Inflação: O que é? Quais causas e consequências? Qual visão de Mises?

preview_player
Показать описание
INSCREVA-SE NO CANAL

Um resumos sobre inflação, baseado na obra de diversos autores da escola austríaca, dentre os quais, Ludwig Von Mises.
A teoria de que o dinheiro é um produto foi exposta por Murray Rothbard em sua obra "O que o governo fez com o nosso dinheiro".
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Foi um dos melhores vídeos sobre inflação que assisti.

Vou pontuar algumas coisas só para esclarecer, aos que assistem, a respeito da emissão de mais moedas.
Emissão de mais moedas, ou impressão de mais dinheiro, é comum quando há inflação e/ou expansão da economia. País que é sério só emite mais por estas duas causas. Qualquer outra justificativa de mais emissão de moeda caracteriza fraude ou calote.

Com relação às causas da inflação, tudo aquilo que altera na razão "demanda/oferta" de produtos causa inflação(ou deflação).
Algumas causas importantes deste desequilíbrio:
- Aumento do dollar: inflação - diminuição da oferta de produtos externos e internos
- Recuo da produtividade: inflação - diminuição de produtos no mercado
- Pessimismo de mercado: inflação - retração de investimentos em produção e diminuição de produtos no mercado
- Aumento dos juros: deflação - Diminuição da demanda (Esta medida acho que é a mais cruel para conter a inflação). Os juros da dívida pública deveriam ser aplicados pelo o que o mercado é atraído, para que o estado consegua cumprir com as dívidas anteriores (rolagem da dívida) + déficit (se houver). O ideal é que esta taxa fique o mais próximo de 0% (juros real).
- Problemas climáticos: inflação - desabastecimento de mercadorias alimentícias, diminuindo a oferta.

No fim do vídeo, citando a Venezuela, não acho que a maior causa da inflação foi a expansão da oferta monetária, mas sim o desabastecimento por completo de produtos. A Venezuela que já não produzia nada de mercadorias, também não conseguiu importar nada devido as sanções impostas a ela. Obviamente, o governo emite mais moeda quando há inflação, o que é normal, e junto com mais desabastecimento, gera mais inflação. Esta é a causa.
Com este aprendizado, podemos também raciocinar para o Brasil nas discussões de soberania ou liberdade econômica. Obviamente, nenhum dos dois devem ser defendidos fanaticamente. Ambos tem importâncias que devem ser compreendidos. No caso do Brasil, é extremamente perigoso ficarmos dependentes do trigo, produtos farmacêuticos e tecnologia e atrelar o valor externo do petróleo ao nosso. Somente com políticas públicas de soberania do estado que conseguiremos ficar mais independentes e menos vulneráveis a imposições externas. Mas também podemos conciliar esta soberania com práticas mais liberais de mercado.

Está de parabéns pelo vídeo.

renatomaia