Entendendo a dupla residência fiscal

preview_player
Показать описание
Bruno Oliveira, contador especialista em tributação sobre investimentos da Opus Contabilidade, conta tudo o que você precisa saber sobre a dupla residência fiscal.

Assista ao vídeo e descubra em quais casos você é obrigado a declarar no Brasil os rendimentos no exterior.

Se gostou desse conteúdo, deixe seu like e se inscreva no canal. Ativando o sininho de notificações, você fica sabendo antes de todo mundo quais são os próximos lançamentos do canal.

Há mais de 4 anos, a Opus Contabilidade presta um serviço especializado de contabilidade consultiva para investidores e empreendedores, com clientes do mundo inteiro em busca de um atendimento assertivo e eficiente.

Além disso, para proteger você dos riscos da malha fina do Imposto de Renda, a Opus faz a análise completa da sua evolução patrimonial ao longo de todo o ano fiscal, de modo que você não precise se preocupar com nada.

💻 Siga a Opus no Instagram:

🎬 Assista a mais vídeos na playlist Dicas para Empreendedores:

🎬 Assista a mais vídeos na playlist Dicas para Investidores:

📨CONTATO COMERCIAL:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nossa gente, esse é realmente um dos vídeos mais esclarecedores no assunto que já vi

zenildasantos
Автор

Muito bom! Moro no exterior e não sabia disso. Bora regularizar a situação

fabiotonellimareuse
Автор

Excelente conteúdo. muito obrigado por compartilhar!

mauriciobertolucci
Автор

Uma dúvida, por favor, e como a receita federal controla o tempo de permanência no pais X ou Y, principalmente para quem tem mais de uma cidadania/ passaporte?

Edsonpic
Автор

O que é prova de reciprocidade tributaria??

joaoa
Автор

Olá, uma dúvida sobre meu caso estou nos EUA a 2 anos não pude retornar ao Brasil pois estou com processos e mudança de status pois me casei aqui ano passado. Tenho uma MEI onde presto serviços remoto, e um imóvel que gera rendimentos pelo AIRBNB no Brasil. Ainda não posso declarar as entradas aqui no EUA até aprovação do CG, devo lançar essas entradas no IR Do Brasil ? Já que não declarei aqui ?

laysnicoleti
Автор

Olá, estou em uma dilema, pois ja vi conteudos dizendo que e permitido a dupla residência fiscal, porém tem que declarar os seus rendimentos em ambos os países por exemplo Brasil e Portugal, e outros conteúdos informando que é obrigatório o comunicado de saída definitiva após 1 ano fora do país, eu sai do pais recentemente, tenho investimento em renda varialvel no Brasil ainda tenho tempo pra decidir, pois estou a 4 meses fora, porém gostaria de saber se é ou não permitido a dupla residência ou se é ilegal?

Clauber_Mafra
Автор

Mas se eu recebo somente 574 euros na Alemanha e ja pago imposto aqui preciso fazer declaracao de imposto de renda no Brasil?

Nanhinha
Автор

Ola', com eu moro a 14anos na Italia e nao fiz a mudanca de residencia fiscal.. casei na italia e casei no brasil.. tenho a cidadania italiana.. o que devo fazer? trabalho aqui na italia.. mas tenho conta do banco no brasil e na italia- mas nao fico enviando muitos dinheiros e viajo todos os anos para o brasil.. passo de 2 a 3 meses, ja fiquei ate 5 meses no brasil..

florecitanaitalia
Автор

Bom dia. Moro na Inglaterra a 4 anos e não dei saída definitiva do Brasil. Tenho conta em corretora e invisto em Fiis e ações a uns 6 meses. O Reino Unido assinou um acordo com o Brasil em novembro do ano passado para evitar bitributação e com isso eu gostaria de saber se tenho que declarar meus ganhos daqui da Inglaterra no Brasil. Obrigado

RoboKonig
Автор

Olá! Trabalho de forma remota e estou me preparando para tirar meu visto de boa de digital para Espanha, porém gostaria de manter minha residência fiscal no Brasil, neste caso teria que declarar o imposto na Espanha também ou declarar só no Brasil? Obrigado

Core
Автор

Meu caso é um pouco ao contrário desses exemplos, eu sou sócio de duas empresas no Brasil, para as quais trabalho remotamente, e minha renda é proveniente delas. Estou inscrito em uma comune (prefeitura) na itália há 4 meses. Não posso dar saída de residência fiscal do Brasil, se não ambas perdem o Simples Nacional, então declarar IRPF no Brasil é uma certeza. Eu só quero entender se posso argumentar com a receita federal da Itália a não declarar/pagar IRPF aqui também.

Pelo que entendi até agora eu tenho 183 dias do meu registro na prefeitura até eles me tornarem automaticamente residente fiscal e a partir disso vou pagar no mínimo 23% de imposto sobre tudo que recebi o ano inteiro (em uma parcela só), independente do quanto paguei no Brasil.

Na maioria dos canais a preocupação parece ser um brasileiro morando no Brasil trabalhando para o exterior, ou um brasileiro morando e trabalhando no exterior mas que só "esqueceu" de entregar a declaração de saída no Brasil, e ambos os casos são muito mais simples.

Vocês já viram algo parecido? Isso tem saída?

glrbrasil
Автор

Olá Bruno obrigada pelo vídeo, eu moro na Dinamarca há 13 anos e fiz a mudança da minha residência fiscal para lá, mas agora quero comprar um imóvel no Brasil, gostaria de ter uma conta bancária e faço tratamento médico no Brasil. No meu caso se seu fizesse o meu retorno fiscal, eu teria que pagar imposto sobre o meu salário aqui da Dinamarca, mesmo se eu não enviasse o dinheiro para o Brasil, entendi corretamente?

mgs
Автор

Me tire uma dúvida? Se sou aposentada no Brasil e imigro pra um País com acordos de não a bitributação… e lá no País que eu estiver, caso eu moro lá sem exercer atividades laborais eu tenho que pagar impostos de renda lá? Eu envio minha comunicação de saída e posteriormente minha Declaração de saída definitiva aqui no Brasil eu sei que será retido na fonte Brasileira 25%. Ok, mas ao fazer minha Declaração no país que eu estiver como residente fiscal, eu pagarei imposto novamente partindo do pressuposto que hoje aqui no Brasil estou enquadrada nos 27, 5%? Será que se morar lá com minha renda Passiva brasileira terei que pagar lá também?

zenildasantos
Автор

Olá, tenho a seguinte dúvida.
Em dezembro de 2023 mudei com a família do Brasil para Portugal devido uma transferência da empresa atual para a mesma empresa com filial em Portugal.

Por tanto atualmente moro em Portugal mas optei por manter dupla residência fiscal no Brasil e em Portugal (não farei a saída definitiva fiscal).

Dúvidas:
1 - Como devo declarar os rendimentos com salários que recebo em Portugal na declaração do Brasil (IRPF2024) uma vez que moro em Portugal?
2 - Como evitar o pagamento de dupla tributação nos salários recebidos em Portugal uma vez que já foram tributados na fonte?
3 - Devo atualizar o endereço físico no programa da receita (irpf2014) informando o novo endereço em Portugal ou posso manter outro endereço qualquer do Brasil?

marcieldelimaoliveira
Автор

Tenho Cidadania Italiana. Sou aposentada e tenho isenção de imposto de renda por doença grave. Não pretendo trabalhar na Itália. Posso manter dupla cidadania fiscal? Sei que na Itália não existe essa isenção e tenho medo de começar a ser tributada se fizer a saída fiscal do Brasil.

valeriabenini
Автор

Bom dia. Tenho uma dúvida: Estou fora do Brasil à 5 anos e não fiz a declaração de saída definitiva. Estou nos EUA. Não tenho rendimentos aí mas tenho conta em uma corretora, apesar de nunca ter operado em renda variável. Atualmente tenho somente uma LCI com vencimento em 2025 e pago um plano de Previdência Privada. Preciso declara IR aí no Brasil? Obrigado.

gmm
Автор

Olá. Estou num caso parecido. Estou morando na Austrália há quase dois anos e agora que fui comunicar saída do país. Porém já fazem alguns meses que venho fazendo investimentos em renda variável no Brasil. A minha pergunta é: preciso declarar imposto de renda a partir de agora? E posso continuar investindo sem declarar?

viniciuschagas