O motivo de fazer ITA

preview_player
Показать описание

Capítulos:
00:00 Introdução
00:16 O caminho ideal
00:44 Estudo de Daniel Kahneman
01:16 Realização no trabalho
03:12 Sunk cost
04:40 Fazer ITA fez sentido?
06:55 Destino reto não existe
08:52 Final

#sniperdequestoes
______________________________________
O Sniper de Questões é um método comprovado, que aprova nas faculdades mais concorridas do Brasil.

Comece 2022 com o método Sniper de Questões!
_______________________________________
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse "medo de ser pobre" que você citou é muito real na vida de estudantes jovens de classe média, que não tiveram privilégios de fácil acesso a certas coisas mas puderam estudar com o apoio da família. Gera uma ansiedade muito grande, porque vem de um sentimento de suprir não só nossas expectativas mas também os investimentos e a esperança de retribuir os esforços da nossa família.

gabrieladeoliveira
Автор

Quando criança, já fui muito pobre, muito mesmo. Ao ponto de passar 3 meses sem comer uma fruta e/ou pelo menos sentir o cheiro de carne. Era uma situação muito complicada... Meus pais conseguiram ascender socialmente, graças a Deus, e hoje me dão a oportunidade de estar estudando, sem precisar trabalhar, sem precisar fazer nada além de estudar mesmo. Tenho 20 anos, e um dos meus maiores medos são perder minha família e ficar pobre. Só quem já passou por isso sabe o quão ruim é você sentir vontade de ter algo, comer algo e não ter cinco centavos no bolso.
Eu nasci pobre, mas não irei morrer pobre. Tenho essa certeza dentro de mim.
Vejo a medicina como uma porta para novos caminhos que eu quero seguir. Eu amo a área da saúde, mas ela servirá principalmente como uma ponte para onde eu quero chegar.

jainaralopes
Автор

Essa é uma conversa que, praticamente, só quem passou entende cada nuance sobre o que é e como é a vida. 26 anos nas costas, uma faculdade de engenharia na federal e o entendimento de que a minha realização pessoal e profissional não está lá. Eu te entendo, Susane. Entendo não porque sou sábio, mas pq estou passando por isso.
Desejo vida longa a ti, pois a habilidade que você tem causa um impacto grande e bastante positivo na vida de muita gente.

Desejo tbm que essa galera mais nova consiga entender realmente o significado de cada frase sua. Tem muita lição de vida aí. Tudo compactado em menos de 10 min.

Sensacional. Parabéns!

edsonborges
Автор

"Medo de ser pobre" ...proonto a verdade é essa. Acredito que a carga maior que move o estudante de baixa renda é essa mesmo. Sem hipocrisia e romantização.

wellingtonsobrinho
Автор

"A felicidade está na jornada, não no destino", essa frase sempre me deixa mais calmo quando fico ansioso estudando :)

yukipark
Автор

Meu sonho já foi passar no ITA, mas o que deu foi Física Computacional na USP e não me arrependo nem um pouco de ter “desistido” da engenharia aeroespacial, porque, no fim, não era realmente meu sonho. Me encontrei na ciência de dados e hoje, depois de muito esforço dos meus pais para me sustentar na faculdade, trabalho como cientista de dados em uma consultoria, encontrei meu flow e sou bem remunerada pelo que faço. Tem seus altos e baixos, mas me sinto aliviada de não ter me matado de estudar pra entrar no ITA só por ser o vestibular de exatas mais difícil do Brasil. Às vezes o mais difícil ou o que parece mais legal pode não ser o que te deixará mais feliz.

nigradice
Автор

Ter medo de ser pobre é excelente motivação para não o ser. Fui pobre e não recomendo. Estar infeliz com dinheiro é melhor que ser infeliz sendo pobre.

catarinaguilherme
Автор

Não conhecia teu canal, mas o algoritmo do YouTube de alguma forma me recomendou este vídeo enquanto eu assistia uma aula de biologia para o vestibular. Parece que para me motivar rsrsrs. Sou formada em engenharia na Poli-USP, com duplo diploma na Alemanha. Trabalhei 10 anos como engenheira na Petrobras nos maiores projetos do país. Ganhei dinheiro e adiei a decisão de sair justamente por medo de passar os mesmos perrengues que vivi quando pequena. Pensava muito que tinha sido difícil sair de uma escola pública para o emprego dos sonhos dentro da engenharia no Brasil. Tinha medo de ficar pobre novamente. Sai da Petrobras, fui trabalhar na Suíça e na França e via que o problema não era o emprego, mas a engenharia. Larguei um salário muito bom para recomeçar. Aqui estou eu assistindo vídeos de mitocôndrias, romantismo e rochas magmáticas para passar no vestibular novamente. Mas quando se toma uma decisão como essas, é preciso aprender a focar no caminho e não no destino. Pequenas belezas tem que ser apreciadas. Pois, bem, achei uma pequena beleza do dia: teu vídeo.

amandaferrariaf
Автор

Adorei o vídeo! Estudo pro ITA, não só pelo dinheiro, quero estabilidade (medo de ser pobre), mas tbm gosto de engenharia, e sei que lá dentro vou conhecer pessoas incríveis e vou ter oportunidades pra seguir outros caminhos.

guilhermefelixcrespimvieir
Автор

Fazer o que gosta é lindo mas no final precisamos pagar as contas, é o que a maioria dos adolescentes não entendem, inclusive não entendem pq os pais bancam, quando forem a vez deles de sustentar uma casa e prover para uma família irão entender rapidinho.
Eu fiz um curso por "amor", foram anos de estudo em uma federal, pegando 6 onibus por dia, lidando com professores narcisistas e no final fiquei desempregado.
Escolhi outro curso puramente por dinheiro e agora ganho bem. Sou muito mais feliz hoje do que eu seria se estivesse desempregado fazendo o que "amo" ou ganhando uma mixaria. Aprendi a amar o que eu faço, e não a fazer o que amo. E engana se acha que vc será "ruim" só pq escolheu um curso por dinheiro, isso depende de cada um, eu sou muito bom no que faço, e também era muito bom no outro, a diferença é que um me deu retorno financeiro e o outro não.

JoseFelipe-siyh
Автор

Tem um livro chamado “o jeito Harvard de ser feliz” que diz que o sucesso está atrelado a ser feliz durante o processo.

diplomatamaravilhosa
Автор

Ai Su, quase chorei!!! Meu namorado faz engenharia aeroespacial na UNB e pensa em não trabalhar na área. Acho que é muito disso que você falou. A vida é uma grande aventura. Eu também, fazendo medicina na UNIFAP, penso em muitas outras coisas, como transferir a faculdade, ir morar em outro lugar… parece doidice aos olhos de outras pessoas, mas sonho é sonho e a vida tá frequentemente se renovando. Muito obrigada por esse vídeo. Entrei nele por acaso e mudou minha perspectiva. ♥️

laylatalissa
Автор

Legal, Suzane. Eu estou com 24 anos, tentei vários anos passar no ENEM em medicina, mas não consegui, estava cursando engenharia química e não gostei desse curso, então decidi novamente tentar o ENEM. No entanto, estava me sentindo desconfortável por estar com essa idade e ainda não ter uma profissão, mas, vendo o seu vídeo, percebi que não preciso me cobrar dessa forma, pois posso desfrutar desse momento e retirar ao máximo de aprendizagem das coisas que passei, sem levar em conta as pressões da sociedade, afinal cada um tem o seu tempo, o seu ritmo, as suas dificuldades, a sua história. Obrigado por compartilhar sua trajetória. Abraço

rodrigobrambati
Автор

estudo pro ita desde o meu primeiro ano do em, sempre foi um negócio q eu fiz com vontade e gosto, são poucos os momentos q eu tive q me forçar a estudar algo relacionado ao vestibular, eu amo exatas de coração e me preparo a 3 anos e essa vontade nunca passou, sinto como se estivesse no meu devido lugar, mesmo (ainda) não dentro do ita

ckarloshenryck
Автор

Eu fiz a mesma coisa, só que na Unicamp, mestrado e doutorado kkk Só no doutorado descobri que a carreira acadêmica é só pressão e depressão. Agora tô tentando sair dessa furada. Mas é difícil viu! Aos poucos estou conseguindo sair da armadilha.

Mesmo assim, não me arrependo nem por un momento de ter me formado engenheira pela Unicamp e Mestre. O que eu aprendi (tecnicamente e também em experiências de vida) me fez a pessoa que sou hoje. Boas faculdades públicas forjam pessoas que não caem com qualquer pancada. Aprendemos a lidar com o estresse, com a decepção, aprendemos que somos capazes de muito mais do que achamos no início.

E tudo faz parte do nosso caminho. Pode parecer que não, mas tudo se encaixa.

A experiência científica que eu tive (e tenho pois ainda estou no doutorado) me faz uma pessoa melhor em todos os sentidos.
Mais humilde, mais forte, mais resiliente, mais criativa, mais racional, pouco manipulável, mais eu.

ivnaseabra
Автор

Fiz engenharia, mas não concluí. Fui pras humanas, e hoje curso doutorado. Uma das principais razões que me fez mudar foi a percepção de que a mentalidade das exatas não era a minha. Aquela coisa do X = Y, rígida, e sem margem de discussão. Comecei a perceber que me interessava por questões que a física e o cálculo não abordavam: política, sociedade, filosofia, o meu papel no mundo enquanto ser humano etc. No fim, senti que aprender todas aquelas fórmulas e equações não era quem eu sou. Hoje, estou bem mais feliz, mas tal como você, tenho a ideia de olhar para outros campos do saber e do ser humano, para além das minhas áreas de pesquisa atuais. Parabéns pelo vídeo!

Ma-idnl
Автор

Susane foi super sincera! A maioria dos estudantes escolhem profissões por status e dinheiro, mas poucos assumem.

JoaoPedro-wujx
Автор

Venho de família pobre e meus pais sempre priorizaram meus estudos. Segui uma carreira que me trouxe muita satisfação pessoal mas infelizmente pouco retorno financeiro. Chega uma época da vida que a conta é cobrada pra quem é pobre, acabei desistindo de tudo e estou mudando para uma área com maior rentabilidade no mercado. Muitas pessoas me julgam "quer medicina por dinheiro", mas são esses mesmos indivíduos que nunca experimentaram na vida a sensação de que cada real a mais REALMENTE CONTA NO FIM DO MÊS. O que importa é você ser ser ético e buscar a excelência se tem ou não amor nisso, seu paciente nem vai perceber.

diegocaetite
Автор

Não vi o vídeo ainda, mas não vejo problema algum em escolher profissão por dinheiro. Existe essa cultura de propósito, missão e salário emocional que martelaram na cabeça da nossa geração que só fodeu legal nossa percepção. Precisamos, antes de tudo, garantir nossa existência e de nossos pares. E a escolha de carreira entra nisso.

fabznunes
Автор

Su esse vídeo veio em um momento tão certo, estou no segundo ano do ensino médio e aquele peso de escolher alguma profissão já está na minha cabeça a um bom tempo. Fico muito dividida entre o "fazer por amor" ou "por uma renda melhor" e não só pensando em ser rica, mas ter uma vida estável. Fico pensando no curso de economia por conta das oportunidades de emprego, mas acredito que isso não vai me fazer feliz; em contrapartida o meu grande amor é a faculdade de história para dar aula, sinto prazer em ensinar, mas sempre ouço aquela conversa de que professores não são valorizados e etc...Ainda sim, sei que tbm não vou ficar parada em só uma faculdade, pretendo me aventurar em muitas outras áreas do conhecimento !!

gabii_cris