O Paradoxo de Epicuro

preview_player
Показать описание
O PARADOXO DE EPICURO - O PROBLEMA DO MAL

Deus é onipotente? Deus é onibenevolente ou é mau? Por que o mal existe? Ou melhor: o mal existe? Perguntas interessantes, pertinentes e justamente elas é que estão em foco no paradoxo de Epicuro.

O que é o paradoxo de Epicuro?

O paradoxo de Epicuro é um dilema, atribuído ao filósofo de mesmo nome, que argumenta contra a existência de um Deus que seja ao mesmo tempo onisciente, onipotente e onibenevolente, uma vez admitido a existência do mal. Vale frisar que este paradoxo não é um argumento contra a existência de Deus e sim contra uma natureza toda poderosa e ao mesmo tempo bondosa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Iniciando sua carreira com Animais Silvestres

Manual de Escatologia

Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente - 3° edição

Melhore seu Português em Dez Lições

O Sistema Solar Para Pequeninos (e-Book)

Curso de BIOLOGIA MARINHA!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O paradoxo de Epicuro é a razão pela qual eu abracei o agnosticismo. Antes, eu era agnóstico apenas porque sabia que não era possível provar a existência do Deus cristão. Afinal de contas, o metodo científico não consegue provar que algo não existe, já que necessita de provas, algo paradoxal, já que para algo ou alguém deixar provas, precisa necessariamente existir, mas também não temos provas cabais de sua existência, então fica uma questão em aberto totalmente depende da crença e não da certeza.

Mas, com o passar do tempo, percebi que o paradoxo de Epicuro nos mostra que a existência (ou não) de Deus é irrelevante.

Vamos lá, se Deus é onisciente e onipresente, então ele é omisso, pois ele sabe de todo mal que ocorre (mal esse que o Deus bíblico tecnicamente condena, então o argumento de que Deus não tem os mesmos valores morais que o homem não bate) e não utiliza seu poder para evita-lo. Porque eu adoraria tal ser? É um exercício patético, onde você se humilha na esperança que ele decida dar a você o que ele nunca deu aos outros.

Se ele é onipotente e benevolente, isso significa que ele não pode evitar que o mal aconteça, pois ele não sabe que o mesmo ocorrerá, mas ele pode evitar a continuação do sofrimento se intervir. Ou seja, novamente ele é omisso, seria algo semelhante a você denunciar alguém que fez algum mal a polícia, e a mesma se recusar a intervir de qualquer maneira. Nesse caso, seria ainda pior, porque partiriamos do princípio que Deus seria onipresente e portanto, seria capaz de perceber o mal em todos lugares quando o mesmo se manifestasse, algo que a polícia não é capaz. Novamente, volto a pergunta: Porque deveria adorar um ser omisso? Deveríamos bater palmas para um pai que ignora o seu filho e não se preocupa com os perigos que o cercam?

E por fim, se Deus fosse benevolente e onisciente, mas não é onipotente, como o mesmo criou o Universo e todas as outras coisas? Como um ser pode ser capaz de criar tudo o que conhecemos, mas não é capaz de mudar coisas infinitamente menores? Perdeu seus poderes? Adormeceu eternamente? Morreu? Foi embora? Novamente decidiu ser omisso?

Não sei se foi possível compreender meu ponto. Mas, sinceramente, tudo me aponta pra ideia de que Deus, se o mesmo existir, não se importa. Somos um experimento, criados por causa do tédio. Portanto, não tenho motivos para adorar Deus independente da sua existência, porque ele não tem influência na minha vida. Se Deus existir e quiser me punir no pós-vida, que se sinta a vontade, mas que não seja desonesto e peça adoração sem merecimento. Rezar por medo não é adoração, é coação.

diewott
Автор

O livre arbítrio em si é um paradoxo. A pessoa que escolhe fazer o mal e por isso mata a outra, onde fica o livre arbítrio da pessoa que morreu? Por que respeitar apenas o livre arbítrio de quem faz o mal? E nós temos mesmo direito de escolha? Quando vcs decidiram sua família, nacionalidade e gênero? E se para as coisas que “podemos” escolher as opções são: faça o que dizem que eu quero ou vão para o inferno. Isso é mesmo liberdade de escolha?

rooliveira
Автор

É o livre arbítrio, cada um escolhe o caminho do bem ou do mal...

CompositorSert
Автор

O mal não é a ausência do bem. Bem e mal são abstrações humanas e não forças que podem ser objetivamente a medidas. As definições de bem e mal são subjetivas, mas eu gosto de definir mal como sofrimento causado intencionalmente a outrem em um contexto onde esse sofrimento não precisaria ter sido causado. E quem praticou esse ato pode ser considerado uma pessoa má. Mas ainda sim continua sendo subjetivo pois ainda é necessário julgar se o ato de causar sofrimento foi ou não necessário.

arthurlelis
Автор

Deus existe, Deus n é mal, Deus é justo. Tudo é permitido, mas nem tudo nos convém.

Forro_de_vaquejada_song
Автор

As vezes eu penso que somo peças de um jogo, sorte e ou azar..

elinamariano
Автор

Vivemos no mundo da dualidade, D'us está na unidade. É preciso ascender para unidade. A Septuaginta foi escrita por homens. Precisamos encontrar a verdadeira palavra de D'us e decodifica-la, essa é a escolha.
Namastê 🌻🙏

maristelaluz
Автор

mal não existe. Mal é uma perspectiva de um observador sobre uma situação. Isso quer dizer que bem e mal depende de ponto de vista, um exemplo quando matamos porcos para comer somos maus? Para os porcos sim

guilherme-ribb
Автор

Não é uma boa ideia ler sobre paradoxo de Epicuro antes de dormir.

joaolucasdefreitas
Автор

Eu acho esse conceito muito interessante, e muito "discutível" pois é muito intigante.

abegilryadapaulacunha
Автор

O q é o bem? Se fazermos bem a uma pessoa poderemos estar fazendo o mal ou a ela mesma ou a outra pessoa

PiCA_PAU_BiRUTA-l
Автор

Nem tem lógica dizer que Deus é tudo isso. Ele pode ser só um ser que criou um universo enquanto tava no tédio.

nissi
Автор

Interessante que as pessoas que não acredita em Deus, acreditam na ciência e quem criou a ciência??
acreditam na lei da física, é tudo tão perfeito e funciona de forma tão harmonica que não há como não acreditar.
Na bíblia que foi escrita a milhares de anos tem resposta para tudo, lá está escrito que Deus criou universo com sua voz e que o mesmo o sustenta pelo poder da sua palavra.
Se o mal existe é porque existe o bem só no livro de Coríntios o apóstolo Paulo fala justamente sobre isso, o bem e o mal são resultado das nossas ações. (física ) cada ação tem uma reação, a Bíblia é espiritual, mas também é cheia de significado natural com leis morais, e isso é o que muitos não conseguem entender, não dá pra explicar Deus, ele não pode ser colocado em uma caixinha sua sabedoria é infinita, eu prefiro acreditar em um Deus que é Espírito e criador de todas as coisas, do que numa explosão(big bang) capaz de criar coisas tão lindas como a natureza a vida... Quantas explosões criaram coisas boas? as que já vi só geraram destruição. Mas enfim cada um acredita como quer, essa é a minha visão do bem e do mal são o fruto das nossas escolhas desde a criação do mundo, Deus nos deu um livre arbítrio se ele controlasse nossas ações deixaria de ser livre arbítrio.
Deus é poderoso, misericordioso e bom se você quiser conhecer mais sobre o caráter de Deus leia a Bíblia, mas leia desarmado, o famoso escritor Augusto cury leu a Bíblia para provar que Jesus era uma "farça "e acabou sendo convencido da veracidade da sua existência e poder.

paulasiqueira
Автор

Para o bem existir, tem que existir o mal, e para o mal existir, tem q existir o bem!!!
Como as duas faces d uma moeda!!!
As escolhas q cada um faz, eventualmente levam ao mal ou ao bem, sem estarmos completamente cientes dos resultados d cada uma das "escolhas"!!!
Talvez Deus exista, mas não da forma q pensamos!!!

pauloborges
Автор

Eu já nasci sem pedir, sem escolher. Então livre-arbítrio não existe, neste caso. Então, se Deus existe, é onipotente e bondoso, então poderia criar um mundo sem maldade. Mas esse Deus não existe em nosso mundo. Todos os deuses criados pela mente humana, como o Deus da Bíblia, Alcorão, etc., parecem humanos com poderes.

KING_FLOCH...
Автор

O frio é a ausência de calor

A escuridão é a ausência de luz

Mas será mesmo que o mal é a ausência do bem?

Um planeta sem o Sol congelaria, provando que o frio é a ausência de calor✓

Se um lugar não tem contato com a luz, ele é totalmente escuro, provando que a escuridão é a ausência da luz.✓

Se eu não faço o bem, eu sou mau, provando que o mal é a ausência do bem [errado]

Se eu escolher não fazer o bem, eu ainda não sou considerado do mal, pois pra mim ser considerado uma pessoa ruim, eu ainda teria que praticar algum ato imoral, mostrando que o mal não é ausência do bem já que eu posso escolher não praticar o bem sem praticar o mal.
Não se convenceu?
Vamos lá:
Imagine uma situação hipotética onde você está dentro de um quarto, mas você não sai dele por escolha sua, sua mãe ou qualquer outra pessoa é que sai para comprar alimento.
Logo você percebe que:
Ou seu quarto é frio ou é quente, não da pra ser nenhum dos dois.
Ou seu quarto é escuro ou é iluminado, também não dá para ser nenhum dos dois.

Bom, se você nunca saiu do quarto, isso quer dizer que você não é bom nem ruim, poi você nunca fez algo errado para ser mau, nem fez alguma coisa boa para ser bom, ou seja você seria neutro, o que seria impossível se o mal fosse a ausência do bem.
Outro questionamento sobre o vídeo: você só explicou o mal social que é causado por um humano a outro humano ou qualquer ser vivo, mas não explicou o mal natural.
O que furacões, terremotos, tsunamis, fome, doenças, pessoas nascendo faltando membros e acidentes teriam haver com o livre arbítrio?
Será que Deus sabe que essas pessoas estão sofrendo?
Ele pode ajudar essas pessoas?
Ele é bom?

E aí a gente cai no paradoxo de novo.

Mas lembrando que tudo isso é apenas um ponto de vista, agradeço se responder

leoneljunio
Автор

Se não houvesse a opção de escolha do mal, como você se classificaria ou classificaria outrem como bom? O mal existe pelo simples fato de o Criador colocar nas nossas mãos o poder de escolha e não sermos robôs. O Criador YHWH não quer marionetes, e sim indivíduos que o amem e desejam fazer o bem, em ser o bem, sem o mal isso seria impossível discernir.

anderson.rgomes
Автор

Deus é simplesmente as entrelinhas da vida, ele existe e fala com a gente. Ele não é nada do que vcs pensam, ele apenas é

LucianoRoots-gd
Автор

Se é um Deus poderoso, haveria de prova e ele mesmo onde está..e de onde veio.Lendas fábulas encantam mentes primitivas...no passado.hoje apenas alegram as crianças e fazem bem.

sergiopampas
Автор

Eu nem penso pq minha mente buga e dói com a expansão dela gostei desse paradoxo

beatrizgutierres