Autismo no The Noite, Leo Lins e ativismo: o que aprendi

preview_player
Показать описание
Vídeo de Aline Mineiro e Leo Lins sobre o caso:

Entrevista completa no The Noite:

Meu posicionamento antes de ir ao programa The Noite:

Me siga no Instagram: @ChimuraWill

0:00 Introdução
1:16 Fatos ocorridos
2:05 Terceiro ponto
2:54 Segundo ponto
4:22 Ponto principal
6:26 Meu ativismo
7:16 Minha própria experiência
7:50 Por um ativismo mais efetivo
8:27 Qual mensagem estamos passando?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O ponto principal inicia aos 4:23
Ao comentar, por favor, assista até os 6:26, pelo menos =)

chimurawill
Автор

Aleluia! estava achando que eu era a única autista que estava achando tudo isso extremamente exagerado e tomou proporções gigantes por "nada".
Concordo contigo, o ativismo atual não me representa, pois é agressivo, intransigente e está fazendo uma salada mista com outras causas e minorias.
Obrigada por ser sensato e convidar todos para um ativismo mais sério e inclusivo de fato!

flaviafelix
Автор

tão lúcido, sereno, firme e super humano.. Bom saber que você existe!

nereidasouza
Автор

Willian, você é um cara incrível. Trazer esses esclarecimentos de maneira tão lúcida é algo importantíssimo para a causa Autista, e para qualquer outra causa, que pode usar a sua forma de se comunicar como exemplo. E é realmente triste saber que, infelizmente, o que dá clique e visibilidade não é a informação, e sim as tretas e extremismos. Você e outros comunicadores sensatos de outras causas deveriam ter mais visibilidade, e realmente espero que isso aconteça algum dia. Que vc tenha força pra continuar fazendo esse trabalho excelente!

fabriciolefundes
Автор

Meu filho tem 4 anos, autista e orgulhoso, todo dia de manhã faço ele repetir, " sou inteligente, sou capaz, eu posso tudo " certa besteiras não me ofendem.
Sabe oq me ofende, não ter uma assistência pra ele na escola, o SUS ou o estado ou município nunca deram uma assistência, ter q me virar e pagar um convênio super caro, pessoas no dia à dia não entenderem q ele tem a necessidade de sentar na janela no ônibus, pais de outras crianças evitarem deixa seus filhos brincarem com ele, o SUS novamente não fornecer o remédio q ele toma, encontrar locais públicos e privados despreparados para recebê-lo, professoras tocarem o barco na sala e deixarem ele para trás .
Isso e oq realmente me incomoda, quem dera o problema q ele tivesse fosse só um comentário idiota, esses ativistas nunca fizeram nada para melhorar a vida de qualquer autista .

arturmarcos
Автор

Independente de ser uma pessoa pública ou não, não dá o direito a ninguém a atacar, rechassar ou sei lá o que.... tem que haver o respeito e empatia. Que tirste sabe tudo... tomara que eles tenham de fato tirado algo de lição em tudo isso! Willian já te disse neh te admiro muito e muito bom ter levantado este assunto por aqui. Parabéns por tuas colocações!

TheDaiRodrigues
Автор

Você levantou 2 ponto muito interessante:
1: O diagnostico de muitas pessoas começa justamente por avaliação de comportamentos simples. Concordo que o uso pejorativo é horrível, mas abominar todo tipo de "avaliação" pode ate prejudicar o diagnostico de outros. Não se se fiquei claro, mas esse ataque por conta conta do comentário pode acabar inibindo outras pessoas de se expressarem de forma positiva.

2: O quão prejudicial é todo esse ataque por parte de alguns "ativistas". Isso acaba por fazer com que muitos evitem o assunto por medo de represálias. Até pq a grande maioria da população é, de certa forma, "ignorante" sobre o tema. Você mesmo disse que as pessoas ficam inibidas de perguntar e tentar se informar com você sobre o autismo.

Siga firme que seu trabalho dará frutos. E pelo menos muitas mais pessoas aprenderam bastante com esse episódio.

wolgono
Автор

Tenho até dificuldade para encontrar palavras para expressar minha admiração por vc. A cada vídeo me surpreende mais tamanha lucidez e sensatez, tão raras atualmente. Sou psicóloga, doutora em Educação Especial e posso afirmar que no meio acadêmico e profissional há poucos com tanta clareza sobre tudo que vc apresenta de conteúdo no canal. Além da fundamentação de sempre e obviamente, da vivência na pele, a forma como vc se posiciona, mas sempre considera os diferentes ângulos das questões, respeita possíveis perspectivas diferentes da sua é admirável!Parabéns e grata.

camilamugnai
Автор

Eu assisti ontem gostei MT vc é MT inteligente, obrigado por explicar um pouco mais!

vivimodas
Автор

Eu gosto muito que voce divide o conteúdo do seu vídeo em distintas partes, facilita muito saber do que você vai tratar no vídeo

patealeixo
Автор

Você fala tão bem que meu sonho é ver sua Redação do vestibular

lidia
Автор

Ganhou um inscrito!!! O problema de toda militância/ativismo é justamente ficar indo atrás de atacar ao invés de conscientizar.... Isso só fomenta mais preconceito... Ainda mais quando não se leva em conta o contexto... Um stories com uma expressão (que inadequada ou não, faz parte do vocabulário popular ainda) utilizada claramente sem a menor intenção de ofender ninguém não deveria tomar tais proporções... O nível a que se chegaram os ataques ao Leo, que nem foi o autor do comentário, foram realmente assustadores...

gabrielgherman
Автор

Querido Willian, não perca seu foco! Você é muito importante para as pessoas da comunidade do TEA, e à nós, profissionais de saúde.
Você é uma importante referência em minha prática clínica. Gera muita esperança às famílias que descobrem através de vc, que a vida vale ser vivida.
Sigamos em paz!!!
Parabéns pela sua missão!

Ana-qyzg
Автор

Não assisti a entrevista, mas Parabéns por mais esse vídeo, Willian! Adorei!

denisribeirolima
Автор

Sim Will, concordo com as suas reflexões! A comunicação sempre deve ser pautada pelo respeito mesmo que as idéias sejam divergentes. Para alcançar o objetivo da comunidade que é o reconhecimento do espectro, das deficiências, dos mecanismos de ajuda, intervenções e garantias de direitos é imprescindível que o diálogo seja respeitoso.
Ao apresentar os aspectos que desencadearam esse conflito você contribui para esclarecer, pontuar as responsabilidades das partes e ensinar como se deve fazer ativismo sem violência.
Parabéns!

aana.
Автор

É muito prazeroso te ouvir falar, fico maratonando seus vídeos e ñ tenho ninguém na minha família diagnosticado com autismo, mas me interesso cada vez mais por esse assunto

historiasdabiblia-sophiame
Автор

Sua forma de se expressar é muito boa e o video no geral, foi muito esclarecedor. Parabéns, pelo por esse vídeo e pela entrevista no "The noite", na qual foi bastante informativa, já que eu não sabia quase nada sobre o autismo.

panokudasuamay
Автор

Tão bom ouvir alguém esclarecido e com experiência no assunto!

fabianowernner
Автор

Apesar de vc ser jovem, vc têm muita maturidade pra entender e se pronunciar sobre as coisas 👏👏 estou na torcida pelos seus projetos e pela comunidade toda🙏🏻❤️

lavandaflor
Автор

Concordo total com vc. Talvez o ativismo em si é a questão, pois acaba polarizando. O objetivo é exatamente o contrário, a inclusão. Percebo em outros âmbitos a mesma situação.

mscriafilmes