NÃO FAÇA teste funcional ou de integração ANTES de fazer os testes de unidade

preview_player
Показать описание
Às vezes é difícil fazer testes de unidade, por isso muitos devs acham melhor (e mais fácil) começar com os testes de integração ou até com testes funcionais. Mas esse é um erro que pode custar caro...

Nesse vídeo eu vou te mostrar que começar pelos testes de unidade faz toda a diferença - não só no tempo, mas também na qualidade do seu código de teste.

Links citados durante o vídeo:

#testedesoftware #testedeunidade #testeunitario #dotnet #programacao

Direto ao ponto:
00:00:00 Introdução
00:00:47 Por que esse tema é importante?
00:03:44 Como esse conhecimento te ajuda?
00:05:20 Quanto mais perto do usuário, mais difícil é o teste
00:24:28 Se começar pelo teste de unidade...
00:38:58 Conclusão
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pelo vídeo, conseguei ter vários insights e aprender por um ponto de vista bem interessante, sou qa e realmente para um dev começar com os testes funcionais podem fazer ele ter uma tela azul e se frustrar, espero que muitos devs vejam esse conteúdo e eu como qa vou passar adiante essa informação, continue diseminando conhecimento, já me inscrevi e ativei o sininho e claro dei o like.

luisrs
Автор

Olá André, primeiramente muito obrigado pelo ótimo conteúdo.
Sei que já passou um ano, mas gostaria muito que respondesse a uma dúvida que tive ao assistir esse vídeo. No cenário da empresa em que trabalho, temos um produto relativamente novo que foi escrito com o viés da entrega acima de tudo. Portanto, várias más práticas foram adotadas - Desde usar tipagem dinâmica, falta de organização e arquitetura de código, nada de testes, etc. Estamos em um processo de estruturação do produto - Colocamos linters, tipagem forte, processos mais robustos, revisão de código mais eficiente, dentre outras mudanças. O próximo passo agora é testar para refatorar. Temos métodos completamente acoplados, misturando regras de negócio com detalhes de implementação, bancos de dados, chamadas à APIs, etc. Como posso realizar testes unitários em códigos como esse, que não possui IoC nem nada do tipo, para garantir que o comportamento não mudou após a refatoração? Esse caso não seria uma exceção à regra de realizar testes de integração e/ou testes funcionais, para então refatorar (separando as responsabilidades) e então realizando testes unitários?

PedroFernandes-yq