que cancele seu apoio nesta plataforma e refaça pelo link acima, no Apoia-se 🚨

O Time Tempero Drag:

✍️ REFERÊNCIAS ✍️

📺Vídeos:
Agrotóxicos e Colonialismo Químico

Projeto de Morte: SOS Rio Grande do Sul

Narrativas do Fim do Mundo

Crise Hídrica nos Reservatórios de SP

🎙 Podcasts:
Ela eh Tão Galera: Engatilhada Climática
(Mari G fala sobre a ansiedade diante das catástrofes eminentes)

Pauta Pública: Desamparo e Ansiedade do Fim do Mundo
(Rita discute como a crise climática afeta a saúde mental)

Café da Manhã: Lula e os limites da ONU

Café da Manhã: Marina Silva, prevenção x realidade e diplomacia ambiental

O Assunto: o diário de um brigadista no combate ao fogo

Café da Manhã: Porque o fogo continua no pantanal (Pantanal em Chamas menos de 1 ano após graves incêndios)

📰 Matérias:
Desespero e Sensação de Fracasso Atingem Cientistas Climáticos

Não estamos em um mundo que pode acabar com combustível fóssil, diz Lula após reunião com Shell em NY

Mais da metade das cidades de SP declarou não ter plano de resposta a desastres em 2022

Nove limites mantêm equilíbrio da Terra; veja 4 já ultrapassados

Mudanças climáticas: Cenários antes vistos como alarmistas já são tratados como conservadores por cientistas

'Radar Ambiental': MP lança aplicativo para facilitar denúncias de crimes ambientais

Brigadistas ganham R$1412,00 para combater chamas no Brasil

A média de dias quentes no Brasil passou de 4,9 ao ano na década de 70, para 26,6 na década de 2020.

Mais de 70% dos sinais vitais da Terra estão em estado crítico por mudanças climáticas, alerta pesquisa

Tarcísio veta projeto de aulas de educação climática nas escolas de SP

#ritavonhunty #clima #criseclimatica #enchentes #furacao #queimadas #brasilemchamas #clima
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que tarde boa pra um gatilho de ansiedade climática

Sofianunes
Автор

Boa tarde, aqui no sul, conversar sobre isso vira guerra, é muito complicado, todo mundo, culpa a política atual, e acha que Deus tá voltando e simplesmente, aceitam, e só, muito frustrante isso .

luaninocentedealmeida
Автор

Olá, Rita. Sou professor do Instituto Federal do RN, campus Natal e nesta semana assumi a disciplina "Impactos Ambientais" para o curso técnico de Controle Ambiental. Acabo de assistir ao seu vídeo (agora, de madrugada). É tão incrível a sua fala, a sua pesquisa, que mudei toda a minha aula e vou iniciar com o seu vídeo! Obrigado!!!! Vc inspira! ❤

marciobezerra
Автор

Eu não chamo de "ansiedade climática", chamo de "luto climático".
Minha cidade ficou quase 6 meses seguidos sem chuva, batemos a baixa umidade do deserto do Saara. Está tão quente o tempo todo que absolutamente tudo é desconfortável.
Aí semana passada aconteceu um milagre: 🌧️choveu.
O clima mudou. Caiu vários graus e eu senti a água no ar.
Aproveitei e sentei pra comer na cozinha pela primeira vez em 6 meses e senti prazer em estar, prazer no simples ato de estar viva, uma satisfação tão gratuita que me emocionou, lacrimejei.
Choveu 2 dias. Já passou.
Já voltei ao calor sufocante e agora mais ciente do meu estado de miséria interior depois de ter tido um lembrete do que era pra ser minha vida cotidiana.

jessicapalhares
Автор

acho incrível como as pessoas destroem o ambiente que vivem e elas mesmas e depois vem com a história de “Jesus está voltando”.

yasmin
Автор

Eu sou cientista, faço doutorado na área ambiental e sou da turma do "Já era". Mas também me sinto culpada pela desesperança, pois ela não promove mudança. O problema é que quando se entende a fundo os impactos que temos gerado e as medidas que seriam necessárias pra remediação, é uma conta que não fecha. Infelizmente nosso tempo como espécie dominante na terra está com os dias contados. E não temos pra onde correr, não dá pra estocar recursos e se preparar pra todas as variáveis que podem acontecer. A minha dica é: aproveitem suas famílias, suas casas e todos os bons momentos. Não sabemos o que nos espera. E se puderem, não tenham filhos. As próximas gerações provalvemente enfrentaram o caos e o desespero do nosso fim.

biancaoliveira
Автор

O nosso fardo como pais será "mãe, pai, por que vocês me colocaram num mundo com ele acabando?" Rindo de nervoso kkk

laralara
Автор

Oi Ritinha. Sou bióloga e me encaixo na categoria dos coringados. Faço doutorado em ecologia tentando mensurar os impactos que a restauração do cerrado tem sobre o clima local. Inclusive fiz um estágio de 6 meses em Potsdam e conheci o pessoal que trabalha com os limites planetários. Mas o fato é: to absolutamente desmotivada e desencorajada. Penso todo dia em largar a academia e fazer qualquer outra coisa pra viver o resto dos meus dias em oblivium. Minha orientadora, Mercedinha Bustamante, é do time de esperançosos e sempre tenta me jogar pra cima e me manter motivada. Meu companheiro diz que tenho quase um dever moral com a humanidade em seguir estudando, lutando e fazendo minha parte pra mudar isso. Enfim, um desabafo de um bióloga coringada

jessicaschuler
Автор

Sabe o que mais me choca? O mundo está se desfazendo diante dos nossos olhos, e de certa forma, nós seguimos com a nossa rotina. Eu acordo todo dia, tomo meu cafe da manha, pego meu transporte público, vou trabalhar, volto pra casa e assim vai. O mundo ta acabando, mas nós seguimos anestesiados.

IngridColaco
Автор

Sabem porque não há mais ponto de retorno? Porque mesmo que cientificamente essa possibilidade exista, política, capitalista e ideologicamente não haverá vontade para a mudança necessária. Tampouco ocorrerá a revolução geral que poderia colocar outro passo nesse desenvolvimento.

jeronimorubim
Автор

Imagina um paulistano vendo esse vídeo despois de ficar 60h sem luz por causa de uma chuva de 1h. Sim, sou eu!

victorsilva
Автор

Cara isso foda, eu tenho 15 anos e simplesmente nao tenho perspectiva nenhuma de ter uma vida no futuro, quando eu era pequeno eu me imaginava vivendo em uma fazenda longe das cidades com um monte de animais ao meu redor mas hoje em dia .... qualquer futuro em que eu consiga sair ao ar livre e respirar um ar puro ja parece um sonho extremamente distante, um futuro onde o planeta ainda esteja abitavel parece um sonho impossível, eu vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para parar isso e fazer com que as pessoas possam sonhar com o futuro de novo e ter alguma perspectiva de vida alem do trabalho mas eu tendo apenas 15 anos eu realmente nao sei o que eu posso fazer eu estou fazendo o meu melhor para concientizar todos que eu conheço sobre as mudanças climáticas mas nao parece ser o suficiente nada do que eu faco parece ser o suficiente...

Batatinha_noturna
Автор

O que mais me surpreende é como os debates em torno da pauta mencionam quase que somente a Amazônia. Quem acha que essa enorme floresta úmida tá colapsando, imagine as florestas secas. Caatinga sequer chegou a ser estudada direito e por ter sido historicamente negligenciada pelo governo tá com o risco de virar uma Biblioteca de Alexandria.

gustavobatista
Автор

Ritinha do meu coração ❤ Sou bióloga e tenho ansiedade climática desde que me conheço por gente e achei seu vídeo impecável, obrigada por tanto ! Só uma pequena correção sem mta importância: os ruminantes (gado) não peidam, o gases são liberados pela boca, ou seja, elas arrotam 😅

amandadeoliveira
Автор

E eu que vivo com ansiedade climática desde de tenra infância quando a globo passava globo repórter falando de aquecimento global!
Nunca tive filhos por isso.
Cresci apavorada!

renatanovato
Автор

Eu moro no estado do Pará, ás margens do RIO ARAGUAIA. Os meus inteiros 27 anos eu vivi aqui e nunca havia visto uma cena como a de hoje, quando fui passear com minhas filhas no leito do rio. Está minguando, é triste. Fui a pé quase ao meio do rio. Fotografei aquilo e chorei.

audilamiranda
Автор

Eu era Biólogo, com mestrado em Ecologia e Preservação do Meio ambiente. Quanto mais eu estudava, mais triste eu ficava, a ponto de começar a ter tendências suicidas. Mudar de profissão fez parte da terapia, pra que eu tivesse o mínimo de vontade de viver.

E gente, dona Rita també. sabe que nesse modo de produção capitalista não existe solução.

kapethah
Автор

Esses dias eu fui fazer uma brigada do jornal A Verdade da Unidade Popular, conversamos com uma senhora e uma garota que era filha dela, a senhora religiosa disse que as coisas que estão acontecendo são por causa da volta de deus e que o homem não consegue alterar os céus ou o tempo (o que me deixou muito alarmado sobre o poder de desmobilização que as igrejas tem), ao mesmo tempo a filha dela pediu para que ela comprasse um jornal, o que me deu esperança.

_Milhões_de_Jethro_Tulls
Автор

Me lembro de quando estava com dez anos de idade, acordava pela manhã e caminhava à escola. Era perceptível a distinção entre as 4 estações do ano, peimavera, verao, outono e inverno. Hoje, passado dos 40 anos de idade, eu e todos a minha volta vivem nesta bolha térmica que esta prestes a estourar. Saudades de uma infância que nunca se recuperará.

Rafael
Автор

Sou fundadora do @jusclima e falo que estamos em colapso climático e ambiental. E não considero que sou negativista. Estamos mesmo. Parabéns Rita vamos lutar sempre

lucianabauer