A crise numa Europa que só envelhece

preview_player
Показать описание
Alguns especialistas alertam para uma bomba relógio demográfica na Europa. Os europeus estão vivendo mais e tendo cada vez menos filhos. Por isso, o continente é o que tem a população mais velha do mundo. E isso cria problemas diretos que vão desde uma sobrecarga no sistema de saúde, quem vai pagar as aposentadorias, mas também afeta o mercado de trabalho e até o crescimento da economia.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha bisavó teve 12 filhos, minha avó teve 7, minha mãe teve 3, e eu com 28 anos n tenho nenhum.

wemerson.romano
Автор

Quem é louco de querer ter filhos num mundo com esse custo de vida altíssimo?

tales
Автор

"Na Alemanha pagam 250€ por filho" acontece que esse valor não é relevante na Alemanha, ou seja, não é significativo ao ponto de estimular a taxa de natalidade.

W.CoelSongs
Автор

Criar um filho hoje com saúde, educação, boa alimentação e morada é um desafio, os custos são imensos. Tem que pensar muito em ter 2x ou mais.

sergioreis
Автор

Aqui no Brasil aumentaram a idade mínima para aposentadoria porém, esqueceram de projetos para inserir os mais velhos no mercado de trabalho.
Apesar de ter formação, estou penando para arrumar ocupação.
Vem governo, vai governo, e as políticas públicas são sempre feitas de qualquer jeito.

wilsondesouza
Автор

Futuramente o problema daqui do Brasil vai ser outro, falta de mão de obra especializada. A nova onda de jovens indo procurar oportunidades de emprego em outros países é absurda, sempre vejo algum comentando sobre os planos de ir pra fora no futuro. Recentemente bateu recorde o número de brasileiros da área da saúde que foram trabalhar nos Estados Unidos. Isso é bem preocupante, o Estado brasileiro precisa criar condições ou seguiremos lutando contra a fuga de cérebros

brasiliss
Автор

Moro em Portugal.
É assustador sair na rua e ver MUITOS idosos, e quase nenhum jovem

Caio
Автор

Do que adiantaria ter mais gente se a tendência é ter cada vez menos empregos e menos garantias .

Lobolibertario
Автор

O Brasil está passando por um problema parecido. E pior: não chegamos nem ao status de país desenvolvido.

ev.c
Автор

Pessoas mais instruídas não querem ter muitos filhos…. Custo é altíssimo

BeraldoQM
Автор

A bomba demográfica aqui no Brasil também será um problema e Ale disso os jovens estão a procura de melhor condição de vida fora do país.

sergiobotelho
Автор

Essa é a maior prova de que o sistema previdenciário é a maior pirâmide financeira que existe

frantchesco_vitoriano
Автор

E vai pior. Estamos vivendo numa sociedade hostil ao ser humano em todas as areas de vida: trabalho, educaçao, saúde, custo de vida, tempo, trânsito, violência, desemprego... etc. Poucos tem qualidade de vida. Faz 30 anos que escuto sobre a baixa taxa de natalidade na Alemanha e Europa. Nunca vi politicas razoaveis para melhor esse fenômeno. Precisa de reformar o sistema em que vivemos. Ser humano nao pode ser meramente mercadoria (objeto) precisa ser sujeito na sociedade!

ewavasconcellos
Автор

Resolvi não ter filho. Uma vida mais leve e mais barata.

gabrielgarciasurf
Автор

O elefante na sala é o custo de vida, e de criação de filhos, que aumenta muito. Isso, e as jornadas de trabalhos dos pais, que impacta negativamente a natalidade.

chicomanara
Автор

O que esquecem é o altíssimo custo de vida no continente europeu, as famílias pensam 10 vezes antes de ter um filho...

marckfilmes
Автор

Esse problema se tornará mundial mesmo porque está difícil criar filhos. Difícil em todos os aspectos.

andersonvitordasilva
Автор

A Europa ocidental já é um continente Islâmico. É questão de tempo. Se a taxa de natalidade na Europa já está abaixo de 1, 5 e um casal muçulmano tem 4 filhos em média. Acabou.

ronyypy
Автор

Ficar mais velho e viver mais é ruim pra quem? Pras pessoas? Acho q não.... É ruim pro "sistema econômico"

hflx
Автор

Vídeo muito necessário, principalmente para todos saberem que ainda não há solução viável a vista no momento. É bom observar o que ocorre agora na Europa e Japão pois em pouco tempo nós da América do Sul passaremos pelos mesmos problemas, e com menos dinheiro para financiar as famílias.

Servio