ALHO: benefícios para a saúde - MITOS e VERDADES sobre o consumo de alho

preview_player
Показать описание

Quais são os benefícios do alho? Faz mal comer alho cru? O que o alho faz no intestino? O que o alho faz na corrente sanguínea? O alho é antibacteriano? Previne câncer? Reduz o colesterol?

O alho é um dos produtos mais consumidos a nível mundial e mais consumido em todos os tempos. Porque nos diferentes nutrientes que um dente de alho contém, ali, naquele dente de alho a gente encontra a alicina. A alicina é um aminoácido, e é ela que é responsável por aquele cheiro forte e característico do alho. Só que além do cheiro ela também é responsável pelas propriedades medicinais do alho.

E aí eu já vou começar por uma das primeiras e mais conhecidas propriedades - a alicina ajuda a fazer com que o alho seja um antibactericida e que tenha efeitos antissépticos - o alho interrompe a reprodução de micro-organismos - em especial bactérias e fungos - interrompe o crescimento desses bichinhos. Por isso pode ser considerado antisséptico.

Agora isso não significa que a pessoa vai poder tratar uma infecção com alho. Não é isso que eu estou falando aqui. O alho não é tratamento para uma infecção. Se tiver uma doença infecciosa bacteriana a pessoa vai precisar fazer o tratamento prescrito pelo médico com antibiótico. Uma pneumonia, uma sinusite bacteriana, uma cistite.

Por outro lado é verdade que existem estudos que dizem que um consumo diário de alho na alimentação pode ajudar a prevenir e evitar resfriados e essas infecções virais do dia a dia, principalmente essas que aparecem durante o inverno.

As pessoas me perguntam como ingerir: o ideal é cru e picado ou fatiado. Quando a gente corta ou amassa um dente de alho, é aí que acontece a liberação da alicina. Por isso é melhor comer cru e fatiado, ralado ou picado. Outra coisa, o cozimento diminui a presença dessa substância, por isso é melhor cru. Só que não tem como a gente garantir a quantidade desse princípio ativo nas várias formas de alho: cru, cozido, picado ou esmagado. Isso pode variar.

E existe o extrato de alho envelhecido, que é um suplemento feito do alho envelhecido por no mínimo 20 meses - o extrato de alho envelhecido é a forma que se encontra a alicina de um jeito mais estável - e é a forma usada em muitos estudos feitos para avaliar as propriedades medicinais do alho.

Pressão alta: as evidências mais bem fundamentadas disponíveis com base em estudos relacionadas com a suplementação com alho, principalmente o extrato de alho envelhecido, são relacionadas com a hipertensão arterial ou pressão alta. O consumo de alho ajuda a reduzir tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica.

Lembra que aqui no canal eu tenho uma série de vídeos sobre o cuidado da pessoa com pressão alta. Nesses vídeos eu explico direitinho sobre sobre o que é a hipertensão, falo sobre a pressão sistólica, sobre a pressão diastólica. Dá uma olhada depois: o link tá aqui embaixo na descrição desse vídeo.

Com relação ao colesterol sim, também existem estudos mostrando que o consumo regular de alho contribui pra redução do colesterol total e principalmente do colesterol LDL (que é o colesterol ruim). Tem um vídeo aqui do canal em que eu explico tudo sobre colesterol, as diferenças de LDL e HDL - o link também vai estar aqui embaixo.

E aqui a mesma ideia que a gente já falou lá no início quando a gente conversou sobre o alho ser antibacteriano. Não significa que a pessoa vai substituir qualquer tratamento medicamentoso quando esse tratamento medicamentoso foi indicado por seu médico. Pra pressão alta é a mesma coisa. Essa é uma informação complementar. Comer alho, ou ingerir na forma de suplemento, ajuda do ponto de vista preventivo. E a prevenção é sempre muito importante.

Existem estudos que também verificaram um efeito do consumo de alho na redução da glicose, do açúcar no sangue; e essa também pode ser uma estratégia complementar para a prevenção do diabetes, além é claro de cuidar da alimentação, fazer atividade física, manter o peso ideal - isso a gente nunca pode deixar de lado - não vai ser comer alho que vai superar sozinho todo o benefício da atividade física, do peso ideal na prevenção do diabetes.

Mas ajuda. Assim como pode ajudar na prevenção do câncer. Pode ajudar, por todos os efeitos antioxidantes e de redução de radicais livres que a alicina e o alho propiciam pra gente. Apesar de que estudos que foram feitos nessa área mostraram que o consumo de alho apresenta pouca ou até nenhum efeito protetor contra o câncer.

#benefíciosdoalho
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

08/11/2022 * TERÇA-FEIRA, MUITO BOM DIA DR. CARLO CUNHA ! FORTE ABRAÇO E BOA SEMANA.
🛐

eltonamorim
Автор

Eu amei esse vídeo. MAS PELO AMOR DE DEUS AONDE TEM VAMPIRO NESSE MUNDO?

mairesfrancisco
Автор

Bom dia Dr Carlo Cunha . Quem tem diverticulose e hipertensão pode usar o alho

valeriafreire
Автор

Carlos vou falar outro assunto sobre dormir bem ja tenho 2 anos sem dormir foi depois da pandemia fiquem assim

isnardassuncao
Автор

O alho tanto espanta vampiro com tanta gente ruim

ameliatavares
Автор

Boa noite DR Carlo eu botei na garrafa água com alhos pra beber faz mal eu fazer isso

isnardassuncao
Автор

O que é que tem dentes e não come tem cabeça e não pensa, tem barbas e não é homem.

antoniobarrena
Автор

Eu como alho cru todos os dias 4 dentes

francoanderson