O que é inflaçao? Quais os tipos de inflação?

preview_player
Показать описание
Aprenda a trabalhar em casa com o mercado de afiliados, divulgando aqui na internet produtos físicos e digitais, apenas tendo um computador, um celular – e o melhor disso tudo, é ter a possibilidade de trabalhar em casa.

O que é inflação?

A inflação é basicamente o aumento geral dos preços para o consumidor em um determinado período de tempo, com isso ela acarreta na diminuição do poder de compra da população, por desvalorizar o dinheiro.
Exemplo: Você tem uma nota de 100 reais na carteira, e depois de 1 ano essa mesma nota terá o seu valor reduzido pela inflação.
Ou seja: é preciso de mais dinheiro para comprar os mesmos produtos.

Não é porque subiu o preço de apenas um único produto, ele está inflacionado.

Exemplo: Se a banana subiu, e os demais frutas não subiram, isso dificilmente será uma inflação. Neste caso, pode ser uma dificuldade naquele período para produzir a banana, uma praga na lavoura.

Se caso muitas frutas subirem de preço em determinado período, é bem provável que haja inflação, por exemplo, por causa de uma alta demanda dos consumidores pelas frutas, ou mesmo pela alta do preço dos combustíveis, cujo transporte ficou mais caro.

Quais os tipos de inflação?

Inflação de demanda

Quando as pessoas estão comprando muito um determinado produto ou serviço e a oferta que uma empresa, ou várias empresas fazem não conseguem atender os consumidores.

Um exemplo do momento é a demanda crescente pelo álcool gel por causa do corona vírus

Assim, com maior demanda dos consumidores, o preço do álcool gel irá subir por causa de sua baixa oferta no mercado.

O álcool gel vai ficar mais escasso e mais caro.

Inflação de custos

Exemplo:

Um carro para ser fabricado necessita de uma série de itens, um desses itens é o pneu que necessita da borracha para ser fabricado.

Se o produtor está com dificuldade na extração de látex para produzir a borracha, logo o preço da alta dos pneus será incorporado ao carro, é claro ficando mais caro o carro ao consumidor.

Inflação inercial

A inflação inercial decorre da inflação do período passado, acumulativa, por exemplo da inflação dos meses no decorrer do ano que irá trazer uma média da inflação anual.

Por exemplo: reajustes anuais de mensalidades de faculdade, de planos de saúde, ou mesmo o salário do trabalhador têm um aumento devido ao acúmulo anual da inflação.

Ou seja a inflação acumulada anualmente, vai gerar o aumento de salário da população, com isso, o Banco Central necessita de mais impressões de dinheiro para circulação, e assim é gerado mais inflação, porque as pessoas têm mais dinheiro para consumir.

A inflação do passado gera a inflação do futuro, é um processo que se retroalimenta.

Inflação Estrutural

Acontece quando os custos para se produzir um produto ou serviço ficam mais caro para o consumidor.

Exemplo: A infraestrutura que encarece o transporte de mercadorias, pois as estradas do Brasil são cheias de buracos, ou mesmo sem asfalto.
Outro exemplo é o preço do combustível, com altos impostos e sempre com preços elevados.

A inflação estrutural é a somatória desses problemas que acarreta maior custo para o consumidor.

E com maior demanda pela população, mas havendo a dificuldade para produzir, a inflação sobe e encarece o produto para o consumidor – pois a demanda é maior que a oferta.

Compartilhe este vídeo:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Aprecio muito o seu canal, pois é de enorme ajuda e importância, tendo em vista quão precária é a educação do nosso país. Obrigada pela iniciativa!

gabriellasbrugnera
Автор

A inflação brasileira se enquadraria na de custos, certo? O que aconteceria se a taxa básica de juros fosse reduzida, assim como ocorreu no plano cruzado? Nesse caso, a inflação reduziria e a economia se aqueceria? Por que o governo não faz isso ?

eae_rudeus