Decadência das cidades no Brasil

preview_player
Показать описание
Leitura e Memória:

Conheça a Comunidade Filosofia do Zero:

#brasil #modernismo #arquitetura #moderno #brasilia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Adoro esse tema. O declínio das cidades é o exemplo concreto da nossa derrocada intelectual, moral e espiritual

sergiocurvelo
Автор

O importante é que as praias estão acessíveis e os botecos estão funcionando, ambos lotados e anestesiando a massa.

marcusaurelio
Автор

Sou paulistana, 79 anos, classe trabalhadora. Meu pai se vestia bem, muito limpo, usava chapéu. Minha mãe cuidava bem das nossas poucas roupas.

mariahelenacandeia
Автор

Estética urbana faz mais diferença do que as pessoas pensam.

Lascombe
Автор

Pesquisem sobre a perseguição arquitetônica dos modernistas e de Lúcio Costa! Destruíram prédios importantes da arquitetura luso-brasileira e de outras vertentes culturais do Brasil.

Rick-pcdg
Автор

Uma vez ouvi dizer que nas décadas de 30, 40...muitas empresas, fábricas usavam o branco como uniforme, daí a expressão "é dia de branco", isto é, é dia de trabalho.

fernandadasilva
Автор

Guilherme Freire, muito obrigada por seu trabalho!

robertarubianevazteodororo
Автор

Essa live pode render muitos temas. Como as pessoas pioraram tanto? Cresci nos anos 90 e naquela época as pessoas ainda eram serenas, virtuosas e mais formais. Sou do tipo que evito o máximo possível o mundo moderno, mas um lugar que não tem como evitar é o trabalho. Os ambientes de trabalho atuais são um pesadelo e o símbolo da decadência atual.

DanielGarcia-zsr
Автор

Recife, Pernambuco. Muitos pontos comerciais fecharam pós pandemia.

vitorinarehn
Автор

As pessoas bem criadas vestem de linho quando está calor. Esses fatos completos brancos eram feitos em linho. Facilmente lavável e apesar de enrugar fica sempre bem. O chapéu é indispensável para nos proteger do calor e do frio.
O algodão já aquece mais que o linho e a seda aquece mais que o calor. No deserto do Sara as pessoas vestem-se de lã para isolar do calor e do frio extremos pelas grandes amplitudes térmicas diárias.
As fibras artificiais, que agora se usam, fazem-nos sentir tanto calor como frio de forma caótica. No entanto, existe uma fibra sintética que podemos usar por ser feita de celulose: a viscose ou seda vegatal, como diria a minha mãe.

MariaAfonsoSancho
Автор

Me preocupa muito a decadência também das pequenas cidades interioranas, principalmente do interior de São Paulo. Muitas foram levantadas com uma estética neoclássica muito bonita e hoje, mês a mês, a modernização sem critério vítimiza belos casarões e substitui por prédios comerciais horrorosos, com letreiros de plástico, janelas indústriais, tudo fica cinza ou, às vezes, colorido caótico como um carro alegórico de carnaval.
Estudei em São Carlos, uma cidade que se desenvolveu um pouco e já tem esse processo muito avançado, vejo agora a minha cidade natal passar pelo mesmo. Me restou somente mostrar essa decadência no cenário de um romance que estou tentando publicar.

gustavohenriquesivierosoar
Автор

Brasília é com certeza uma das cidades mais feias do mundo

terievv
Автор

Guilherme, que live deliciosa. Visitar as cidades nos anos 30/40, ver a elegância e a educação da população. É ao mesmo tempo um prazer e uma dor, pela constatação do quanto perdemos em verniz civilizatório.😥

elenamendes
Автор

Tema interessantíssimo, Guilherme! Imagine se nosso povo cuidasse melhor das cidades, de suas casas… até do próprio guarda roupa. Seríamos imbatíveis. Tenho fé que ainda seremos!

gregorysampaio
Автор

Ótimo vídeo. Fica cada vez mais evidente a decadência das cidades brasileiras. Moro em Santos e a cidade está cada vez pior. Muitos carros nas ruas e a frenética construção de torres residenciais e comerciais. Nunca se viu tantos moradores de rua como agora. Falência total.

danilopereiro
Автор

Aqui em SP, passa o guia com os gringos em frente ao Edifício Copan e elogiando aquele trambolho, utaquipariu!

enemystate
Автор

A rua mostrada em 7:55 é a avenida Rio Branco que é paralela com teatro municipal no centro do Rio. Hoje essa rua circular o VLT (veículo sobre trilhos) que é uma espécie de bonde futurista

inglesafiadopro
Автор

Depois dessa live alguém duvida que estamos indo rumo ao abismo ?

brunocosta
Автор

Foi com a entrada de Brizola nos anos 80 que as coisas começaram a virar esse caos total

lenitalana
Автор

Sinto tanta saudade de uma época que eu nunca vivi. A angústia e a esperança brigam dentro de mim.

leokim