Como se adaptar à nova realidade das provas

preview_player
Показать описание
Fique atualizado sobre as últimas notícias de concurso público e aproveite as oportunidades.

Já conhece a Loja Sai Pobreza?
Faça sua compra e ajude um gafanhoto!
Todo valor é doado para a compra de material escolar para crianças carentes.

✔ Deixe seu like e compartilhe se gostou ☺
✔ Inscreva-se no canal ☺
✔ Selecione para receber notificações clicando no sininho pelo seu celular e/ou computador ☺

Redes Sociais:

=================

Seja bem-vindo ao canal Sai Pobreza! Meu nome é Aragonê Fernandes. Sou juiz do TJDFT e professor de direito constitucional. Servidor público desde os 18 anos de idade, passei por diversos cargos até chegar ao que hoje ocupo. É claro que também enfrentei diversas reprovações e obstáculos no meio do caminho, e sei bem das dificuldades que cercam a vida do concurseiro.

Desde 2006 passei a ministrar aulas para ajudar outras pessoas a também realizarem o sonho de passar num bom concurso público, mudando a sua vida e a das pessoas que estão à sua volta. Após contar com dezenas, centenas de milhares de alunos, posso afirmar com absoluta certeza que a preparação para concursos públicos vai muito além de ler livros, assistir aulas ou decorar textos de lei.

É preciso analisar as situações que, consciente ou inconscientemente, afastam você de uma preparação adequada. Há dificuldades no campo pessoal, familiar, profissional e financeiro que vão minar suas energias. Foi pensando em tudo isso que nasceu o Projeto Sai Pobreza! Ao contrário do que você possa imaginar, não me refiro somente à pobreza no aspecto de dinheiro. A pobreza muitas vezes é de espírito, de perspectivas, de enxergar que dá para ir muito além, adotando algumas medidas simples, mas poderosas.

Não me proponho a ser coaching, fazer mentoria ou algo semelhante a isso. O que quero é ajudar você a se enxergar como um todo, enfrentando (e vencendo) dificuldades variadas que estão te atormentando e afastando da colheita de resultados. É claro que, por ser professor em cursos preparatórios, também trarei dicas de estudo, de organização e de como potencializar seus resultados, encurtando o caminho até a aprovação.

Venha comigo e mande embora de uma vez por todas a pobreza que te abate!

#concursopublico #provasdeconcurso #concursopospandemia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"Eu não disse que seria fácil, Neo. Eu só disse que seria a verdade".

É isso aí, professor: Antes uma verdade amarga a uma doce ilusão. Esse peso adicional foi até positivo para mim. Pois sempre gostei de ler Doutrina independentemente de provas ou concursos e lamentava por não ser algo tão cobrado. Agora, quando voltar a ler este tipo de material, não sentirei mais "culpa".

Compartilho abaixo algumas anotações que fiz (dica: para quem assiste no Computador/Notebook, tem uma extensão para Chrome chamada YiNote, que permite criar anotações enquanto assistimos o vídeo, marcando o tempo e permitindo exportar em PDF depois):



20:01
CESPE/CEBRASPE

A leitura da lei continua sendo importante. É o ponto de partida, mas não é mais o ponto de chegada em nenhuma banca;

Resolver Provas Anteriores é excelente, mas não é o suficiente, pois não projeta o que está por vir;

Acompanhar os informativos é uma obrigação e não mais um diferencial, não importa a banca;

Estar acompanhado por um material que consiga resumir os pontos principais ao longo dos anos, hoje é essencial (Doutrina).



22:28
FGV

Antes, as provas eram muito carregadas de Doutrina; hoje, não.

Há cobrança excessiva de julgados e uma cobrança excessiva de necessidade de interpretação, tanto do comando da questão quanto das alternativas. Isso gera um grau de complexidade muito alto na prova.



24:33
"QUADRADO DA APROVAÇÃO":

Leitura da lei seca;
Acompanhamento de Informativos (olhar pelo parabrisa);
Acompanhamento de Doutrina;
Resolução exaustiva de Questões.


25:42
O QUE SÃO OS INFORMATIVOS?

Toda semana, o STF faz um resumo dos julgados da semana.

Obrigatório o acompanhamento para carreiras de: juiz, promotor, defensor, cartório etc.

O problema dos livros (na perspectiva específica dos Informativos e de Emendas Constitucionais mais recentes): mesmo que seja a edição mais recente, do ano atual, geralmente foi fechado no ano anterior e não contém as informações dos últimos julgados.


30:19
Onde acessar os Informativos?

www.stf.jus.br

Cadastrar e-mail para receber os Informativos.

PS: Informações apenas para contribuir e ajudar a revisar informações. Não substituem o conteúdo integral, com todo o contexto, do professor Aragonê.

FrankCastiglione
Автор

Atualmente, até prova para Coveiro está vindo em alto nível..

elizeudias
Автор

Minha probabilidade é de errar questões mais fáceis por falta de atenção, esse é meu calo.
Quando a questão é mais difícil, parece que o cérebro dá mais atenção.

pbfull
Автор

Quarteto fantástico da aprovação: leitura da lei seca acompanhamento de informativos, acompanhamento de doutrina (professor de referência) e resolução de questões.

christofer
Автор

Está aí um sujeito diferenciado.
Vai muito além de dar aula...como professor é excelente, o melhor de Direito Constitucional que já estudei.
Já como ser humano, esquece! Fora de série!!!
Parece um grande amigo, só que nunca conversamos... Loucura!
Grande abraço, professor!

fabiodelgado
Автор

Prof. Aragonê, muuuiiiita matéria acumulada para estudar, mas te ouvir, nunca é tempo perdido, pelo contrário, sempre algo a nos acrescentar!

flaviasilvadesouza
Автор

Caro professor. Eu tenho uma crítica muito importante, não só para o gran cursos, como a todos os cursos preparatórios: toda video-aula, todo pdf, deveria ter a data, na exibição, mostrando quando foi criado. Às vezes, assistimos à aula do curso que escolhemos, mas está desatualizada e não temos ideia de há quanto tempo.

karlaelizabeth
Автор

Esses concursos jurídicos como juiz, promotor, procurador e defensor publico maioria dos aprovados vem de familia de classe media alta...já os bancários, educação e policiais eu ainda vejo muitos pobres passarem

alexandreestanislau
Автор

Meu sonho é vc me responder, tenho 59 anos sou casada a 37 sou comerciante à 28 anos trabalho com meu esposo que em muitos pontos é uma pessoa legal, conquistamos alguns imóveis temos dois filhos casados porém trabalhamos de domingo a domingo porém ele nunca me permitiu ter acesso a dinheiro, carta o de crédito e nunca me levou a lugar algum nem permite que eu tenha alguém pra me ajudar nas tarefas da casa sempre tentei pedir algum dinheiro que acho que qualquer mulher precisa de dinheiro pra chamar de seu, pois indignada com a situação fui fazer supletivo e hj estou no último ano de pedagogia, sonho com um concurso público apesar da idade estou me esforçando o máximo para ter minha independência financeira estou me esforçando o máximo tenho tempo para estudar aproveito meu tempo da melhor forma possível. Por favor com minha idade pra que área eu deveria investir me ajude nessa escolha, sem mai agradeço de coração um abraço para o Dr é sua mãe

rosanadejesusro
Автор

Infelizmente eu também acho que solução no BrASIL PRA QUEM É POBRE É CONCURSO PUBLICO, nem que seja municipal, principalmente interior, eu diria que dependendo até classe media pra pessoa empreender em paralelo. Não tem vaga pra iniciativa privada pra pessoa mesmo com essas faculdade ead. Interior é muita indicação, então as vezes é melhor a pessoa garantir um fixo pra tentar fazer escolhas com sabedoria na vida. Fopra que tudo no interior tem muito, você abre uma loja, vende marmita mas tem mais 10, 20 concorrentes e a população não cresce na mesma proporção.

staciemara
Автор

Obrigado pelas dicas. O que me deixa pensativo é a enorme cobrança aos candidatos e o serviço público cada vez mais frágil. Servidores super qualificados e cada vez menos qualidade nos serviços.

Muitos no legislativo não conhecem o princípio básico da administração.

ricardooliveira
Автор

Evolução das bancas de concurso tá mais pra evolução do Megazord 🤣

lulublasz
Автор

Amo a simplicidade desse prof. Me tornei Gran e estou amando.

sisimaia
Автор

Concordo plenamente com o professor: a cada dia as bancas surgem com estratégias diferentes. A ponto de acontecer isso que ele falou aí, de se confundir nas questões, quanto no seu entendimento.

wilsonduarte
Автор

Antes as bancas cobravam letras de Lei, agr todas exigem conhecimento de jurisprudências e súmulas.

felipefaustino
Автор

O prof sempre nos mostrando q no inferno há vários níveis de subsolo 😑

juniobs
Автор

Caramba doutor!!!descobri que tenho parente de sangue que é juiz aposentado das antigas e da época que não tinha concurso pesquisa ai "Haroldo Da Gama Alves" Juiz Do Trabalho...ele é primo do meu finado avô!!!!

alexandreestanislau
Автор

Tenho amado ouvir seus ensinamentos.
Sou aluna no Gran.
Nunca achei que gostaria de Direito Constitucional como tenho gostado atualmente. E isso nada mais é do que o amor com que nos ensina. Um grande abraço!

camilagisela
Автор

Hoje 95% de acerto não garante aprovação dentro das vagas.

MatheusAraujo-leti
Автор

Vou dar uma opinião aqui, a partir da análise muito plena e completa do professor. Desde já grato pela análise mestre.

Seguinte, essa "subida de nível" das bancas vai gerar uma desigualdade social ainda maior, maior do que antes. O Brasil ainda não é um país tão tecnologicamente democratizado, muita gente não tem condições de se tornar mais íntimo dos principais julgados e entender as sutilezas de cada um por meio de livros e doutrinas que dêem a imersão ao tema.

A busca incessante por inserção tecnológica tá fazendo, até a área pública que deveria preparar os jovens nisso, a exigir deles que já venham "prontos" sabendo praticamente programar e analisar dados em um nível muito alto (vide prova da TCU, na parte de análise de dados).

Claro, não vou ficar dando murro em ponta de faca aqui, só nos resta estudar. Mas vale lembrar que o concurso público não é só uma opção aqui no Brasil, para muitos....infelizmente, é a única alternativa...

Enfim, vamo nessa galera, editais abrindo, matéria é o que não falta e vamos estudando, vendo o máximo que pudermos, estratégia, foco e perseverança. Dias de luta/ dias de glória, partiu!

Grato mestre! Bom fds

fredozm